Com o objetivo de orientar os diferentes setores que formam uma empresa e colocá-los dentro da mesma perspectiva do negócio, tem ganhado espaço nas organizações o business partner (parceiro de negócios, em tradução livre).

Esse profissional tem a importante missão de equilibrar as estratégias da corporação com as necessidades dos colaboradores, um desafio constante para a equipe de Recursos Humanos.

Neste conteúdo exclusivo do blog da Alelo, detalhamos como é a atuação do BP (business partner) e como ele pode ajudar a gerar impacto positivo para a empresa. Vamos nessa?

O que é um business partner?

A função de um business partner é atuar como um elo ou mesmo uma espécie de mediador entre diferentes áreas, e colocá-las em alinhamento com as estratégias de negócios. 

É fundamental que o BP esteja atento aos processos da empresa, inclusive com uma visão ampla sobre as particularidades de cada setor.

Esse processo de gestão inteligente está em voga no mundo corporativo desde o início da década de 1980.

Na época, o guru da gestão de pessoas David Ulrich lançou o livro “Human Resource Champions” (Campeões de Recursos Humanos, em tradução livre), no qual ele reflete sobre esse conceito inovador para a época.

Business partner: apoio na definição de estratégias

Coordenador do time de Gente e Transformação e Business Partner da Diretoria Digital, Marketing e Negócios, e de G&T (ou RH) da Alelo, Tiago Velloso Parente explica que seu trabalho e de sua equipe, é ser parceiro das demais áreas no que diz respeito aos temas ligados ao setor de Gente (ou RH).

“Trabalhamos com o objetivo de apoiar os líderes a definirem as melhores estratégias para o impulsionamento de resultados dos times e do negócio. Desse modo, se reforça a cultura e os valores da companhia tanto através da atuação da liderança, quanto da condução dos processos relacionados às pessoas”, explica Tiago. 

Outra função de um business partner dentro das empresas é apoiar a criação de uma cultura organizacional forte e engajadora por meio de ações que reforcem esses valores.

“Assim, provoca-se reflexões a partir de dados que tragam maior clareza sobre onde estão as oportunidades de evolução, apoiando o desdobramento da cultura em todos os processos relacionados à gestão de pessoas”, afirma.  

O que é necessário para ser um business partner?

Entre as habilidades essenciais para ser um bom business partner, Tiago cita as seguintes:

  1. Ter curiosidade intelectual;
  2. Saber solucionar problemas;
  3. Ouvir com atenção e interesse (escuta ativa);
  4. Ter empatia;
  5. Capacidade de enxergar e compreender o todo (visão sistêmica);
  6. Conseguir colocar sua opinião diante dos fatos;
  7. Se posicionar com influência e proatividade;
  8. Reunir poder de argumentação e negociação;
  9. Dominar a análise de dados;
  10. Ter resiliência.

O coordenador do setor explica que está na função há um ano, após ter atuado durante três anos na área de Remuneração. No antigo cargo, pela natureza mais técnica e analítica, não tinha contato constante com outros aspectos da organização.

Sentia a necessidade de estar em um papel que me permitisse respirar mais o negócio, entender o que gera valor nos processos relacionados a pessoas e como podemos atuar para ajudar a mudar o ponteiro de resultados dos times”, explica o coordenador.

Com a ideia de mudar de área, Tiago sinalizou o interesse em atuar nesse papel mais generalista, abraçando a vaga na primeira oportunidade.  

“Hoje, entendendo melhor a atuação do BP, percebo que atuar no setor amplia meus conhecimentos sobre as demais áreas de Gente, sem ter que necessariamente passar por cada uma das áreas técnicas”, acrescenta. 

Ele indica que é preciso sempre estar atualizado em relação ao tema de gestão de pessoas, e isso pode ser feito de diversas maneiras, como: 

  • Aprendizado autodirigido, com a leitura de artigos, pesquisas e conteúdos;
  • Troca de ideias constantes com profissionais de diversas áreas;
  • Participação em fóruns, workshops, congressos e afins; 
  • Formações de curta duração sobre temas específicos relacionados à coordenação de pessoas;
  • Certificações variadas, como segurança psicológica e coaching.

Como o BP se relaciona com os setores da empresa?

O time de business partner está inserido em temas que envolvem toda a organização, uma vez que há sempre desafios relacionados a pessoas e estruturas que geram impacto no negócio.

De acordo com Tiago, em cada diretoria há pelo menos um business partner, o que garante uma imersão maior em toda a cadeia de negócios.

O foco é apoiar estrategicamente os temas relacionados à Gente (RH) e negócios, com construções de pontes entre os setores.

É fundamental que o BP esteja inserido nas pautas das diretorias e tenha trocas constantes com as pessoas, discutindo em conjunto com líderes as estratégias a serem adotadas nos temas relacionados a pessoas”, afirma o colaborador da Alelo.

