Atualmente, sabe-se que os resultados financeiros de uma empresa estão diretamente relacionados com o nível de satisfação dos funcionários, à cultura organizacional e a um ambiente de trabalho saudável. Por isso, os gestores têm reconhecido, cada vez mais, a importância e os benefícios dos programas de qualidade de vida no trabalho.
Também chamada de QVT, a Qualidade de Vida no Trabalho é um indicador que une a produtividade do trabalhador aos bons resultados da empresa, por meio da promoção da satisfação pessoal e profissional do funcionário no ambiente de trabalho.
A retenção de talentos e o bom clima organizacional são apenas algumas das consequências positivas.
E como estamos em época de retorno do recesso pós-festas de final de ano, nada melhor do que pensar em estratégias para todo mundo voltar felizão para a firma.
Bora saber mais detalhes sobre o que é a qualidade de vida no trabalho, os principais benefícios e com quais técnicas você pode implementar a QVT na sua empresa?
O que é Qualidade de Vida no Trabalho?
A QVT surgiu por volta dos anos 1960, a partir da constatação de que funcionários mais felizes e motivados produziam mais e melhor. Além do incentivo de bons salários e benefícios atraentes, esse conceito consiste em um conjunto de técnicas e ações tendo como princípio a satisfação do trabalhador.
Ela se preocupa, portanto, com as necessidades de cada profissional e oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira.
Dessa forma, a QVT contribui para que os colaboradores tenham mais qualidade na vida pessoal e profissional.
O objetivo final é proporcionar um ambiente saudável e seguro para o trabalhador, de modo que ele possa explorar suas potencialidades da melhor forma e exercer seu ofício com prazer e bem-estar.
Consequentemente, o profissional satisfeito apresenta melhor desempenho. Isso porque ele trabalha com mais motivação, maior entusiasmo e comprometimento com os objetivos organizacionais.
Assim, os efeitos da QVT caminham em mão dupla: de um lado, cria-se uma equipe com alto grau de satisfação e, de outro, o bom desempenho de cada colaborador potencializa os resultados positivos da organização.
Quais são seus benefícios?
Como dissemos, investir na qualidade de vida no trabalho é bom não apenas para os funcionários. O reflexo é positivo também para a empresa e a otimização de seus resultados.
Maior engajamento das equipes
Uma equipe satisfeita se sente mais valorizada e, com isso, se torna mais engajada com o trabalho, comprometendo-se com as metas da corporação, com os desafios do dia a dia profissional e com a busca de soluções criativas e inovadoras. Tudo isso melhora não somente o desempenho do trabalhador, mas também o relacionamento com clientes e os resultados da empresa.
Redução do turnover
A alta rotatividade de pessoal — o chamado turnover — é um dos grandes problemas de gestores e demais profissionais de recursos humanos. Com a QVT, a taxa entre admissões e demissões pode ser melhorada, de modo a reduzir custos com desligamentos e novas contratações, além de evitar a queda na produtividade dos trabalhadores.
Assim, ações como o investimento adequado no treinamento dos funcionários e a valorização de suas competências e habilidades reduzem o turnover e contribuem para a retenção de talentos.
Melhora na saúde do trabalhador
A desmotivação, o alto nível de estresse e o ambiente de trabalho desagradável são algumas das principais causas da baixa qualidade de vida nas empresas. Como consequência, a organização pode ser prejudicada com a alta taxa de absenteísmo, enfermidades e afastamentos.
Com a QVT, os funcionários são beneficiados com condições mais saudáveis de trabalho. Com a devida atenção quanto à saúde e à segurança do trabalhador, os resultados são a melhoria na saúde física e psicoemocional, bem como a redução das doenças laborais.
Melhor clima organizacional
Uma empresa com programas de QVT contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro, melhores relações interpessoais, boa comunicação interna e criação de áreas para melhor integração entre os funcionários.
Tudo isso diminui os conflitos e aumenta a motivação e o bem-estar do colaborador. Consequentemente, ele se sente bem na empresa em que trabalha e vê maiores possibilidades de futuro na organização.
Aumento da produtividade
Com todos esses benefícios trazidos pela qualidade de vida no trabalho, o profissional apresenta mais qualidade no desempenho, uma vez que está feliz e motivado na execução de suas tarefas. Por sua vez, a empresa otimiza seus resultados, aumentando os lucros e a rentabilidade.
Como implementar a QVT?
Para alcançar alto grau de satisfação dos trabalhadores, a organização pode adotar algumas boas práticas e estratégias de melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.
Veja a seguir as principais técnicas que os gestores podem utilizar:
Abrir espaço para o diálogo
Ouvir a equipe e dar liberdade para que o trabalhador analise o ambiente de trabalho, proponha mudanças, dê sugestões de ideias e faça críticas construtivas é fundamental para aumentar a qualidade de vida no trabalho. Um diálogo aberto e mais horizontal entre os colaboradores faz o profissional se sentir valorizado, além de ser uma ótima maneira de coletar feedbacks para a empresa implementar melhorias.
Incentivar as pausas
Tirar um tempo para descansar é fundamental. Segundo Pesquisa sobre os “Hábitos Financeiros dos Brasileiros“, 23% dos entrevistados afirmam que as pausas para almoço e lanche estão menos frequentes, sendo que a principal causa é o aumento da demanda de trabalho.
No entanto, é importante reduzir o ritmo nos momentos de menor produtividade. As pausas são essenciais para repor as energias mentais, manter o foco e a concentração, retomando o bom desempenho na execução das tarefas.
Estimular a motivação
Trabalhar a descoberta de suas próprias motivações, desejos e sonhos ajuda no autoconhecimento do profissional e no alinhamento entre o que ele quer e como a empresa pode ajudar nesse processo.
Para tanto, pode-se, por exemplo, criar dinâmicas e proporcionar orientações profissionais. Assim, o trabalhador se sente mais motivado a alcançar as metas e os objetivos traçados, conciliando os interesses individuais com os da organização.
Valorizar o profissional
Outra eficiente técnica da QVT é investir em cursos, em um pacote completo de benefícios e no treinamento e desenvolvimento do profissional. Uma estação de trabalho adequada e projetos de ergonomia também são importantes para oferecer uma melhor condição de trabalho e mais qualidade de vida.
Dê, ainda, feedbacks construtivos que ajudem na evolução do profissional, mostrando seus erros e elogiando os acertos. O reconhecimento e a valorização do colaborador contribuem significativamente para elevar seu nível de satisfação.
Como você viu, a QVT é uma estratégia fundamental para contribuir no aumento da satisfação dos colaboradores. Com técnicas simples de serem implementadas, os benefícios são imensos, tanto para a realização do profissional quanto para o alcance de melhores resultados organizacionais.
E você, o que tem feito na sua empresa para melhorar a qualidade de vida no trabalho?