Durante todo o mês de fevereiro, que é lotaaaado de festas, é preciso se alimentar bem e manter a hidratação do organismo para aguentar a maratona de blocos. Afinal, nem todo mundo tem o pique de Veveta e Léo Santana, né?
Por isso, separamos algumas dicas de como manter o corpitcho saudável.
O que levar para comer no bloco de Carnaval?
A nutricionista Renée Rodrigues orienta que para uma diversão completa nos blocos de Carnaval, a preparação começa antes da folia. As grandes refeições como almoço e jantar, por exemplo, devem ser leves e equilibradas.
A profissional orienta que as refeições devem conter:
Carboidratos, pois são fonte de energia para o organismo. Nessa categoria entram:
- pão
- arroz
- macarrão
- batata
- mandioca
Também devem conter proteínas. Entre elas:
- carnes
- leite
- ovos
- feijão
Por fim, as vitaminas e minerais que estão presentes em:
- frutas
- verduras
- legumes
- castanhas
Pera, uva, maçã ou salada mista?
Chegou a hora da folia! Uhuuu…você vai passar muitas horas de pé, na rua, naquela muvuca que a gente sabe que você gosta muito!
Para não ficar com o estômago roncando, se sentir fraco(a) e acabar espantando o seu mozão de Carnaval, a nutricionista dá dicas do que levar para o bloco.
As frutas são uma ótima opção! E é aqui que entra a pera, a uva, a maçã, a banana, a tangerina. Mas cuidado com a salada mista, ou melhor, a salada de fruta. Ela não é uma boa, pois pode estragar fácil.
“Um potinho com cenoura, pepino e tomatinho-cereja também pode ser consumido tranquilamente”, alerta a profissional.
Quer algo mais crocante? As castanhas como castanha-do-pará, castanha-de-caju, baru, nozes, amêndoas, amendoim são uma excelente opção.
Mas se você quer algo mais “docinho”, as frutas secas como uva-passa, banana-passa, damasco e tâmaras são ótimos para repor a energia e de fácil manuseio, diz Renée.
Bora hidratar?
Frutas têm água e ajudam a manter o corpo hidratado. Mas bora beber alguma coisa?
A primeira opção é beber água. “Água, muita água, principalmente para aqueles que querem consumir bebidas alcoólicas. É importante intercalar uma dose de bebida com uma dose de água”, diz a nutricionista.
Mas se você acha água muito sem graça, pega só essa dica mara da nutri.
Água de coco ou chá gelado também são bem-vindos.
Ah! Dê mais atenção para crianças e idosos que podem desidratar com mais facilidade.
Esses alimentos e bebidas podem ser consumidos por todas as idades, desde que não haja alguma contraindicação pessoal como no caso de alergias. “Eles são fontes de energia, de fácil consumo, não estragam em poucas horas e podem auxiliar na hidratação”, fala a nutri.
E como levar isso para o bloquinho?
Renée explica que lancheiras térmicas já estão no cotidiano de muita gente e são ótimas para o armazenamento das frutas e bebidas.
As castanhas e frutas secas são acondicionadas em pequenos saquinhos ou potinhos. Dá pra levar até na pochete.
Vai comprar comida na rua? Muita atenção! Lembre-se de ver se está tudo muito bem embalado, em temperatura adequada e nada, nadinha de comprar algo com maionese e laticínios que precisam ficar refrigerados.
Dê preferência para alimentos quentes, cozidos, assados ou até mesmo fritos (sim, no Carnaval a nutri liberou), pois possuem menor risco de contaminação por micro-organismos.
Ahhh bebê! Agora que você já sabe como curtir a folia bem alimentado(a) e com a hidratação em dia, aproveite o bloco e “manda beijinho pra quem tá filmando”.