As temperaturas mais baixas da estação pedem aquele dia de preguiça. E se der pra ficar debaixo das cobertas maratonando uma boa série e ainda aprender algo para o seu desenvolvimento pessoal, melhor ainda!

Então para unir o útil ao agradável, o Blog da Alelo preparou uma lista de filmes e documentários que podem te ajudar a melhorar a sua gestão e, consequentemente, a cultura organizacional da sua empresa.

Prepara a pipoca e vem conferir!

Tony Robbins – Eu Não Sou Seu Guru

Neste documentário, o diretor Joe Berlinger traçou o perfil de Tony Robbins, um famoso palestrante motivacional, empresário e coach, considerado fonte de inspiração de grandes líderes mundialmente conhecidos. Seu seminário “Date With Destiny”, em Boca Raton, Flórida, reúne mais de duas mil e quinhentas pessoas todo ano. Fãs incondicionais das suas técnicas de coaching nada ortodoxas.

O que ele ensina: Eu Não Sou Seu Guru mostra a importância de acreditar no potencial de cada pessoa.

Hank: cinco anos depois do colapso

Em Hank: cinco anos depois do colapso, o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, conta como foi a condução da crise econômica de 2008, com a negociação com os bancos, a relação com o Congresso, e tudo o que foi necessário para conseguir os resgates financeiros para evitar o colapso do país.

O que ele ensina: O documentário mostra como é preciso agir rápido e de maneira assertiva para gerenciamento de crises.

Happy

Cena do documentário Happy que mostra a importância da felicidade e contribui para o seu desenvolvimento pessoal
Cena do documentário Happy – Divulgação

Em Happy, Roko Belic passa por vários lugares do mundo, visitando as mais diversas culturas, para tentar compreender a felicidade genuína.

O que ele ensina: Happy convida à reflexão sobre qual o significa da felicidade.

Amor sem escalas

O filme Amor sem Escalas pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal
Cena do filme Amor sem Escalas – Divulgação

Neste filme, Ryan Bingham (George Clooney) tem a função de demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele se torna uma pessoa fria. Até que um dia, seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência em que as pessoas poderão ser demitidas à distância. Esse sistema, caso implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então, a tentar convencê-la da importância da presença.

O que ele ensina: Amor sem escalas ressalta que as pessoas são as principais “peças” em qualquer empresa.

O homem que mudou o jogo

O Homem que Mudou o Jogo é baseado em fatos reais e conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que ele ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

O que ele ensina: o filme mostra a importância de se trabalhar com inteligência de dados para atingir objetivos.

Como enlouquecer seu chefe

Peter Gibbons (Ron Livingston) é um programador que não gosta do seu trabalho na Initech, uma empresa mal administrada e com funcionários desmotivados. Após uma sessão de hipnose, seu comportamento muda, e ele passa a não cumprir horários e nem a fazer nada daquilo que lhe foi determinado. Porém, quanto mais ele se rebela, mais é elogiado e até promovido, enquanto várias pessoas são demitidas.

O que ele ensina: o filme mostra o quão importante é a qualidade de vida no ambiente de trabalho e os efeitos da má gestão na moral dos colaboradores.

O discurso do rei

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Esse é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Até que sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta com um método pouco convencional, que o ajudará a cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

O que ele ensina: O discurso do rei mostra que aceitar ajuda não é sinal de fraqueza e saber trabalhar em equipe é muito importante para ter sucesso.

Invictus

Quando eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência de que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido em decorrência do apartheid. Por isso, Mandela resolveu usar a Copa do Mundo de Rugby, pela primeira vez realizada no país, para unir a população.

O que ele ensina: Invictus mostra a importância do papel do líder em encontrar objetivos em comum e engajar pessoas.

O Diabo Veste Prada

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista, autoritária e exigente. Logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

O que ele ensina: O filme mostra que o emprego dos sonhos às vezes pode se tornar um pesadelo quando a competitividade e excesso de trabalho interferem na qualidade de vida.

Os Estagiários

Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios. Eles são pegos de surpresa quando seu chefe (John Goodman) fecha a empresa. Com problemas financeiros, eles conseguem a inscrição em uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem terem a garantia de que serão contratados, eles partem para a sede da empresa e lá precisam lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores.

O que ele ensina:Os Estagiários” mostra como o trabalho em equipe e a diversidade podem trazer ótimos resultados.

Bora se inspirar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.