Tiago Velloso Parente, Business Partner da Diretoria Digital, Mkt e Negócios
Tiago Velloso Parente, Business Partner da Diretoria Digital, Mkt e Negócios e de G&T (ou RH)

Business Partner e o setor de RH

@alelobrasil

Ai gente, fala sério! Tem como não amar o profissional de RH? 😍 Hoje é dia de deixar aquele abraço pra quem sempre cuida da gente, desde a contratação! Então, bora ir marcando os RHs mais amados do Brasil pra comemorar esse dia deles! 💚

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O business partner é considerado um parceiro estratégico do setor de Recursos Humanos

Esse papel de aliado acontece pelo fato do BP desempenhar uma função capital na conexão entre os líderes e os times de gestão de pessoas, muito pelo profundo entendimento desse profissional acerca das operações da empresa. 

Segundo Tiago, as principais responsabilidades de um business partner em relação ao setor de RH, são: 

  • Apoio no ajuste constante das estratégias de RH para responder às mudanças do negócio;
  • Identificação de necessidades relacionadas à gestão de talentos da organização, impulsionando retenção e desenvolvimento de pessoas-chave;
  • Redesenho de estruturas frente aos objetivos estratégicos;
  • Desenvolvimento da liderança, provocando reflexões e impulsionando mudanças de comportamento;
  • Análise de métricas críticas de RH e uso de dados para apoiar tomadas de decisão;
  • Condução de processos de gestão de mudança, apoiando líderes e times, com foco em power skills e competências comportamentais;
  • Desdobramento dos processos de RH nas áreas atendidas, atuando como embaixador da cultura e apoiando a evolução da transformação digital;
  • Interface constante com áreas corporativas de RH, com foco em apoiar o desenvolvimento de programas e produtos à luz da experiência do colaborador e necessidades do negócio;
  • Apoiar o desenvolvimento de um ambiente de segurança psicológica como forma de impulsionar relações de confiança e o desenvolvimento de times de alta performance;
  • Atuar como embaixador dos temas relacionados à Diversidade e Inclusão, impulsionando reflexões e práticas junto aos times e líderes.
A atuação de um business partner

Como medir a atuação de um business partner?

Medir o sucesso do time de business partner pode ser um desafio, pois seu impacto é muitas vezes qualitativo e estratégico.

No entanto, segundo o Tiago, existem algumas maneiras de avaliar os resultados da atuação de um BP: 

1. Baixo índice de Turnover

Palavra utilizada para designar a entrada e saída de funcionários, um alto turnover significa que a organização sofre com uma grande rotatividade nos cargos.

A empresa que alcança a diminuição desse indicador demonstra um ótimo trabalho de gestão, com a valorização dos funcionários e um bom clima organizacional.

2. Engajamento de times

Uma empresa com profissionais engajados e produtivos irá, com certeza, apresentar resultados satisfatórios. 

O engajamento é conseguido por meio de ações, como o exercício de uma liderança eficaz, dar oportunidades de crescimento aos colaboradores e o fornecimento de mecanismos de diálogo

3. Satisfação com a liderança

É importante saber se os colaboradores estão satisfeitos com o tipo de liderança apresentado dentro da organização

Caso o gestor não inspire a sua equipe por meio de oportunidades de aprendizado e crescimento, dificilmente conseguirá mantê-los engajados

4. Avaliação interna sobre os BP’s

Uma maneira mais objetiva de analisar a atuação dos BPs é através de uma pesquisa.

Na Alelo, as equipes de diferentes áreas avaliam o trabalho do business partner através da “Pesquisa de Satisfação BP´s”.

5. Ciclo de Desenvolvimento

O Ciclo de Desenvolvimento é um método de avaliação dos colaboradores. 

Nesse trabalho desenvolvido internamente na Alelo, e que acontece duas vezes por ano, as pessoas são avaliadas pelo seu gestor, seus subordinados e pares, e por 7 pessoas que ela escolhe.  

“Dessa avaliação saem alguns indicadores relacionados ao business partner”, explica Tiago. 

A relação dos benefícios e o engajamento dos colaboradores

Ter uma equipe produtiva e bem alinhada com a visão do negócio é o que todo empresário quer.

Para isso, além do suporte para que o colaborador desempenhe sua função de forma adequada, oferecer benefícios flexíveis é uma ótima maneira de garantir a sua satisfação e engajamento.

Isso porque, quando alinhado ao Plano de Cargos e Salários, o pacote de benefícios é uma importante ferramenta nas mãos do BP e de toda a liderança, para a manutenção do clima organizacional e consequentemente, a redução do turnover.

Seja um parceiro Alelo e cuide do bem mais precioso da sua empresa: as pessoas.

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