Você é um HRBP ou conta com essa posição na empresa? Então vem com a gente conferir quais as principais mudanças e tendências para os BPs nos próximos anos!

No Brasil, os Human Resources Business Partner estão inseridos nas organizações há cerca de três décadas, mas desde então, muita coisa mudou!

Entre os maiores agentes de mudança está a tecnologia, em especial as soluções de Inteligência Artificial, que cada vez mais, fazem parte do dia a dia dos negócios.

Mas o que muda para a posição nos próximos anos?

O HRBP de hoje

Muitos Business Partners se definem conforme a própria tradução do termo indica, parceiros do negócio. Mas, estrategicamente, eles são muito mais do que isso!

Os BPs são o elo entre diferentes áreas, times e lideranças, atuando para conectar e, até mesmo, mediar a interação entre diferentes partes do negócio.

Tudo isso tem um objetivo específico, auxiliar na tomada de decisões críticas, garantindo mais assertividade e alinhamento estratégico.

Mas para que o “parceiro do negócio” consiga desempenhar seu papel, algumas características são indispensáveis, como:

  1. Visão sistêmica e estratégica: que consiste na capacidade de compreender todas as frentes do negócio, antecipando necessidades e alinhando estratégias de RH aos objetivos organizacionais.
  2. Habilidades analíticas: domínio de técnicas e métricas-chave para realizar a análise de dados e people analytics, para que todas as decisões sejam tomadas baseadas em evidências, além de identificar tendências relevantes do mercado.
  3. Domínio de competências relacionadas à comunicação: para desempenhar a função de vínculo entre diferentes frentes do negócio, garantir uma troca de informações sem ruídos, se expressar de forma clara e eficaz, é indispensável.
  4. Gerenciamento de emoções: seja dos sentimentos individuais ou de outros colaboradores, para um HRBP é fundamental ter inteligência emocional para mediar conflitos e construir relacionamentos sólidos, de forma racional e assertiva.
  5. Influência: para atuar como parceiros do negócio, os BPs precisam inspirar, orientar e ter a capacidade de influenciar positivamente equipes e líderes, em prol de uma visão sistêmica e estratégica.
  6. Criticidade: dominar habilidades de identificação de desafios, análise de situações complexas, visualizar as situações a partir de diferentes perspectivas e conseguir propor soluções inovadoras e eficazes também é um dos principais papéis dessa pessoa dentro da empresa.
  7. Flexibilidade: afinal, o mercado de trabalho está em constante evolução, assim como as necessidades dos times e das empresas, por isso, para se ajustar rapidamente a novos cenários e liderar processos de transformação organizacional, ter um perfil adaptável e dinâmico é mais uma das características indispensáveis de um BP.
  8. Conhecimento técnico: domínio das melhores práticas e tendências em gestão de pessoas, incluindo recrutamento, desenvolvimento de talentos e engajamento interno.
  9. Orientação para resultados: foco em entregar valor tangível para o negócio, alinhando as iniciativas de RH aos objetivos a médio e longo prazo da organização.

O business partner do futuro

O HRBP do futuro será um profissional multifacetado, capaz de navegar pelos mais diversos desafios do ambiente corporativo. 

Esse perfil se torna cada vez mais requisitado porque, para os próximos anos, ele deverá ir além das práticas tradicionais de RH, demonstrando proficiência em temas, como: ESG, governança corporativa e Inteligência Artificial

Vale lembrar, que este profissional não deve desempenhar um papel de líder, mas de alguém com perfil técnico e estrategista e, alguns dos escopos que devem despontar para os BPs com mais força são:

  • Saber utilizar dados e adotar a IA como auxílio para prever tendências de turnover e implementar estratégias de retenção eficazes; 
  • Atuar como promotor da transformação digital, mediando os limites da tecnologia e até onde ela é capaz de atender as necessidades humanas e operacionais da organização; 
  • Criar um valor tangível para o negócio, traduzindo iniciativas de bem-estar, diversidade e sustentabilidade em resultados mensuráveis. 

Para isso, o HRBP precisará de uma mentalidade de aprendizado contínuo, também conhecido como lifelong learning, para conseguir se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, antecipar as necessidades futuras dos colaboradores e manter a empresa à frente.

Aline Copesky, especialista em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Liderança e Gerente de Gente e Gestão da Consultoria KM
Aline Copesky, especialista em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Liderança e Gerente de Gente e Gestão da Consultoria KM

O que dizem os especialistas?

Em constante evolução, essa posição exige uma rápida adaptação às mudanças no cenário corporativo, amplo conhecimento do negócio e um bom relacionamento com todas as áreas e equipes, mas não é só isso! 

Para a Especialista em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Liderança e Gerente de Gente e Gestão da Consultoria KM, Aline Copesky, “o BP é peça-chave na implementação de tecnologias que aumentam a produtividade e melhoram a experiência do profissional”.

Segundo ela, também é tarefa do Business Partner, gerar insights baseados em dados sobre desempenho, clima organizacional e retenção de talentos. 

Tarefa que não era possível no passado, quando as empresas corriam mais riscos de acabar caindo em achismos ou visões subjetivas, fatores responsáveis por gerar impactos negativos e dificultar a alavancagem dos negócios e da carreira dos profissionais.

O que é um HRBP do futuro?

Na realidade, quando falamos sobre o futuro, já o consideramos como o contexto atual, porque muito além de um espaço de tempo, essa palavra é ideal para definir a realidade do mercado: dinâmico, tecnológico e com dados cada vez mais acessíveis.

E neste contexto, a especialista explica que algumas competências-chave serão cada vez mais requisitadas dos HRBPs, como:

  • Visão estratégica com foco em resultados;
  • Capacidade de trabalhar com dados e tecnologia; 
  • Habilidades interpessoais e de comunicação;
  • Conhecimento aprofundado sobre legislação e tendências do mercado de trabalho;
  • Capacidade de gerir crises e promover mudanças.

Por que ele será cada vez mais requisitado?

Aline explica que o HRBP desempenha um papel importantíssimo como ponto de apoio para líderes e equipes. 

Porque é tarefa deste profissional atuar na mediação e resolução de conflitos, além de alinhar expectativas e metas organizacionais. 

O Business Partner também exerce uma influência significativa em decisões que equilibram as necessidades do negócio ao bem-estar dos colaboradores. 

Como parceiro estratégico da liderança, ele auxilia na resolução de desafios cotidianos e também identifica e implementa ações que promovem um ambiente de trabalho saudável.

Por isso, o HRBP contribui para impulsionar os negócios de maneira sustentável, garantindo que o crescimento da empresa esteja em harmonia com o desenvolvimento e satisfação dos profissionais.

O que é um HRBP do futuro

Como o setor está se reinventando para os próximos anos?

A transformação digital veio tanto para auxiliar os HRBPs quanto para utilizar suas habilidades aplicadas à tecnologia. 

Hoje, por exemplo, existem empresas que oferecem a solução de parceiros do negócio virtuais, a partir de IAs generativas focadas em áreas críticas da empresa. 

Tecnologias como essas vem com a proposta de automatizar tarefas específicas dos BPs, como: 

  • Análises de dados;
  • Geração de recomendações;
  • Criação de analytics a partir de uma interface conversacional inteligente. 

Mas vale lembrar que esses sistemas não substituem o papel do HRBP e da liderança, seu objetivo é potencializar a capacidade de gestão das equipes e atuar como uma ferramenta mais efetiva de administração de pessoas. 

Essas novas soluções demonstram mais uma capacidade que os BPs devem dominar, a capacidade de utilizar IAs, atuando como integradores tecnológicos, alinhando as necessidades humanas e operacionais da organização.

Continue navegando pelo Blog da Alelo e veja outros conteúdos que podem ajudar a sua empresa a lidar com desafios organizacionais e com os colaboradores.

E para uma visão geral sobre desafios e expectativas corporativas, confira nosso conteúdo sobre as prioridades na construção do RH versão 2025.

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