Conheça o Supermercado Fluminense, um bar e mercearia que se transformou em uma rede de supermercados que emprega mais de 2.500 pessoas, em 21 unidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.

No case de hoje, o Blog da Alelo traz um pouco da trajetória deste parceiro, na ativa desde 1984 e atualmente, referência sobre como as redes sociais podem ajudar na estratégia de vendas de um estabelecimento comercial.

Vamos lá?

Da bicicleta à frota de caminhões

A fundação da rede começa quando José Francisco de Souza Silva e seu pai, Francisco Filogono Silva, reuniram as economias da família e montaram um pequeno bar em Itaperuna, interior do Rio de Janeiro.

Poucos anos depois, o negócio ganhou cara nova com foco nos produtos de mercearia. Mesmo com problemas para obter crédito por conta do contexto econômico da época, em 1992, eles adquiriram um pequeno imóvel para abrir a primeira loja dos Supermercados Fluminense, que nasceu com cinco funcionários e era conhecida por fazer as entregas em domicílio, usando bicicletas.

Com o passar do tempo, o negócio cresceu. O que era um pequeno imóvel há 20 anos, se tornou uma loja com 1.600 m² de área construída e um estacionamento com 800m².

“Das bicicletas agora fazemos entregas com uma frota própria de caminhões. Somos conhecidos pelas entregas gratuitas em Itaperuna e várias cidades e distritos vizinhos.”

Jovane Leonardo, da área de marketing do Supermercados Fluminense

Redes sociais como alavanca para crescimento

Antes mesmo da pandemia, o Supermercado Fluminense já apostava nas redes sociais para divulgar produtos, e como um canal de comunicação mais próximo com os clientes. Mas foi durante o período de restrições que os canais digitais ganharam ainda mais força.

Entre Instagram e Facebook, o Supermercado Fluminense conta com mais de 100 mil seguidores, número que dobrou nos últimos dois anos. E um dos motivos para este sucesso todo foi trazer uma influencer para a marca.

Todos os dias, Drika, como é conhecida, anda pelos corredores das lojas, mostra ofertas e interage com os clientes por meio dos stories, sempre com muito carisma.

Ao se posicionar nas redes sociais, a varejista pretende ganhar mais um espaço na vida dos clientes, além de aproveitar a agilidade do canal para divulgar suas ofertas. “Em breve teremos ofertas exclusivas pelo Instagram, app Superflu e e-commerce”, diz Jovane.

Planos de expansão

A proximidade com o cliente é a estratégia adotada há 20 anos, além da conveniência. Por isso em algumas unidades do Supermercado Fluminense, os consumidores também podem encontrar: lanchonete, choperia, drogaria, papelaria e magazine.

“Esperamos crescer 15% neste ano e as redes sociais colaboram para isso”, afirma o especialista em marketing.

Já em 2023, a rede ganhará as terras capixabas com a inauguração de duas unidades nas cidades de Bom Jesus/ES e Apiacá/ES. Dessa forma, a rede completará 24 lojas e ultrapassará as fronteiras do Rio de Janeiro pela primeira vez.

Campanha Alelei de Carrinho Cheio

Como parceiro Alelo, o Supermercado Fluminense integra a campanha Alelei de Carrinho cheio! De 15/09/22 a 14/12/22, faça compras com seu Alelo e concorra a 10 prêmios mensais de R$3 mil e a 2 grandes prêmios finais de R$10 mil.

Para participar é simples:

  1. Faça seu cadastro pelo site ou via WhatsApp;
  2. Compre nas lojas participantes: a cada R$200 em compras com os cartões Alelo (verifique os cartões participantes) você recebe um número da sorte.

Agora é só torcer! Os sorteios acontecerão nos dias: 22/10/22, 26/11/22 e 21/12/22. Os ganhadores serão anunciados nos dias: 04/11/22, 09/12/22 e 04/01/23.

Participe! 🙂

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