O seu estabelecimento está alinhado às preferências de compra das novas gerações?
Com pessoas nascidas a partir de 1997, as Geração Z e Alpha representam uma parcela significativa da população economicamente ativa.
E, como previsto, elas estão redefinindo o cenário do consumo, priorizando marcas que se alinham aos seus valores, oferecem experiências personalizadas e adotam práticas sustentáveis.
Seu negócio está preparado para atendê-las? Vem com a gente descobrir!
Por que a forma de consumir está mudando?
Uma combinação de fatores tecnológicos, sociais e geracionais tem mudado a forma de consumir. A ascensão da Geração Z, como uma força dominante no mercado, tem sido um catalisador dessa mudança
Nativos digitais, eles iniciaram o movimento de redefinição de padrões de compra, com uma preferência marcante por experiências digitais e mais autenticidade.
Um estudo da YPulse revelou que apenas 46% dos jovens entre 18 e 24 anos iniciam suas buscas no Google, enquanto 21% preferem o TikTok para encontrar informações.
Essa mudança reflete uma tendência mais ampla de integração entre entretenimento e consumo, em que plataformas de mídia social não são apenas para passar o tempo, mas desempenham um papel informativo importante.
As redes sociais são apenas a ponta do iceberg
A crescente preocupação com sustentabilidade e responsabilidade social também é outro fator que está moldando as decisões de compra!
Hoje, mais de 70% dos consumidores da Geração Z estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos ecologicamente responsáveis.
Essas mudanças reforçam a necessidade de empresas, sejam elas estabelecimentos comerciais, grandes marcas, prestadoras de serviço ou varejistas, a inovar, com estratégias omnichannel, produção de conteúdo e atendimento diferenciado.
Por que isso acontece?
A Geração Z e a Geração Alpha são conhecidas por buscarem conexões mais autênticas, mas esse comportamento também pode ser observado em Millenials (nascidos entre 1981 e 1996), por isso, eles estão mais dispostas a investir em produtos ou serviços que demonstrem um propósito e impactos positivos no mundo.
É por esse motivo que ações como a da empresa de copos Stanley, que presenteou uma consumidora que perdeu o carro após um incêndio, mas que mostrou a garrafa da marca intacta e com gelo dentro, no painel do veículo, funcionam tão bem.
A grande questão para essas pessoas é: consumir bens e serviços que representam algo maior que a compra em si, mas que fazem parte de um movimento, ideal, nicho ou que compartilham valores em comum.
E neste quesito, precisamos dar ênfase à Geração Alpha, que está crescendo totalmente imersa na tecnologia e que, por isso, valoriza ainda mais a inovação e a praticidade na hora de consumir.
Como garantir a fidelização ao seu estabelecimento?
Para conquistar e manter a preferência dessas novas gerações pelo seu estabelecimento, é necessário adotar algumas práticas que atendam às necessidades e padrão de comportamento delas.
Então, que tal pensar em estratégias para simplificar ou otimizar a experiência de compra?
Isso inclui investir em digitalização do atendimento, como pagamentos por aplicativos ou aproximação, no caso do PDV, programas de fidelidade e presença ativa nas redes sociais (sim, fazer vídeos divulgando ou apresentando produtos, pode ser um diferencial).
Além disso, práticas de sustentabilidade como a oferta de ecopontos, recipientes para descarte de óleo e outros materiais também podem melhorar a imagem do seu negócio para essas pessoas.
E claro, sempre acompanhar as tendências de consumo e antecipar as necessidades desses novos públicos também pode ser um caminho para posicionar o seu estabelecimento de forma estratégica para conquistar a fidelidade desses clientes.
Comece pelo simples no seu estabelecimento
Para atender e atrair as novas gerações, é essencial otimizar o atendimento digital e oferecer soluções rápidas e assertivas.
Aqui estão algumas dicas práticas para implementar essa estratégia:
Otimize o WhatsApp Business
- Configure um perfil completo e profissional, incluindo descrição da empresa, horário de atendimento e endereço;
- Utilize respostas rápidas para perguntas frequentes;
- Mantenha um catálogo atualizado de produtos ou serviços;
- Implemente chatbots para responder a dúvidas básicas de forma instantânea, oferecendo atendimento 24/7.
Aprimore a presença do seu estabelecimento nas redes sociais
- Adote uma linguagem informal e descontraída, alinhada com seu público-alvo;
- Crie conteúdos personalizados que reflitam a identidade da sua audiência;
- Responda rapidamente aos comentários e às mensagens (68% dos consumidores apreciam respostas rápidas);
- Utilize recursos interativos como: enquetes, stories e lives para engajar seu público.
Maximize sua visibilidade online
- Mantenha as informações do seu negócio atualizadas no Google Meu Negócio;
- Inclua fotos, horários de funcionamento e respostas a perguntas frequentes;
- Incentive avaliações positivas de clientes satisfeitos.
Ofereça um atendimento humanizado
- Treine sua equipe para fornecer um atendimento personalizado e empático;
- 73% dos consumidores afirmam que atendentes amigáveis tornam a experiência memorável;
- Esteja preparado para trocar o atendimento automatizado para o humano quando necessário.
Invista em soluções tecnológicas
- Implemente chatbots inteligentes em seu site e plataformas de mensagens;
- Utilize ferramentas de CRM para gerenciar interações com clientes de forma eficiente;
- Considere o uso de inteligência artificial para personalizar recomendações e ofertas.
Posicionar seu negócio para atender às expectativas das novas gerações, oferecendo uma experiência de atendimento ágil, personalizada e alinhada aos hábitos digitais é um diferencial de extrema relevância.
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