Você com certeza já ouviu dizer que beber uma taça de vinho regularmente pode fazer bem para a saúde, mas será que isso é mesmo verdade? Para esclarecer essas e outras dúvidas, separamos uma série de perguntas e respostas que vão te ajudar a entender melhor se o vinho é ou não um aliado do nosso organismo.
É verdade que o vinho é bom para a saúde?
VERDADE. Diversos estudos mostraram relação do consumo moderado de vinho tinto com melhora da função cardíaca, redução da ocorrência de alguns tipos de câncer e até de doenças degenerativas, como Alzheimer.
Tanto faz consumir suco de uva ou vinho, os benefícios são os mesmos?
MITO. Estudos mostram que embora o suco de uva também apresente antioxidantes, o vinho tinto apresenta melhor absorção destes antioxidantes devido a presença do álcool.
A recomendação de consumo é diferente para homens e mulheres?
VERDADE. Devido às diferenças físicas, o organismo das mulheres é mais vulnerável ao álcool. Por isso, a recomendação de ingestão é diferente: duas taças de vinho (aproximadamente 300 ml) para homens e uma taça (aproximadamente 150 ml) para mulheres.
O melhor vinho para se tomar é o seco.
MITO. A principal diferença entre vinho seco, meio seco e suave é a quantidade de açúcar presente no vinho, ou seja, estas nomenclaturas estão relacionadas ao paladar, mas não se relacionam com os benefícios da bebida.
O vinho tinto é melhor para saúde do que o vinho branco.
VERDADE. O vinho tinto pode apresentar 3x mais antioxidantes do que o vinho branco. Os antioxidantes são responsáveis pelo efeito protetor contra doenças cardiovasculares.
Já que tomar vinho faz bem, posso tomar quanto eu quiser?
MITO. Estudos mostram que para proporcionar benefícios à saúde, o consumo de vinho deve ser moderado, ou seja, a quantidade não deve ultrapassar 2 taças (≅300 ml) para homens e 1 taça (≅ 150 ml) para as mulheres. Vale lembrar que esta quantidade não é acumulativa, ou seja, a pessoa não pode beber tudo o que deixou de beber durante a semana no sábado, por exemplo.