Você se considera uma pessoa ativa ou passa longe de qualquer atividade que envolva um pouco de movimento? Se você respondeu a segunda opção, leia este texto com atenção! Afinal, o sedentarismo pode ser prejudicial à saúde.

O blog da Alelo sempre fala aqui dos benefícios das atividades físicas para a sua saúde. Mas, hoje, o conteúdo funciona como um alerta. É isso mesmo! Além de não aproveitar as vantagens de movimentar-se, quem leva um estilo de vida sedentário ainda pode ter problemas de saúde.

Por que é preciso tomar cuidado com o sedentarismo?

Pesquisas mostram que a inatividade física aumenta a incidência não apenas da obesidade, mas também de doenças como diabetes do tipo II, pressão alta, osteoporose e até mesmo alguns tipos de câncer, além de estar associada à ansiedade e alterações de humor.

Infelizmente, o número de pessoas consideradas sedentárias é bastante alto no Brasil. Há evidências que mostram que cerca de 70% da população não pratica os níveis mínimos de atividade física.

De acordo com uma pesquisa anual realizada com a população brasileira, 14,9% dos adultos foram classificados como inativos, sendo considerados aqueles que não praticaram qualquer atividade física no tempo livre nos últimos três meses e que não realizaram esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocaram para o trabalho ou curso/escola caminhando ou de bicicleta (trajeto de no mínimo 10 minutos/dia) e/ou não foram responsáveis pela limpeza pesada de sua casa.

Ou seja, são pessoas que realmente não se movimentam para praticamente nada! Já falamos por aqui que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a realização de 30 minutos de atividade física por no mínimo 5 dias da semana.

O que fazer para mudar uma rotina sedentária?

Vale destacar que ser mais ativo não significa apenas ir à academia ou praticar alguma modalidade esportiva, mas incluir o movimento em sua rotina, como andar até o trabalho, descer do ônibus alguns pontos antes, limpar a casa, subir escadas ou até mesmo ter uma tarde no parque!

Agora que você viu que não é tão difícil assim, que tal adotar estas atividades no seu dia a dia para o bem da sua saúde?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.