Educação FinanceiraEspecial

6 cursos sobre economia doméstica para organizar a vida financeira

6 cursos sobre economia doméstica para organizar a vida financeira
0

Aprender a organizar a economia doméstica é uma tarefa tão importante que já virou matéria de curso em várias instituições de ensino, incluindo universidades e faculdades. 

Segundo o Conselho Federal dos Economistas Domésticos (CFED), “economia doméstica é uma área de estudo que se dedica à relação entre indivíduos, famílias, comunidades e o ambiente onde vivem, desenvolvida a partir da união de conhecimentos gerais de áreas sociais e econômicas, abrangendo conhecimentos de educação, nutrição, administração, entre outros.”

Separamos uma listinha para você de alguns cursos de economia doméstica no Brasil. Alguns são na modalidade Educação à Distância (EAD). Bora lá?

Cursos de economia doméstica 

1- Senac- Finanças Pessoais – Planejamento e Controle – WebTV

Com carga horária de 20 horas, este curso apresenta conteúdos básicos para o planejamento e controle das finanças pessoais, visando ao equilíbrio financeiro.

Para ser aprovado e receber a certificação, o aluno deverá ter aproveitamento mínimo de 75% de participação no curso.

Para mais informações, clique aqui.

2- Sesc Digital – Mentalidade Financeira

O curso Mentalidade Financeira, que tem seis aulas, oferecido pelo Sesc Digital, foi pensado para quem tem dificuldade de construir um patrimônio, mas deseja organizar a vida financeira, mudar sua relação com o dinheiro e começar a realizar os seus sonhos.

A jornalista, influenciadora e consultora financeira Amanda Dias indica técnicas simples de educação financeira para você calcular seu custo de vida, fazer um diagnóstico financeiro, quitar dívidas, priorizar gastos essenciais e poupar para dar os primeiros passos no universo dos investimentos.

Para mais informações, clique aqui.

3- Faculdade Sebrae – Finanças e Planejamento Pessoal

Neste curso, o aluno irá aprender a utilizar os conceitos da matemática financeira na prática das operações financeiras cotidianas. 

Vai aprender também os principais conceitos do planejamento financeiro pessoal, a realizar diferentes tipos de operações financeiras de forma intuitiva e prática, a analisar diferentes possibilidades de investimentos e elaborar e analisar seus orçamentos pessoais.

O curso é na modalidade EAD e tem carga horária de 30 horas. 

Para mais informações, clique aqui.

4- FGV – Como organizar o orçamento familiar

O aluno aprende neste curso de 12 horas a identificar seu perfil financeiro, planejar sua vida financeira e a organizar a vida em caso de endividamento.

Não há processo seletivo para este curso. Ao final, o aluno que tiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), no pós-teste, recebe o certificado.

Para mais informações, clique aqui.

5- Economia Doméstica – Universidade Federal de Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, oferece o curso de bacharelado em Economia Doméstica, desde 1952.

Neste curso, o profissional em Economia Doméstica poderá desenvolver atividades que têm como objetivo o bem-estar físico e social do indivíduo, família e comunidade, no que diz respeito à alimentação e nutrição, à economia e administração familiar, à família e desenvolvimento humano, à habitação e planejamento de interiores, e ao vestuário e têxteis.

A duração é de quatro anos.

Para mais informações, clique aqui.

6- Economia Doméstica – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da URFJ

Quem escolher fazer este curso, terá, além das atividades de ensino, programas de extensão que visam a atender a comunidade local situada próxima ao campus, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade. 

O curso é oferecido na modalidade bacharelado ou licenciatura, e é dividido em quatro áreas que formam a base da profissão: Saúde, Família e Desenvolvimento Humano; Espaço e Administração Familiar; Alimentação e Nutrição; e Vestuário e Têxtil.

Para mais informações, clique aqui.

Utilizando bem o saque-aniversário do FGTS

Por que a economia doméstica é importante?

Saber gerir a economia doméstica ajuda em várias áreas, como:

O controle financeiro facilita a administração das finanças pessoais e permite que as pessoas satisfaçam as necessidades básicas e ainda consigam reservar dinheiro para lazer e outras atividades.

Já com o planejamento é possível traçar metas financeiras alcançáveis além de orçamentos que auxiliam no monitoramento de gastos e a identificar oportunidades para economizar.

Outra vantagem é a segurança. Com uma boa gestão financeira, as famílias conseguem enfrentar eventos inesperados, como a perda de emprego, doenças ou emergências, sem comprometer significativamente a renda.

A economia doméstica contribui também para a prevenção de dívidas. Isso porque com o controle das despesas e a planificação do uso do dinheiro, as famílias podem evitar a acumulação de dívidas, como as de cartão de crédito.

Por fim, melhora a qualidade de vida, uma vez que com as finanças controladas, o ambiente familiar fica mais seguro e menos sujeito ao estresse, promovendo o bem-estar de todos os membros.

Utilizando bem o saque-aniversário do FGTS

Agora que você já entendeu tudinho de economia doméstica, que tal utilizar o dinheiro do saque-aniversário do FGTS para fazer um curso ou ainda investir?

E olha só que notícia boa! Com o Meu Alelo, você pode antecipar o seu saque-aniversário do FGTS.

Ainda pode receber no banco que quiser, com baixa taxa de juros e com contratação 100% digital, sem boletos e parcelas mensais. Ah! Também tá disponível para negativados. Viu só que legal?

Gostou da dica? Continue navegando no blog da Alelo e veja muito mais conteúdos para organizar sua vida financeira.

Ficou com dúvidas? Fale com a Digio pelo WhatsApp.

Fale com a Digio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Pesquisar

Login/Sign up
Login/Sign up