O glúten está na boca do povo e sua fama não é das melhores! Será que ele é mesmo um vilão?

O blog da Alelo separou algumas curiosidades sobre ele. Bora ver?

O que é o glúten?

Glúten é uma proteína que está presente em cereais como cevada, centeio, trigo e malte.

A substância também pode ser encontrada nas aveias, já que, no Brasil, o alimento muitas vezes é plantando e/ou transportado no mesmo local que o trigo, ou passa pelo mesmo maquinário na indústria de alimentos. Nas massas, o glúten é responsável pela maciez, elasticidade e crescimento.

Em quais alimentos posso encontrá-lo?

O glúten está presente em todos os alimentos que contém os cereais mencionados acima e em alimentos que os possuem como ingredientes.

Pães, bolos, biscoitos, macarrão, pizzas e cervejas são alguns representantes. Porém, hoje em dia já existem alternativas destes alimentos sem glúten, destinados à pessoas que realmente necessitam dessa restrição.

No Brasil é obrigatório apresentar a informação “contém glúten” ou “não contém glúten” no rótulo dos alimentos industrializados, o que facilita a identificação.

Glúten faz mal à saúde?

Glúten faz mal para quem tem doença celíaca ou alguma intolerância ao glúten.

Para as pessoas que querem retirar o glúten por modismo, sem um motivo de saúde, é bom saber que não existe nenhuma comprovação científica de que esta prática possa trazer algum benefício.

E o que é Doença Celíaca?

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten caracterizada por um processo inflamatório nas paredes do intestino, prejudicando o seu funcionamento.

Por consequência, é observada uma má absorção de nutrientes e diversos sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa, como diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso, entre outros.

Como é o tratamento?

O tratamento consiste na exclusão total e definitiva do glúten na alimentação, acabando assim com as lesões no intestino, diminuição dos sintomas e desconfortos gástricos e melhora do estado nutricional.

Como diagnosticar a Doença Celíaca?

Para confirmação se o indivíduo realmente é celíaco, é necessária a realização de diversos exames, como os laboratoriais e biópsia.

Por isso, sob qualquer desconfiança, procure um profissional de saúde antes de retirar o glúten da sua alimentação.

Vale ressaltar que esta doença não ocorre apenas em crianças, podendo se manifestar em qualquer idade.

Tirar o glúten da alimentação emagrece?

Quando o indivíduo decide retirar o glúten de sua alimentação, uma grande quantidade de alimentos passa a não fazer mais parte do seu dia a dia.

Caso estes alimentos sejam retirados da alimentação ou substituídos por alimentos menos calóricos, como frutas, verduras e legumes, a perda de peso é bastante comum.

No entanto, precisamos lembrar que qualquer hábito que reduza a ingestão calórica ou aumente o gasto energético, poderá ter os mesmos resultados sem que haja necessidade de grandes restrições.


Por outro lado, o oposto também é possível! Em alguns casos, ao tirar alimentos com glúten da alimentação, os indivíduos podem querer compensar com outros tipos de alimentos que são ricos em gorduras e açúcares, o que pode acabar culminando com o ganho de peso. 

Por isso, não é uma alimentação com ou sem glúten que irá determinar o emagrecimento ou o ganho de peso, mas sim um estilo de vida saudável que contemple todos os grupos alimentares de maneira equilibrada com associação de prática de atividade física regular.

Continue navegando pelo site da Alelo para mais informações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.