Estudo feito pela Fundação Dom Cabral com 130 empresas brasileiras indicou que a terceirização de frotas é a principal iniciativa adotada para reduzir despesas logísticas. De fato, contar com um sistema de gestão de frotas se mostra uma necessidade crescente no país, diante da infraestrutura precária de transporte, que eleva cada vez mais os gastos com logística. São vários os benefícios que a gestão pode proporcionar, voltados para a redução de custos por meio de mecanismos de prevenção e controle dos veículos. A seguir, explicamos os 5 maiores benefícios da gestão de frotas. Confira abaixo:

Menos gasto com combustível

Ter acesso a informações como a quantidade de combustível gasto por quilometro percorrido é fundamental para melhorar os resultados da empresa. Os sistemas de gestão de frotas facilitam esse acompanhamento, ao mostrar os gastos por veículo e os motivos do consumo, entre outros dados, trazendo competitividade para as operações.
Sistemas que permitem o controle de maneira fracionada e não consolidada também são importantes. “As médias consolidadas não permitem a detecção de desvios padrões que influenciam sobremaneira o equilíbrio e as reações para redução nos gastos com combustíveis, por isso, ter acesso a dados fraccionados é tão importante e benéfico”, explica o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral e pesquisador responsável pela Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes. Além disso, ele diz que o acesso a relatórios em tempo real ou em períodos predefinidos, fornecidos pelos sistemas de gestão de frotas, ajuda muito na tomada de decisão.

Manutenção do veículo em dia

Agir de forma preventiva contribui para a redução dos gastos e a segurança dos funcionários. Nesse sentido, são vantajosos os sistemas de gestão de frotas que trazem ferramentas com informações sobre consertos anteriores nos veículos, o histórico de manutenções e alertas de prazos para os próximos reparos. O desempenho dos motoristas, identificação de oportunidades de melhorias e controle do estado de conservação de cada veículo também são itens importantes que os softwares de gestão de frotas podem destacar. Para Resende, a construção de planos de manutenção preventiva permite um maior controle da vida útil do veículo. “Associado a tal benefício destaco a possibilidade de criar uma memória de gastos com manutenção, a qual é muito importante no momento de renovação da frota”, relata o professor. Jaume Verge, vice-presidente executivo da Associação Internacional de Administradores de Frotas e Mobilidade (Aiafa) diz ainda que a manutenção ajuda a preservar a integridade do veículo e seu valor residual no mercado de segunda mão.

Alerta sobre o estado dos pneus

A segurança do motorista e menor consumo de combustível são dois tópicos importantes que o alerta do estado dos pneus pode favorecer. Em geral, um sistema de gestão de frotas permite um controle de alertas para realização de rodízios de pneus, rastreabilidade e mapeamento de rotas e performance de motoristas – o que é essencial na gestão de custos e eficiência logística. “Esses benefícios estão muito próximos do conceito de telemetria (sistema integrado avançado que permite monitorar os veículos) que se faz em tempo real, mas além disso, pode-se também controlar o estado dos pneus através de relatórios periódicos”, comenta Resende.

Agilidade na tomada de decisão

Tomar decisões com base em informações precisas é muito mais seguro do que quando contamos apenas com suposições e hipóteses. A gestão de frota fornece dados detalhados de cada veículo – como o gasto com combustível, performance por quilômetro rodado, estado do veículo e dos pneus, entre outros aspectos – dando tranquilidade ao gestor para fazer escolhas rápidas e assertivas. “Ao ter processos automatizados de gestão de frota, diminui-se bem os riscos de decisão em cima de controles de processos onde erros humanos podem ocorrer”, esclarece o professor da Fundação Dom Cabral.
Maior controle e segurança nos dados
Softwares e processos customizados e protegidos por chaves de codificação oferecem segurança ao gestor para o controle da sua frota e tomada de decisões que garantam a redução de custos na operação e melhor performance da frota. “Isso tudo se soma às possibilidades tecnológicas de integração entre o sistema de gestão de frotas e outros sistemas internos e externos beneficiando ainda mais esse controle”, complementa Resende. “A credibilidade dos dados favorece a gestão e dá tranquilidade para a diretoria e os funcionários monitorados”, complementa o vice-presidente executivo da Aiafa.
*O estudo da Fundação Dom Cabral foi realizado com 130 empresas de 13 segmentos que representam 15,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Saiba mais aqui.
Para fechar, cabe mencionar a eficiência do Alelo Frota na gestão de manutenção e abastecimento, capaz de gerar até 25% de economia com estes gastos.
saiba mais alelo frota
Confira também outra matéria no Blog da Alelo onde falamos sobre como adaptar a frota às mudanças impostas pelo Coronavírus.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.