“O erro é produto da realização, e a correção do erro é produto da humildade e da inteligência.” A afirmação é do falecido comandante Rolim Amaro, conhecido por seu estilo próprio e marcante de dirigir a companhia aérea TAM (atual LATAM Linhas Aéreas Brasil).
Rolim foi um caso exemplar de homem humilde que soube vencer obstáculos, disse o escritor e jornalista Thales Guaracy, no livro O Sonho Brasileiro — Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua Filosofia de Negócios.
Especialistas são unânimes em afirmar que essa característica é mais que necessária a um bom gestor. Uma pesquisa da consultoria Catalyst, de 2017, mostrou que os líderes humildes são mais produtivos. Realizado com 1,5 mil funcionários de empresas da Austrália, China, Alemanha, Índia, México e Estados Unidos, o estudo observou que chefes de caráter altruísta e propensos a reconhecerem seus erros e a apoiarem o desenvolvimento de sua equipe, reforçam o senso de pertencimento e a vontade de inovar entre as pessoas que gerenciam.
Liderança com humildade é um diferencial
Empresas como o Google já declararam observar esse aspecto com atenção nas novas contratações, por acreditar que a humildade intelectual torna a pessoa capaz de aprender.
Para a consultora e coach Maria Cristina Ortiz de Camargo, um líder com esse perfil sabe entender o que está acontecendo e oferecer ajuda, sem se achar superior, mesmo sendo. “Ele jamais dirá algo como: ‘olha, faz o que eu estou mandando, porque eu sei e você não sabe’. Quem trabalha dentro do contexto da humildade faz perguntas e está aberto a ouvir os outros”, explica Maria Cristina.
Ela cita o ex-presidente americano John F. Kennedy, considerado uma das grandes personalidades do século 20, como uma pessoa que liderava com humildade. “Ele era muito espontâneo e se preocupava em tirar o máximo da equipe, fazendo uma gestão realmente participativa. Para o ser humano, o mais importante é participar. Se você o exclui do processo decisório, ele fica desmotivado”.
Capacidade de autoavaliação
Milton Camargo, partner e diretor do grupo Empreenda, de consultoria empresarial, acredita que quem tem humildade lidera a si mesmo, antes de querer liderar os outros. “Ter humildade é aprender a reconhecer os próprios erros e fraquezas e assim cercar-se de pessoas que o complementem, mitigando possíveis riscos”, diz. Para tanto, é preciso saber ouvir o cliente e filtrar as informações, sem querer ser o dono da verdade, num processo contínuo de aprender, desaprender e reaprender.
Camargo avalia que quem tem essa qualidade, consegue crescer, pessoal ou profissionalmente. “Nos negócios ou na empresa, o reflexo nos resultados vem de forma natural.” Ele conta que ao fazer um trabalho para uma rede de lojas e medir o grau de satisfação do atendimento a cliente, descobriu que a unidade considerada modelo não era tão bem avaliada. Mas havia três lojas no topo do ranking e eles perceberam que elas tinham um fator em comum – os atendentes dessas lojas se davam notas mais baixas do que as fornecidas pelos consumidores. “Com isso, eles buscavam continuamente melhorar, e o cliente ficava cada vez mais satisfeito. Isso é humildade na prática”, destaca o diretor do grupo Empreenda.
Em artigo no site da publicação Harvard Business Review, Daniel Cable, professor de comportamento organizacional na London Business School, na Inglaterra, diz que para fazer a liderança humilde funcionar é preciso ajudar as pessoas a se sentirem importantes, motivadas e energizadas, de modo que possam levar o melhor de si para o trabalho.
Dá para aprender a ser humilde
A boa notícia é que essa é uma qualidade que se adquire, cujo único pré-requisito é justamente estar disposto a aprender. Para tanto, um primeiro passo é se autoconhecer e aceitar suas limitações. Só assim, o líder consegue se aproximar da equipe e ouvir as pessoas, adquirindo uma postura mais empática. Isso facilita também a identificação de potenciais talentos. A seguir, saiba algumas características valiosas a um profissional de excelência.
O que define um bom gestor
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Busca se autoconhecer
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Sabe reconhecer suas fraquezas
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Observa potenciais de cada indivíduo
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Pergunta como pode ajudar os colaboradores
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Está aberto ao diálogo e às conversas do time
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Age com primazia para passar credibilidade e confiança
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Admite erros
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Se comunica bem
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É gentil e atencioso
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Se mostra disposto a aprender com as trocas
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Quer sempre melhorar os processos
E você, quais dessas características de liderança apresenta? Conte aqui pra gente!
Leia também nosso outro post relacionado ao tema, sobre como líderes podem se adaptar a diferentes ambientes e situações.