O Dia dos Pais está chegando, o que significa oportunidade de vender mais! Já é sabido que as datas comemorativas costumam movimentar o setor de comércio e serviços, afinal, todos correm para garantir um presente ou mesmo uma experiência em família.

Neste ano, apesar da alta da inflação e a economia instável, as perspectivas são boas já que será o primeiro Dia dos Pais sem nenhuma restrição para contenção da Covid-19 no comércio. E para ajudar, a data coincidirá com o recebimento do salário. Então, é importante se preparar para aproveitar o período para lucrar.

Afinal, assim como é importante fazer reservas para épocas mais duras, é fundamental também se preparar para oportunidades de boas vendas. “Em datas comemorativas, fornecer uma excelente experiência de compra/consumo pode fazer a diferença na percepção do cliente”, afirma Daniel Kamlot, professor de marketing da ESPM e coautor de “Gestão Contemporânea do Varejo – Uma Introdução à Teoria do Comércio”.

Seja no Dia dos Pais ou em qualquer data comemorativa, siga estas dicas dos especialistas para garantir ótimas vendas. Bora vender mais? 🙂

1 – Planeje-se com antecedência

Muitos consumidores pesquisam e planejam com antecedência sobre o presente que irão comprar ou o restaurante onde querem ir em determinada data. Portanto, o ideal é preparar a campanha cerca de um mês antes. “Escolher os produtos e serviços que serão ofertados, pesquisar ou acionar os fornecedores, criar a campanha em si, seja digital ou para exposição no local, são tarefas que demandam tempo e atenção e não podem ficar para a última hora”, ressalta Adriana Furquim.

Com este intuito, é interessante já desenhar um calendário anual ou semestral com todas as datas comemorativas que deverão estar no seu radar.

2 – Atenção aos gastos

Analise o calendário criado e classifique as datas mais importantes para o seu negócio. Considere:

  • o tema central do seu estabelecimento comercial;
  • a sazonalidade dos seus produtos;
  • os hábitos de compras dos seus clientes;
  • o local onde seu estabelecimento se encontra.

Com estas informações, será possível planejar e ajustar o orçamento. Isto porque, para fazer promoções especiais, organizar eventos, divulgação ou mesmo investir em novos produtos, é preciso estar com as contas em dia. Talvez seja preciso recorrer ao crédito.

Para Adriana Furquim, professora da pós-graduação Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação do Senac, o ponto de partida de uma boa campanha é estudar a viabilidade do evento (promoção). “O que será gasto para atender ao planejado e aos objetivos propostos”, diz ela.

O que nos leva à próxima dica.

3 – Cuidado com o estoque

O custo relativo ao estoque pode ser bastante alto, dependendo da situação. Itens que estão “na moda” ou que apresentem prazo de validade reduzido devem ser tratados com o máximo cuidado para não sobrarem após um evento em especial.

Por isso, considere o prazo de validade dos ingredientes ou produtos, e calcule a quantidade com base no provisionamento das vendas. Ou seja, de acordo com o movimento esperado (já incluindo um incremento devido às divulgações e sazonalidade). Assim não falta e não sobra.

Mas caso sobre, promoções são vem-vindas!

4 – Ofereça algum diferencial

“Oferecer, por exemplo, programas de fidelidade e/ou cupons de descontos exclusivos, relacionados a uma data comemorativa, podem elevar a satisfação e a lealdade do cliente. Mesmo a entrega em domicílio ou uma embalagem diferenciada podem ser um destaque para determinada ocasião, assim como o atendimento pós-venda”, afirma Daniel Kamlot.

Lembre-se que, assim como você, muitos empresários estarão de olho na data. Por isso, é importante ter algum diferencial. Preços especiais, campanhas de fidelidade ou cashback podem ser um caminho. Ou ainda, dê uma repaginada nos produtos.

Pratos e menus exclusivos

Para celebrar uma data especial como o Dia dos Pais, o consumidor espera algo novo e diferente. Logo, criar um prato ou menu diferenciado é uma forma de demonstrar que o seu estabelecimento está atento aos clientes. “Também é uma chance de inserir novos itens no menu, de testar novos caminhos e procurar oportunidades – dentro do conceito do negócio, mas que chamem a atenção e gerem maior atratividade da clientela”, avalia a professora do Senac.

