A insegurança alimentar apresentou uma redução de 30% em 2023, segundo um relatório divulgado pelo Instituto Fome Zero. Apesar disso, milhões de brasileiros ainda enfrentam dificuldades com a falta de alimentos. 

Em paralelo a isso, o Brasil vive uma situação triste, tendo figurado nos últimos anos entre os países que mais desperdiçam comida no mundo. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente pelo mundo. O Brasil está entre os 10 países que mais causam desperdício. 

Uma das medidas para reduzir esse índice é o aproveitamento integral dos alimentos. Essa estratégia consiste em utilizar completamente um alimento, incluindo as partes não convencionais como: folhas, sementes e cascas. 

Além de diminuir o desperdício, essa ação traz mais economia para o seu bolso. Você também pode se surpreender como partes desses alimentos podem tornar a refeição ainda mais saborosa

Quer saber mais? A gente te conta. 

Alimentos que podem ser utilizados integralmente

Alguns exemplos de alimentos que podem ser utilizados de maneira integral são: 

  • Folhas de cenoura, beterraba, nabo e abóbora;
  • Cascas de batata, banana, tangerina, maçã e abacaxi; 
  • Talos de couve-flor, brócolis e beterraba; 
  • Entrecascas de melancia e maracujá; 
  • Sementes de abóbora, melão e jaca. 

Vale ressaltar que os restos de alimentos podem ser utilizados de outras formas, indo além da alimentação.

Um exemplo é a compostagem, na qual você pode transformar os restos em um composto orgânico rico em nutrientes para ser utilizado como adubo caso tenha uma horta caseira. 

Benefícios do uso integral dos alimentos 

Como já citamos, um dos principais benefícios do uso integral dos alimentos é a redução do desperdício, mas eles vão muito além disso. Você sabia que as partes descartadas dos alimentos, como as cascas, podem ser mais ricas em nutrientes que as partes consumidas habitualmente? 

A casca de abóbora, por exemplo, é rica em antioxidante, fibras e possui um valor nutricional maior do que a própria polpa. 

A utilização de outras partes dos alimentos também permite ter um cardápio variado. Alguns alimentos, se bem aproveitados, podem fornecer até cinco preparações diferentes em uma única tacada.

Além de você ter a oportunidade de conhecer novas combinações saborosas, consegue economizar no gasto com alimentos. 

E nem é preciso entrar no mérito sobre a porcentagem de pessoas que estão em insegurança alimentar no Brasil. Você já parou para pensar quantas cascas de banana ou abóbora vão para o lixo semanalmente na sua casa? É algo para se refletir. 

Como reaproveitar os alimentos? 

Cozinhar pode ser considerada uma forma de arte e assim como na composição de uma obra, existem várias combinações possíveis para se alcançar o resultado desejado. 

As sementes, por exemplo, podem ser utilizadas como petiscos ou para compor granolas. Folhas e talos de couve-flor podem ser preparados salteados ou em sopas. Já as de cenoura são ricas em vitamina A. 

Você pode preparar sucos com cascas de abacaxi e goiaba simplesmente batendo com água no liquidificador. As cascas de batata podem servir para o preparo de chips e até cremes. 

Os talos de agrião são ricos em vitamina C, que é importante para aumentar a imunidade do corpo. Por isso, ao invés de jogar fora, tente refogar os talos com tempero e ovos batidos. 

Receitas 

O programa Mesa Brasil do Sesc elaborou uma cartilha com algumas dicas que valem a pena serem conferidas. Agora que você sabe como é importante a utilização integral dos alimentos, venha conferir duas dicas deliciosas para preparar na sua casa. 

Bom apetite! 

Bife de casca de banana

Ingredientes:

  • Cascas de 6 bananas maduras;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 xícara de farinha de rosca;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

Higienize as cascas das bananas e depois lave em água corrente. Corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque numa vasilha junto com o sal. Coloque as cascas das bananas nessa mistura. 

Bata os ovos como se fosse omelete. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem. Frite as cascas em óleo bem quente. Deixe dourar dos dois lados e depois sirva quente. 

Bolo de casca de abacaxi

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 xícaras (chá) de caldo de casca de abacaxi;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar.

Modo de Preparo

Para obter o caldo de casca do abacaxi, retire as cascas de um abacaxi e ferva com 4 xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos. Reserve. Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer. 

Acrescente o fermento e uma xícara de caldo de casca de abacaxi. Misture bem e asse em forma untada e forno moderado. Depois de assado, vire em um prato e, ainda quente, fure com um garfo. Jogue sobre ele o restante do caldo de casca do abacaxi com 1 colher (sopa) de açúcar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.