Acabaram as desculpas de quem deixa de fazer exercícios físicos em função de problemas na coluna ou nas articulações! Segundo nosso embaixador, Marcio Atalla, as atividades na água são ótimas opções, menos agressivas e com muitos benefícios para quem sofre com isso – e para quem não tem problema algum também!

As atividades na água reduzem o impacto de exercício em até 50%, de acordo com o preparador físico. Por isso, são recomendadas para quem tem problemas nas articulações. Além disso, elas proporcionam inúmeros benefícios para os praticantes.

“A gente sempre divide as atividades físicas em parte aeróbica e a parte de força. Quando a pessoa opta pela natação, por exemplo, é uma das poucas atividades que você ganha massa muscular e também trabalha esse condicionamento cardiovascular, que vem dos exercícios aeróbicos”, explica Atalla.

Outra vantagem para quem opta fazer exercícios na água que vale destacar  é que nosso corpo tende a manter a temperatura de 36,5°C. Na água, a temperatura varia entre 27 e 28°C, dependendo da academia. “Para nosso corpo manter a temperatura em 36,5°C, ele faz uma troca de calor com o meio líquido. Isso já faz com que ele queime algumas calorias a mais”, afirma o preparador físico.

Outras atividades na água

E os benefícios não são exclusivos da natação. As aulas de hidroginástica também promovem um bom ganho de massa muscular e acabam sendo uma opção de ginástica mais prazerosa, por ser no meio líquido.

Algumas academias oferecem equipamentos dentro da água, como esteiras. Marcio Atalla explica que a vantagem de fazer esteira dentro da água vai além da redução do impacto do exercício.

“Como você tem que vencer a resistência da água, correndo dentro da água, além de ter um bom condicionamento cardiorrespiratório, você ganha uma massa muscular muito grande nas pernas. Sem falar na queima calórica, que é maior, realmente”, garante.

Então, que tal aproveitar que a sensação de esforço dentro da água é realmente menor, o que torna o exercício mais agradável e com impacto menor, e mergulhar de cabeça nesta atividade?

Confira outras dicas de Bem-Estar no blog da Alelo  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.