Já falamos aqui sobre a melhor forma de alimentar o seu bebê, desde o nascimento até o início da introdução dos diferentes grupos alimentares. Mas e depois disso? O que acontece? Qual a melhor maneira de lidar daqui pra frente? Como melhorar a alimentação do seu filho conforme ele vai crescendo?

A partir do primeiro ano de vida é muito comum as crianças começarem a ter dificuldade em comer, rejeitando alguns alimentos ou fazendo cara feia para outros. Mas fique tranquilo, isso é comum nessa fase!

Para te ajudar a melhorar a alimentação do seu filho, o blog da Alelo traz algumas dicas fundamentais! Vamos lá?

O que fazer para melhorar a alimentação do seu filho?

Imagine que antes o leite materno era o único alimento e, a partir de agora, o bebê está sendo exposto a novos sabores, texturas e até mesmo instrumentos, como a colher. Muita coisa muda. É um novo universo sendo apresentado aos pequenos. Por isso, a melhor coisa é ir com calma até que eles se adaptem.

Além disso, a partir do primeiro ano, as crianças já começam a entender melhor o processo da alimentação e já conseguem fazer algumas escolhas, caracterizando esse como um período importantíssimo para a formação dos hábitos alimentares das crianças.

E somado a tudo isso, temos um cenário em que as pessoas estão sempre correndo e dedicam pouco do seu tempo para a alimentação.

Diante de tantas dificuldades, muitos pais desistem e começam a dar alimentos que, em geral, apresentam maior aceitação, como biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e demais produtos industrializados que podem não possuir um perfil nutricional tão interessante.

E para te ajudar nessa difícil missão, elaboramos algumas dicas práticas para melhorar a alimentação do seu filho. Confira:

  • 1. Dar o exemplo é o primeiro passo! As crianças formam muitos de seus comportamentos no que observam do seu dia a dia. Por isso, se a criança vê que os pais têm o hábito de fazer as refeições juntos, comer frutas, verduras e legumes, bem como se movimentar, as chances de seguir estes passos na vida adulta são muito maiores.
  • 2. Obrigar o seu filho “raspar” o prato não é uma boa ideia. Respeitar as sensações de fome e saciedade é muito importante para o controle do consumo alimentar.
  • 3. Evite distrações no momento das refeições. Televisão, videogames, tablets e outros brinquedos devem ser mantidos afastados nessa hora.
  • 4. Não torne a hora das refeições um filme de terror! Este deve ser um momento agradável de convívio social e de preferência que reúna a família e/ou amigos. Evite estresses e brigas próximas destes horários.
  • 5. Não associe refeições com prêmios e recompensas ou punições! Atitudes como “Se você comer tudo, vai poder comer a sobremesa” ou então “Se não comer direito, vai ficar de castigo!” são ruins para a formação de bons hábitos e para a relação com a comida.
  • 6. Não troque o almoço por lanches. É comum que crianças peçam outros alimentos que não a própria comida na hora do almoço. Leite e biscoitos são os campeões nestes horários! Por isso, seja firme! Mesmo que seja difícil, não ofereça o que ele está pedindo a não ser que seja parte da refeição.
  • 7. Tenha paciência! Não desista de oferecer um determinado alimento nas primeiras vezes que o seu pequeno recusar. Não deixe de pôr no prato e procure sempre variar a forma de preparo. Por exemplo, se você já ofereceu brócolis como salada, procure colocar com recheio de torta ou junto com arroz. Há pesquisas que mostram que as crianças precisam ser expostas ao menos dez vezes a um mesmo alimento para que seja inserido em sua alimentação.
  • 8. Envolva seus filhos nas compras e preparo das refeições! Isso o ajuda a criar um ótimo vínculo com os alimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.