“O erro é produto da realização, e a correção do erro é produto da humildade e da inteligência.” A afirmação é do falecido comandante Rolim Amaro, conhecido por seu estilo próprio e marcante de dirigir a companhia aérea TAM (atual LATAM Linhas Aéreas Brasil).

Rolim foi um caso exemplar de homem humilde que soube vencer obstáculos, disse o escritor e jornalista Thales Guaracy, no livro O Sonho Brasileiro — Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua Filosofia de Negócios.

Especialistas são unânimes em afirmar que essa característica é mais que necessária a um bom gestor. Uma pesquisa da consultoria Catalyst, de 2017, mostrou que os líderes humildes são mais produtivos. Realizado com 1,5 mil funcionários de empresas da Austrália, China, Alemanha, Índia, México e Estados Unidos, o estudo observou que chefes de caráter altruísta e propensos a reconhecerem seus erros e a apoiarem o desenvolvimento de sua equipe, reforçam o senso de pertencimento e a vontade de inovar entre as pessoas que gerenciam.

Liderança com humildade é um diferencial

Empresas como o Google já declararam observar esse aspecto com atenção nas novas contratações, por acreditar que a humildade intelectual torna a pessoa capaz de aprender.

Para a consultora e coach Maria Cristina Ortiz de Camargo, um líder com esse perfil sabe entender o que está acontecendo e oferecer ajuda, sem se achar superior, mesmo sendo. “Ele jamais dirá algo como: ‘olha, faz o que eu estou mandando, porque eu sei e você não sabe’. Quem trabalha dentro do contexto da humildade faz perguntas e está aberto a ouvir os outros”, explica Maria Cristina.

Ela cita o ex-presidente americano John F. Kennedy, considerado uma das grandes personalidades do século 20, como uma pessoa que liderava com humildade. “Ele era muito espontâneo e se preocupava em tirar o máximo da equipe, fazendo uma gestão realmente participativa. Para o ser humano, o mais importante é participar. Se você o exclui do processo decisório, ele fica desmotivado”.

Capacidade de autoavaliação

Milton Camargo, partner e diretor do grupo Empreenda, de consultoria empresarial, acredita que quem tem humildade lidera a si mesmo, antes de querer liderar os outros. “Ter humildade é aprender a reconhecer os próprios erros e fraquezas e assim cercar-se de pessoas que o complementem, mitigando possíveis riscos”, diz. Para tanto, é preciso saber ouvir o cliente e filtrar as informações, sem querer ser o dono da verdade, num processo contínuo de aprender, desaprender e reaprender.

Camargo avalia que quem tem essa qualidade, consegue crescer, pessoal ou profissionalmente. “Nos negócios ou na empresa, o reflexo nos resultados vem de forma natural.” Ele conta que ao fazer um trabalho para uma rede de lojas e medir o grau de satisfação do atendimento a cliente, descobriu que a unidade considerada modelo não era tão bem avaliada. Mas havia três lojas no topo do ranking e eles perceberam que elas tinham um fator em comum – os atendentes dessas lojas se davam notas mais baixas do que as fornecidas pelos consumidores. “Com isso, eles buscavam continuamente melhorar, e o cliente ficava cada vez mais satisfeito. Isso é humildade na prática”, destaca o diretor do grupo Empreenda.

Em artigo no site da publicação Harvard Business Review, Daniel Cable, professor de comportamento organizacional na London Business School, na Inglaterra, diz que para fazer a liderança humilde funcionar é preciso ajudar as pessoas a se sentirem importantes, motivadas e energizadas, de modo que possam levar o melhor de si para o trabalho.

Dá para aprender a ser humilde

A boa notícia é que essa é uma qualidade que se adquire, cujo único pré-requisito é justamente estar disposto a aprender. Para tanto, um primeiro passo é se autoconhecer e aceitar suas limitações. Só assim, o líder consegue se aproximar da equipe e ouvir as pessoas, adquirindo uma postura mais empática. Isso facilita também a identificação de potenciais talentos. A seguir, saiba algumas características valiosas a um profissional de excelência.

 O que define um bom gestor

  1. Busca se autoconhecer

  2. Sabe reconhecer suas fraquezas

  3. Observa potenciais de cada indivíduo

  4. Pergunta como pode ajudar os colaboradores

  5. Está aberto ao diálogo e às conversas do time

  6. Age com primazia para passar credibilidade e confiança

  7. Admite erros

  8. Se comunica bem

  9. É gentil e atencioso

  10. Se mostra disposto a aprender com as trocas

  11. Quer sempre melhorar os processos

E você, quais dessas características de liderança apresenta? Conte aqui pra gente!

Leia também nosso outro post relacionado ao tema, sobre como líderes podem se adaptar a diferentes ambientes e situações.

 

humildade e liderança

 

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