Aproveite a época mais fria para pensar em receitas quentinhas.

Decoração, embalagens e ações diversas

A ambientação, os detalhes nos utensílios, nos uniformes, no design do menu e principalmente no atendimento em si, garantem maior percepção de valor pelo cliente e podem gerar a sua fidelização, analisa Adriana Furquim.

Já para o professor da ESPM, essas medidas não são primordiais, mas costumam ajudar. Embora seja preciso cautela – “Se uma decoração ou embalagem é exageradamente sofisticada, pode acabar repelindo clientes que buscam preços reduzidos”, exemplifica Daniel.

Ele orienta evitar a repetição de vitrines de datas comemorativas: “As cores são um elemento fundamental do ambiente varejista: se a loja deseja transmitir uma ideia de alegria e juventude, por exemplo, deve optar por tons mais vibrantes, enquanto que os tons suaves denotam maior tranquilidade e aconchego”.

Entretanto, como mencionado lá em cima, as pessoas se planejam com antecedência para as datas comemorativas. Seja para fazer um almoço especial em casa ou levar a família para um restaurante, não adianta caprichar na ambientação se os clientes não aparecerem, não é mesmo?

Por isso, preste atenção à próxima dica.

5 – Reforce a divulgação

Seja no mundo digital, seja no presencial, é preciso comunicar suas promoções. Para isso, tenha foco no público que deseja atingir. “A segmentação é fundamental para dar ênfase à campanha e estabelecer um vínculo, uma sinergia com o consumidor. Se for muito abrangente, pouco objetiva, se não abordar todas as informações sobre o evento, ou mesmo ser estruturada numa linguagem errada, provavelmente não trará a conexão desejada com o consumidor”, pontua a professora do Senac.

Em outras palavras, não adianta atirar pra todo lado! Daniel Kalmont recorda o chamado modelo S-T-P (do inglês SegmentationTargetPositioning, ou seja, segmentar, definir o público-alvo e posicionar).

Por exemplo, vamos supor que um restaurante italiano em São Paulo, esteja planejando um menu especial para o Dia dos Pais, com pratos que levam o nome de filmes clássicos, como a macarronada “Poderoso Chefão”. O dono deste estabelecimento quer atrair novos clientes.

Neste caso, é preciso divulgar o menu para moradores da cidade de São Paulo, fãs de filmes clássicos, admiradores da culinária italiana, que provavelmente nunca estiveram no restaurante. Por isso, será preciso ir além dos canais de comunicação convencionais do restaurante, como por exemplo:

  • fechar parcerias com outros comércios do entorno para distribuir panfletos ou cartazes;
  • distribuir cupons promocionais para frequentadores de lojas que sabidamente atendem o público-alvo almejado;
  • E até mesmo recorrendo à campanhas pagas como veremos a seguir.

Use as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são o maior aliado de um empreendimento de alimentação pois geram engajamento, promovem uma melhor comunicação e atraem os clientes, inclusive novos clientes.

Isto porque atingem os seguidores do perfil do negócio, e também novos potenciais clientes através das campanhas pagas. Neste caso, é preciso usar o conhecimento do perfil do consumidor e também qual o objetivo da campanha para segmentar a audiência e promover campanhas mais certeiras.

“As redes sociais devem ter suas ações planejadas e bem estruturadas, com postagens frequentes, regulares. Algumas campanhas com impulsionamento (pagas) e com a participação de influencers também têm dado excelentes resultados”, afirma Adriana.

O professor da ESPM acrescenta que se um cliente de um bar ou restaurante compartilha sua experiência, e ela foi positiva, isso atrai outros consumidores, em geral com perfil similar ao daquele usuário. Cabe ao empreendedor saber aproveitar essa divulgação, por meio de repostagens ou produção de novos conteúdos. “Postagens nas redes atraem novos consumidores ávidos por novidades e por experiências (ainda) inéditas”, destaca Daniel.

Neste post detalhamos como usar as redes sociais para vender mais.

Portanto, se você ainda não se preparou para o Dia dos Pais, corre pois ainda dá tempo. Aproveite a data para divulgar um novo produto ou item no seu cardápio e capriche na divulgação.

Saiba como a Alelo pode ajudar o seu estabelecimento a vender mais neste Dia dos Pais.



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