De uma casa de ração em Santa Rita do Sapucaí, em MG, à rede varejista com 17 unidades e faturamento estimado em R$ 600 milhões por ano. Esta é a trajetória do Supermercado Alvorada, parceiro Alelo do Sul de Minas Gerais.
Vem conhecer este case de sucesso, cheio de inovação. 🙂
Devagar e sempre
Em 1982, a antiga casa de ração do avô começou a ser transformado por três irmãos e um cunhado enquanto os jovens terminavam a faculdade de engenharia. E foi assim, aos poucos, que foi ganhando ares de mercearia.
“Na época só havia um mercado na cidade e pensamos que era hora disso mudar. Existia uma oportunidade ali. Aos poucos fomos incrementando a venda, até que criamos um estabelecimento maior. Foram anos apostando no negócio e crescendo aos poucos.”
Toninho Maglioni, um dos fundadores da rede
E-commerce para reduzir o impacto da pandemia
Para que a loja de número 18 abra as portas em 2023, a rede varejista precisou se reinventar ao longo do caminho. Especialmente nos últimos anos, com os desafios da pandemia.
Com lojas instaladas em pequenas cidades do interior, o e-commerce ainda não estava no radar da empresa porque estar presente nos estabelecimentos comerciais era relativamente simples para os clientes. Mas a pandemia fez tudo mudar rápido.
“Em 40 dias criamos um novo setor e colocamos as vendas online para funcionar em oito cidades. Foi um projeto com muita velocidade e inovação”, conta Fernando Maglioni, que encabeçou a iniciativa.
As vendas pelo e-commerce fizeram a rede se reposicionar e ajudaram os clientes em tempos de isolamento. Agora, Fernando explica que o movimento presencial voltou a ganhar força. “Muitos clientes adotaram um novo hábito e agora fazem as compras híbridas, ora pela internet, ora presencialmente”, explica.
Inovação na estratégia de produtos
Mais do que apostar em grandes transformações, o Supermercados Alvorada também aposta na inovação das coisas simples para se manter em constante crescimento. Com o lema ‘Você conhece! Você confia!’, a rede quer se consolidar como referência em perecíveis.
“Com a chegada massiva dos atacados, nós apostamos no diferencial da proximidade, dos alimentos frescos e produzidos na hora. Por isso, nossas lojas prezam pela conveniência e vizinhança.”
Fernando Maglioni
O esforço da rede está centrado nas áreas de panificação e hortifruti. “Há uma equipe de 80 pessoas em panificação, para garantir tudo fresco. Também temos uma seleção de hortifruti que nos ajuda a aumentar o nível de qualidade dos produtos”, afirma o executivo.
Mesmo com uma previsão de alta de 20% no faturamento, para R$ 600 milhões neste ano, a família, que ainda divide a sociedade da rede, não pára de buscar novas frentes para expandir os negócios. “Ano que vem teremos ao menos uma loja nova e vamos investir em nossos açougues, com cortes frescos e especiais. Também queremos ser referência em carnes”, diz Fernando.
Além disso, as formas de pagamento são outro atrativo. “Notamos os consumidores mais sensíveis a promoções e a pagamentos parcelados. Estamos empenhados em atender essas demandas e seguir inovando sempre”, finaliza Fernando.
Supermercado Alvorada na Campanha Alelei de Carrinho Cheio
Como parceiro Alelo, o Supermercado Alvorada integra a campanha Alelei de Carrinho cheio! De 15/09/22 a 14/12/22, faça compras com seu Alelo (verifique os cartões participantes) e concorra a 10 prêmios mensais de R$3 mil e a 2 grandes prêmios finais de R$10 mil.
Para participar é simples:
- Faça seu cadastro pelo site ou via WhatsApp;
- Compre nas lojas participantes: a cada R$200 em compras com os cartões Alelo você recebe um número da sorte.
Agora é só torcer! Os sorteios acontecerão nos dias: 22/10/22, 26/11/22 e 21/12/22. Os ganhadores serão anunciados nos dias: 04/11/22, 09/12/22 e 04/01/23.
Participe! 🙂
Conheça outros cases de parceiros Alelo: