Educação FinanceiraEspecial

Quem fez empréstimo do FGTS tem direito ao saque-aniversário?

Emprestimo FGTS
0

Empréstimo do FGTS é uma nova modalidade de empréstimo para o trabalhador que possui saldo no fundo de garantia e que aderiu ao saque-aniversário. 

Também chamado de antecipação do saque-aniversário, assim como tudo que cerca esse assunto, ele gera dúvidas sobre como agir, quem tem direito, etc. Mas a questão principal é: quem fez empréstimo do FGTS tem direito ao saque-aniversário?

Veja com a gente como funciona o saque-aniversário e quem sabe garantir aquele dinheirinho extra para acabar com as dívidas atrasadas, investir naquele tão sonhado projeto, fazer uma viagem inesquecível e muito mais. Bora lá?

O que é saque-aniversário do FGTS?

Benefício instituído pela Lei 13.932/2019, o saque-aniversário do FGTS é uma modalidade opcional que permite a todo trabalhador com carteira assinada sacar parte do saldo de sua conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. O saque é opcional e só retira o dinheiro quem quiser.

Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 32,7 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário entre janeiro e julho de 2023, com um montante total de R$ 8,5 bilhões.

Ele é um direito de todos os trabalhadores que possuem contas ativas e inativas do FGTS. Para conseguir acesso ao seu saldo, é necessário ter:

  • 18 anos ou mais, ou ser emancipado;
  • Conta-corrente ou poupança, em seu nome;
  • Saldo em contas ativas ou inativas do FGTS, sem bloqueio;
  • Optar pela modalidade de saque-aniversário.

Para não cair em golpes, a dica é utilizar os canais oficiais e simular o saque-aniversário

E como fazer a adesão?

Ter acesso ao benefício é bem simples. A adesão ao saque-aniversário pode ser feita de forma gratuita e online pelo aplicativo do FGTS, pelo site da Caixa Econômica Federal ou presencialmente em uma agência da Caixa.

Se preferir fazer pelo aplicativo, siga esses passos:

  • Baixe o aplicativo FGTS;
  • Acesse sua conta com CPF e senha;
  • Vá em “Saque-aniversário”;
  • Leia as informações e aceite as condições;
  • Escolha o mês de saque;
  • Confirme a operação: “Saque-aniversário: Sim ou Não?”.
empréstimo do FGTS

Quem faz o empréstimo do FGTS perde o saque aniversário?

Ao fazer o empréstimo do FGTS, também conhecido como antecipação do saque- aniversário, é antecipado todo o valor disponível de qualquer um dos saques-aniversários e o bloqueio do saldo do fundo de garantia será total.

Já caso ocorra a antecipação parcial do valor disponível, um percentual dos saldos das contas FGTS será bloqueado para movimentação de saques.

Com a aprovação da antecipação do saque-aniversário, o indivíduo se compromete a reembolsar a instituição financeira quando os critérios regulares para saque do FGTS forem atendidos.

Algumas questões variam de acordo com cada instituição financeira e com as condições determinadas pela análise de crédito, entre elas: as taxas de juros, as condições de pagamento e os valores passíveis de antecipação. 

Também é importante lembrar que, caso o trabalhador possua mais de uma conta vinculada ao FGTS, o bloqueio poderá constar em todas as contas vinculadas em nome dele.

A grana tá curta? Antecipe o seu saque-aniversário do FGTS

Tá precisando de grana no bolso? Com a Alelo e a Digio, você pode antecipar  sete parcelas do saque-aniversário do FGTS.

Para isso, basta fazer a solicitação no app Meu Alelo  e o dinheiro cai na conta em até dois dias. E o melhor é a liberdade que você tem para receber no banco que quiser. 


Fale com a Digio pelo WhatsApp e aproveite o seu saque-aniversário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Pesquisar

Login/Sign up
Login/Sign up