Basta dar um espirro para você já escutar alguém dizendo que a vitamina C é ótima para combater o resfriado. Mas será que isso realmente faz algum sentido? E se realmente fizer, em quais alimentos é possível encontrar vitamina C, além da laranja?

Antes de responder a todas essas perguntas, é importante que você saiba o que é de fato esta vitamina e qual sua função no nosso corpo. A seguir explicamos  mais sobre isso!

O que é vitamina C e qual sua função?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, não é produzida naturalmente pelo nosso corpo e nem pode ser armazenada no nosso organismo. Por isso é necessário garantir a sua ingestão diariamente. Dentre diversas funções vitais para o nosso corpo, a vitamina C age como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, que são espécies formadas naturalmente no nosso corpo e que podem causar danos e envelhecimento à células sadias.

Em quais alimentos posso encontrá-la?

Uma das frutas que levaram a fama de ter alto teor de vitamina C é a laranja (1 unidade média apresenta aproximadamente 97 mg de vitamina C). No entanto, existem diversas outras frutas que apresentam valores iguais ou até superiores e, justamente por isso, o melhor mesmo é sempre variar. Limão, tangerina, goiaba, acerola, abacaxi, kiwi e morango são alguns exemplos.

E quanto devo ingerir?

A recomendação de ingestão diária de vitamina C varia de homem para mulher. Para os homens adultos, a recomendação é de 90 mg/dia. Para mulheres adultas, 75 mg/dia. Mas, se a pessoa for fumante, por exemplo, a quantidade de ingestão deve ser maior. Para  ter uma ideia, se você tomar um copo pequeno (165 ml) de suco de laranja ou comer uma unidade de acerola, já é possível conseguir mais de 100 mg de vitamina C. Viu como não é difícil?

Vitamina C previne gripes e resfriados?

Essa história começou quando um cientista chamado Linus Pauling disse que megas doses de vitamina C combateriam gripes e resfriados. Hoje em dia sabemos que isto não é verdade e que, inclusive, doses muito acima do recomendado podem ser prejudiciais à saúde.

Ao ingerir diariamente a quantidade recomendada de vitamina C, o sistema imunológico é preservado, podendo reduzir os sintomas e a duração de gripes e resfriados, se os tiver. Vale lembrar que não é apenas a vitamina C que é responsável pela manutenção do organismo saudável, e sim uma alimentação equilibrada, que contemple todos os nutrientes.

Existe alguma diferença entre consumir vitamina C nos alimentos e em forma de suplementos?

Ainda que o aproveitamento da vitamina C obtida pelo alimento e pelo suplemento seja o mesmo, optar por ingerir alimentos é sempre a melhor opção. Além de muito mais saboroso, cerca de 90% da vitamina C está presente em frutas e outros vegetais, o que também permite conseguir outros nutrientes, como fibras, minerais e outras vitaminas.

Precisamos lembrar também que alguns destes suplementos podem conter quantidades de vitaminas muito acima do recomendado, o que pode ser até maléfico à saúde. Outro problema dos suplementos é o uso indiscriminado.

É muito comum encontrar pessoas que usam a suplementação sem prescrição de um profissional de saúde, acreditando que estejam fazendo bem para si mesmo e/ou para seus filhos. Nunca use suplementos por conta própria e lembre-se que qualquer suplementação deve ser avaliada e orientada por um profissional de saúde habilitado.

Existe alguma relação entre a vitamina C e o ferro?

A vitamina C é capaz de melhorar a absorção do ferro que ingerimos. Por isso, a dica de comer uma fruta rica em vitamina C como sobremesa é ótima para melhorar o aproveitamento do ferro pelo nosso corpo.

Agora veja aqui embaixo a resposta certa e as quantidades de vitamina C presentes nestas frutas. E ai? Acertou?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.