A presença digital é cada vez mais indispensável para estabelecimentos comerciais que desejam crescer e se destacar no mercado.
Segundo o E-commerce Trends 2025, 88% dos consumidores brasileiros compram online pelo menos uma vez por mês, enquanto metade pretende aumentar a frequência de compras digitais nos próximos 12 meses.
O Sebrae do Rio Grande do Sul divulgou um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que aponta que “o e-commerce no Brasil segue em crescimento, com 11,5% de participação no varejo e mais de 108 milhões de compradores ativos”.
Esses dados apontam que o ambiente digital é competitivo e oferece oportunidades concretas para quem investe em estratégias baseadas em dados e práticas validadas.
A gente vai te mostrar um passo a passo atualizado sobre como transformar sua presença online em vendas reais. Bora lá?
Construa sua presença digital e divulgue seu negócio
Para se destacar no ambiente digital, é fundamental entender onde seu público está e como ele prefere interagir com sua marca.
Com planejamento e as ferramentas certas, seu estabelecimento pode ganhar visibilidade e conquistar clientes fiéis de forma eficiente. Veja mais.
1. Conheça seu público e defina objetivos claros
Tudo começa por entender quem é o seu cliente e o que você quer alcançar: atrair mais pessoas para o ponto físico? Aumentar o ticket médio? Fidelizar? Suas ações digitais devem ser desenhadas a partir dessas metas.
O primeiro ponto é entender de verdade quem é o seu consumidor de verdade, o que ele busca e onde. O público online é diverso, com destaque para a região Sudeste (46%) e uma divisão equilibrada entre homens (48%) e mulheres (52%).
Definir objetivos, como aumentar vendas, fidelizar clientes ou ampliar reconhecimento de marca, é essencial para direcionar as ações de marketing digital.
Crie seu Google Perfil
Imagine que você está procurando por um restaurante para almoçar ou jantar. Provavelmente, o primeiro lugar que você vai ver são as opções é o Google. E os números confirmam isso. Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2025, 58% dos consumidores brasileiros começam sua busca por produtos ou serviços no Google.
Por isso, ter um Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio) atualizado é essencial para ser encontrado, especialmente nas buscas locais. Isso inclui endereço, horário de funcionamento, telefone, fotos e avaliações.
Esse é um dos primeiros passos para, por exemplo, aumentar a presença digital do seu restaurante e aparecer quando o cliente procurar opções na região.
Tenha um site funcional e responsivo
Sites e lojas virtuais são os canais preferidos para compras online (65%), seguidos de marketplaces (60%) e aplicativos das próprias lojas (54%).
Mais de 70% dos consumidores preferem comprar pelo celular, o que exige que o site seja responsivo, rápido e fácil de navegar em dispositivos móveis.
Mesmo que simples, um site com informações claras e otimizadas para dispositivos móveis melhora sua credibilidade.
Se quiser entender mais sobre digitalização de negócios, veja este conteúdo da Alelo sobre tecnologia a favor dos restaurantes.

2. Marque presença nas redes sociais certas
As redes sociais são fundamentais para pesquisa e decisão de compra: 66% dos consumidores pesquisam produtos nessas plataformas antes de comprar.
O Instagram lidera como principal canal de pesquisa de produtos (72%), seguido por YouTube (47%) e Facebook (38%).
“Hoje em dia, todo mundo precisa estar numa rede social. As pessoas buscam ideias, referências e indicações nas redes, que servem para chamar a atenção de novos usuários e despertar neles intenção e desejo ao ver que o espaço é instagramável, por exemplo”, afirma João Finamor, professor de marketing digital do Prime MBA ESPM, em Porto Alegre (RS).
Por isso, não basta postar: é preciso construir relacionamento, mostrar bastidores, responder comentários e ser útil.
Para te apoiar nesse processo, recomendamos o guia da Alelo sobre como usar as redes sociais para vender mais, que traz exemplos de conteúdo e boas práticas para ECs.
Use anúncios com segmentação
Campanhas pagas ainda são eficientes. Contudo, é importante utilizar recursos como o “click-to-chat” do WhatsApp para iniciar conversas diretas e converter mais.
“O grande diferencial desse tipo de anúncio é que ele […] é uma maneira poderosa de conectar instantaneamente o usuário impactado pelo anúncio com a empresa anunciante. Isso significa uma oportunidade de comunicar ofertas atrativas que capturam a atenção dos consumidores e os incentivam a agir imediatamente”, revela o E-commerce Trends 2025.
3. Invista em conteúdo relevante e reputação
Criar conteúdos úteis, como dicas, curiosidades ou receitas, é uma forma de se destacar nas redes.
Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores confiam nas avaliações de outros clientes e 70% afirmam que elas influenciam a decisão de compra.
