Quantas vezes você leu alguma matéria dizendo o quanto é importante beber água? Milhares de vezes, né? Mas você sabe por que?

Para você ter uma ideia, é possível que o ser humano sobreviva semanas sem comida, mas é praticamente impossível passar mais de alguns dias sem água. Mais especificamente de 4 a 7 dias, dependendo das suas condições de saúde.

Sem água, o organismo não consegue regular a temperatura corporal, transportar nutrientes, realizar os processos digestivos, respiratórios e nem eliminar substâncias tóxicas ou que não serão mais utilizadas pelo corpo.

E por falar em eliminação, é bom lembrar que diariamente nosso corpo perde em torno de 2 a 2,5 litros de água através da urina, suor, etc – em dias quentes, esta quantidade pode dobrar!

Então preste atenção no seu consumo diário de água. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, deve-se tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia.O que representa 6 a 8 copos.

Apesar dessa recomendação, a quantidade de água a ser consumida pode variar de indivíduo para indivíduo, e com a temperatura do ambiente.

Deve-se tomar cuidado redobrado com a hidratação em climas muito quentes e secos, ou durante a prática de exercícios físicos. Gestantes e idosos também precisam de uma ingestão maior de água.

Aqui vão algumas dicas pra te ajudar nesta tarefa:

  • Crie o hábito de ter sempre uma garrafinha de água a mão. Pode ser um copo, caneca, squeeze, o que preferir. Existem modelos super divertidos, como as garrafas de água lindonas ao lado.
  • Falando em hábito, busque formas de incorporar a água na sua rotina, como por exemplo: ao acordar, sempre que tomar uma xícara de café ao longo do dia, quando for ao banheiro, ou a cada hora, por que não?
  • Teste saborizar a água com frutas em rodelas, temperos, como o alecrim ou hortelã e chás. Desde que sem açúcar, é claro.
  • Alguns aplicativos podem te ajudar com lembretes ao longo do dia, como: Beba água, Saldo de água, Tempo de beber água e muitos outros.

Não deixe a sede chegar para se hidratar e preste atenção aos sinais de desidratação, como: fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

Siga estas dicas e se cuide! < 3
 
 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.