Você já pensou em organizar aquela viagem com a família, mas olhou para a conta bancária e não soube nem por onde começar? Esse é um exemplo de situação recorrente de muitos brasileiros: a dificuldade em realizar um planejamento financeiro.
Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), oito em cada dez brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais.
Ainda de acordo com os dados, os brasileiros não guardam dinheiro e tampouco planejam o próprio futuro. A falta de disciplina foi citada por 39% como maior dificuldade na hora de planejar gastos.
No entanto, esse processo não precisa ser tão difícil e muito menos restritivo. Dá uma olhadinha nas dicas que a gente preparou para você construir uma boa relação com o dinheiro!
O que é planejamento financeiro?
Fazer o planejamento financeiro pessoal nada mais é do que organizar e controlar tudo que envolve o seu dinheiro. Para isso, é necessário entender como funcionam os seus gastos e as suas receitas.
Com essas informações em mãos, você pode tomar as melhores decisões sobre finanças, traçar metas e realizar sonhos. Dessa forma, fica mais fácil fugir de apertos e não se envolver em dívidas intermináveis.
Qual a importância do planejamento financeiro?
Já aconteceu de você esquecer de pagar uma conta e quando percebeu, a dívida tinha se tornado bem maior do que o valor inicial? Ou então, foi comprar um presente, mas ao chegar o fim do mês percebeu que não deveria ter gasto aquele valor?
Essas são algumas das situações que a falta de um planejamento financeiro pode provocar. Afinal, alguns gastos pequenos quando acumulados provocam um grande impacto na saúde financeira se não houver organização.
Outras vantagens são:
- Segurança e estabilidade financeira;
- Redução de gastos desnecessários;
- Diminuição das dívidas;
É importante ressaltar que o controle das finanças vai muito além do planejamento. É necessário ter disciplina e foco para executá-lo e colher todos os benefícios.
Como fazer um planejamento financeiro?
Antes de iniciar o planejamento, você precisa entender qual é a sua atual situação financeira, o quanto você recebe e quais são as despesas mais importantes. Afinal, não dá para realizar sonhos sem conhecer o próprio bolso, não é?
Ter uma previsibilidade de receita e das despesas é um ponto fundamental para alavancar as finanças. Com um simples cálculo de subtração é possível verificar se as contas batem e se o dinheiro é o suficiente para arcar com os gastos e ainda sobrar.
Uma maneira de se organizar é anotar com frequência todas as entradas e saídas. Dessa forma, você saberá se será necessário fazer restrições ou buscar uma fonte de renda extra.
Confira outros passos importantes para elaborar o seu planejamento.
Adeque o seu padrão de vida
Não existe nada mais custoso do que viver uma vida com gastos acima do que você pode realmente pagar. Por isso, após analisar todos os seus gastos e receitas, você deve identificar o que é possível manter sem que afete drasticamente o seu bolso. Essa reflexão te ajudará a reduzir o seu custo de vida e consequentemente ter uma melhor saúde financeira.
Defina prioridades
Lembra que falamos que não é necessário adotar uma postura tão restritiva? Com um bom planejamento financeiro, você consegue comprar o que deseja, só que não na hora que estava esperando.
Para fazer compras de maneira mais consciente, é preciso estabelecer metas, ou seja, definir o que você quer adquirir em um determinado intervalo de tempo. Assim, saberá o quanto será necessário economizar.
Para quem tem dificuldades em manter a disciplina, a definição de prioridades pode servir como um bom incentivo para manter o controle financeiro.
Poupe
Para alcançar os seus objetivos, é preciso guardar uma parte da sua renda de cada mês. Com isso, você também cria uma reserva financeira para lidar com emergências e evita situações mais drásticas, como recorrer a empréstimos.
Caso o orçamento esteja comprometido e não seja possível guardar nenhuma quantia, volte a analisar as despesas e veja onde é possível economizar. Outra opção é procurar formas de aumentar a receita.
Erros que devem ser evitados
Agora que você sabe o que tem que fazer, aqui vão umas dicas do que NÃO fazer. Um dos principais erros ao elaborar o planejamento é subestimar os gastos.
Se em todos os meses a sua conta não fecha, não está havendo uma boa previsão de gastos. Geralmente, o uso do cartão de crédito de forma não controlada provoca esse tipo de situação.
Outro erro comum é não acompanhar os gastos. Às vezes, pode ter dinheiro indo embora sem nem passar pelos seus olhos. Uma planilha ou um aplicativo pode te ajudar a dar conta desse trabalho.
E não se esqueça de poupar e criar uma reserva financeira. Inclusive, é possível investir e fazer esse valor render para alavancar as finanças.
Antecipe o saque-aniversário do FGTS
Chegou à conclusão que precisa de um dinheiro extra após analisar a sua planilha de gastos? Então saiba como antecipar o saque-aniversário do FGTS.
O saque-aniversário é quando um trabalhador saca parte do dinheiro depositado na conta do FGTS, no mês do aniversário, de forma totalmente opcional. Todo trabalhador que tem conta vinculada ao FGTS tem direito ao benefício.
No entanto, não é necessário esperar pelo mês de aniversário para antecipar o saque de forma rápida e segura! A Alelo e a Digio podem te ajudar a adiantar sete parcelas do seu benefício. Basta fazer a solicitação no app Meu Alelo.
Qualquer dúvida, mande uma mensagem para a Digio no WhatsApp.
Preparado? Então comece o seu planejamento financeiro e não fique mais sem dinheiro no bolso.