Você pode usar esse espaço para mostrar o que torna seu estabelecimento comercial único. Veja, por exemplo, este texto sobre como montar um cardápio que valoriza a especialidade da casa.
Estimule avaliações
Sete em cada dez consumidores afirmam que avaliações influenciam diretamente suas decisões de compra. Comentários e reviews são considerados “muito úteis” por 56% dos entrevistados.
Sendo assim, incentive seus clientes a avaliarem seu negócio. Avaliações positivas são prova social e melhoram seu ranqueamento nas buscas. E não se esqueça: responder críticas de forma educada também constrói uma imagem confiável.
Para aprofundar o tema, a gente tem um material bem legal sobre “Como aumentar a presença digital do seu restaurante”.
4. Dê atenção ao atendimento e à experiência
A experiência de compra começa no primeiro clique. Segundo o estudo, 34% dos consumidores preferem ser atendidos por WhatsApp, empatando com o chat online. Agilidade e conveniência no processo de compra são decisivos para a fidelização.
O atendimento rápido, personalizado e multicanal faz diferença na experiência do consumidor.
Em um restaurante, lanchonete ou cafeteria, por exemplo, a possibilidade de utilizar um cardápio via QRCode pode agilizar o atendimento e melhorar a experiência de compra do cliente.
Essas versões digitais permitem atualizações em tempo real, inclusão de fotos, novas ofertas, mudança de preço, descrições detalhadas dos pratos, recomendações de harmonização e atualização sempre que houver necessidade.
Como não há a utilização do papel impresso, o cardápio digital também é sustentável, o que é outro ponto positivo aos olhos da clientela.
O catálogo é uma ferramenta gratuita do WhatsApp Business que permite a exposição de produtos diretamente no aplicativo, que atualmente é o canal de comunicação mais utilizado no Brasil.
Um outro ponto relevante são as políticas de devolução, que devem ser claras, com informações detalhadas sobre os produtos. Isso aumenta a confiança e reduz as objeções.
Para otimizar vendas e atendimento, utilize a opção de catálogo do WhatsApp, como detalhado em “Otimize suas vendas e atendimento com a opção de catálogo do WhatsApp”.
Automatize respostas, ofereça compra com 1 clique e garanta um atendimento claro e eficiente. Quer saber mais? Leia também: Importância da tecnologia no atendimento dos restaurantes.

5. Ofereça algumas opções de pagamento para o cliente
A forma de pagamento, de acordo com o estudo E-commerce Trends 2025, influencia 35% dos consumidores na hora de realizar uma compra pela internet.
O cartão de crédito parcelado é o meio de pagamento mais utilizado (52%), seguido pelo Pix (24%).
Diversifique as opções de pagamento e garanta transações seguras. Certificados de segurança e políticas claras de privacidade reduzem o abandono de carrinho por medo de fraude, algo que já fez 91% dos consumidores desistirem de uma compra online.
6. Monitore reputação e segurança
A reputação online é fundamental: 63% dos consumidores evitam lojas sem avaliações e 58% desconfiam de sites com visual pouco profissional.
Manter presença ativa nas redes, responder dúvidas e investir em design profissional são práticas que transmitem credibilidade.
A tecnologia também pode aprimorar o atendimento, como mostra este nosso texto “Para servir bem: a importância da tecnologia no atendimento dos restaurantes”.
Acompanhe os dados e a partir deles responda algumas questões: “Quais postagens performam melhor?”, “Quais produtos têm mais cliques?”. Use o Google Analytics, ferramentas das redes sociais e feedback direto dos clientes para refinar sua comunicação.
Lembre-se: presença digital não é algo que se constrói de uma vez. É um processo contínuo de ajuste e evolução.
Checklist para fortalecer sua presença digital
Veja o que não pode faltar para construir uma presença digital forte:
- Site responsivo e seguro, com informações claras e fotos de qualidade;
- Presença ativa nas principais redes sociais e marketplaces;
- Incentivo a avaliações e reviews dos clientes;
- Diversificação dos meios de pagamento, incluindo Pix e carteiras digitais;
- Atendimento multicanal eficiente e personalizado;
- Políticas transparentes de devolução, troca e privacidade;
- Monitoramento constante da reputação online e resposta rápida às dúvidas e reclamações.
Comece com o que você tem e construa sua comunicação digital
O e-commerce brasileiro segue em expansão, com consumidores cada vez mais conectados e exigentes.
Para se destacar, estabelecimentos comerciais precisam investir em canais próprios, redes sociais, atendimento eficiente e segurança, sempre baseando suas decisões em dados e nas expectativas do público.
Aproveite as tendências de 2025 e posicione seu negócio para crescer, fidelizar clientes e aumentar vendas no ambiente digital.
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