Em um mercado tão competitivo como o da área gastronômica, a criatividade pode ajudar a dar um toque especial ao seu negócio – e assim servir de chamariz como um ‘extra’ para o seu público.

É claro que, no caso de um restaurante, por exemplo, boa comida e bom atendimento são imprescindíveis. Mas com criatividade é possível atrair e fidelizar clientes para desfrutar do que seu estabelecimento tem de melhor.

Quem garante que a criatividade tem, sim, essa importância é o especialista no assunto Henrique Szklo, que coordena o curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte, localizada em São Paulo.

“A criatividade é uma competência que você consegue desenvolver e melhorar. Não fomos feitos para criar, mas, sim, para manter um comportamento automatizado. Para ser mais criativo, ter novas ideias, é preciso treinamento”, explica Szklo.

Mas então como exercitar a criatividade?

Pesquise a concorrência

Estudar o que outros estabelecimentos do seu segmento estão fazendo pode ser um caminho para explorar a inovação e criatividade. “O empresário da área de alimentos precisa estar muito ligado ao mercado, saber o que os demais negócios andam fazendo e o que estão buscando”, sugere Rafael Tonon, jornalista gastronômico especializado em tendências.

Para Tonon, a criatividade está na necessidade de propor algo diferente do outro. “Ou seja, oferecer o que ninguém oferece. Vale para um cardápio de bebidas, novos coquetéis, novos pães, entre outros.”

O professor Henrique Szklo afirma que esse tipo de pesquisa da concorrência gera um ‘acúmulo de referências’ que ajuda no despertar da criatividade. “É um processo cognitivo, seu cérebro começa a entender a mecânica do negócio. Ele percebe uma certa lógica e passa a desenvolver sua ideia baseada nas suas referências.”

Acompanhe as tendências internacionais

Outra dica é abrir os olhos para o mercado internacional. Estabelecimentos norte-americanos e europeus costumam lançar tendências. Hoje em dia, com a ajuda da internet, é muito mais fácil ficar antenado sobre elas.

Acompanhe redes sociais e sites oficiais de empresas que são referências no mundo. Vale a pena se antecipar sobre as tendências e adaptá-las ao seu estabelecimento, quando for viável.

Inove em experiências dentro do que você já oferece

É possível inovar sem necessariamente investir muito: apenas criando a partir dos produtos já ofertados.

“Acho que a criatividade pode ser adotada dentro do que o empresário já tem. A experiência é  importante, as pessoas a valorizam muito e ela pode ser um grande fator de decisão dentro do restaurante. Oferecer experiências diferentes é ser criativo e buscar inovação”, diz Tonon.

Na prática, isso significa que um restaurante que só trabalha com menu degustação pode, por exemplo, incluir opções à la carte (com cardápio pré-definido). E vice-versa. Pode, ainda, inventar coquetéis que combinem com alguns pratos ou fazer um menu exclusivo de vinhos que harmonizem com determinadas opções , como sugere Tonon.

“Pode ser uma forma de enxergar no próprio negócio como oferecer combinações diferentes. Escolhendo, por exemplo, um dia da semana para oferecer um vinho e um prato do cardápio por um preço melhor”, explica o jornalista especializado na área. “Mais do que visar ao lucro, o empresário consegue propor uma experiência diferente ao consumidor .”

Ainda dentro desse conceito, outra dica é envolver parceiros para determinados eventos, como propor que as empresas importadoras de vinho com as quais você trabalha façam, por exemplo, uma noite de degustação.

Crie, crie e não resista a novas ideias

Assim como qualquer outra habilidade, ser criativo exige treino. E a melhor forma de se exercitar é criar e, principalmente, não se autoboicotar.

“É normal, a princípio haver resistência sobre novas ideias, porque internamente surge um julgamento de que ela não é boa. É uma resposta instantânea do inconsciente que quer a zona de conforto, mas é preciso enfrentar e transpor”, recomenda Henrique Szklo.

Quando uma ideia surgir, no lugar de rejeitá-la, tome nota, trabalhe um pouco para fundamentá-la e depois divida o pensamento com as pessoas de confiança a sua volta, como amigos e familiares, para saber quais são suas opiniões. Só tenha cautela ao dividir sua ideia: quando ainda não está bem formatada, costuma receber muita crítica por parte de quem não entendeu bem o conceito ou não fez as pesquisas que você fez e tal rejeição pode minar seu estímulo para inovar. Proteja sua ideia de críticas excessivas até que ela esteja pronta para ser avaliada.

Explore a criatividade nas redes sociais

As redes sociais do seu negócio também precisam refletir criatividade. Novos cardápios, pratos, carta de coquetéis e eventos devem ser divulgados por lá. É importante se valer de recursos como vídeos e enquetes que ajudam a melhorar o engajamento dos seguidores, clientes em potencial.

Além de manter esses canais vivos, a produção de conteúdo desperta o interesse dos clientes em retornar ao estabelecimento ou mesmo conhecê-lo quando ele ainda não é um frequentador do local.

 

 

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