De uma casa de ração em Santa Rita do Sapucaí, em MG, à rede varejista com 17 unidades e faturamento estimado em R$ 600 milhões por ano. Esta é a trajetória do Supermercado Alvorada, parceiro Alelo do Sul de Minas Gerais.

Vem conhecer este case de sucesso, cheio de inovação. 🙂

Devagar e sempre

Em 1982, a antiga casa de ração do avô começou a ser transformado por três irmãos e um cunhado enquanto os jovens terminavam a faculdade de engenharia. E foi assim, aos poucos, que foi ganhando ares de mercearia.

“Na época só havia um mercado na cidade e pensamos que era hora disso mudar. Existia uma oportunidade ali. Aos poucos fomos incrementando a venda, até que criamos um estabelecimento maior. Foram anos apostando no negócio e crescendo aos poucos.”

Toninho Maglioni, um dos fundadores da rede
Supermercado Alvorada

E-commerce para reduzir o impacto da pandemia

Para que a loja de número 18 abra as portas em 2023, a rede varejista precisou se reinventar ao longo do caminho. Especialmente nos últimos anos, com os desafios da pandemia.

“Sentimos uma redução de clientes nas lojas por conta das restrições. Esse foi nosso empurrão para entrar no segmento de vendas online”, diz Toninho.

Com lojas instaladas em pequenas cidades do interior, o e-commerce ainda não estava no radar da empresa porque estar presente nos estabelecimentos comerciais era relativamente simples para os clientes. Mas a pandemia fez tudo mudar rápido.

“Em 40 dias criamos um novo setor e colocamos as vendas online para funcionar em oito cidades. Foi um projeto com muita velocidade e inovação”, conta Fernando Maglioni, que encabeçou a iniciativa.

As vendas pelo e-commerce fizeram a rede se reposicionar e ajudaram os clientes em tempos de isolamento. Agora, Fernando explica que o movimento presencial voltou a ganhar força. “Muitos clientes adotaram um novo hábito e agora fazem as compras híbridas, ora pela internet, ora presencialmente”, explica.

Inovação na estratégia de produtos

Mais do que apostar em grandes transformações, o Supermercados Alvorada também aposta na inovação das coisas simples para se manter em constante crescimento. Com o lema ‘Você conhece! Você confia!’, a rede quer se consolidar como referência em perecíveis.

“Com a chegada massiva dos atacados, nós apostamos no diferencial da proximidade, dos alimentos frescos e produzidos na hora. Por isso, nossas lojas prezam pela conveniência e vizinhança.”

Fernando Maglioni

O esforço da rede está centrado nas áreas de panificação e hortifruti. “Há uma equipe de 80 pessoas em panificação, para garantir tudo fresco. Também temos uma seleção de hortifruti que nos ajuda a aumentar o nível de qualidade dos produtos”, afirma o executivo.

Mesmo com uma previsão de alta de 20% no faturamento, para R$ 600 milhões neste ano, a família, que ainda divide a sociedade da rede, não pára de buscar novas frentes para expandir os negócios. “Ano que vem teremos ao menos uma loja nova e vamos investir em nossos açougues, com cortes frescos e especiais. Também queremos ser referência em carnes”, diz Fernando.

Além disso, as formas de pagamento são outro atrativo. “Notamos os consumidores mais sensíveis a promoções e a pagamentos parcelados. Estamos empenhados em atender essas demandas e seguir inovando sempre”, finaliza Fernando.

Supermercado Alvorada na Campanha Alelei de Carrinho Cheio

Como parceiro Alelo, o Supermercado Alvorada integra a campanha Alelei de Carrinho cheio! De 15/09/22 a 14/12/22, faça compras com seu Alelo (verifique os cartões participantes) e concorra a 10 prêmios mensais de R$3 mil e a 2 grandes prêmios finais de R$10 mil.

Para participar é simples:

  1. Faça seu cadastro pelo site ou via WhatsApp;
  2. Compre nas lojas participantes: a cada R$200 em compras com os cartões Alelo você recebe um número da sorte.

Agora é só torcer! Os sorteios acontecerão nos dias: 22/10/22, 26/11/22 e 21/12/22. Os ganhadores serão anunciados nos dias: 04/11/22, 09/12/22 e 04/01/23.

Participe! 🙂

Conheça outros cases de parceiros Alelo:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.