O espírito empreendedor deve estar tanto no próprio dono como nos seus colaboradores

Você estudou o negócio, o perfil do cliente, adquiriu um bom ponto de venda, investiu nas melhores mercadorias e abriu o seu negócio. Agora é só esperar e trabalhar muito que o sucesso certamente chegará, certo? Errado. Entenda no blog da Alelo!

Ser dono do próprio negócio exige muito mais e entre as exigências está o comportamento empreendedor. Em outras palavras, não basta ser o dono do negócio é preciso agir como tal.  Segundo Patrícia Fadini, vice-presidente e sócia da consultoria De Bernt Entschev Human Capital, não raro, ao abrir uma empresa ou um estabelecimento, muitas pessoas adotam a postura de um empregado. Ou seja, quer ter um horário definido de entrada e saída, tratar e ser tratado pelos funcionários como um “camarada” e muitos acreditam ainda que nem precisam aparecer no local, podendo delegar todas as atividades.

Entretanto, para ter sucesso, é preciso agir exatamente de maneira contrária ao que foi descrito acima.  Ser empreendedor exige sede de conhecimento, envolvimento genuíno com o negócio, participando da maior parte possível dos processos. É preciso ainda saber a hora certa de dar broncas, ensinar e elogiar a equipe, conforme o alcance ou não dos resultados esperados.

“O dono é quem inspira seus colaboradores e trata diretamente com fornecedores e parceiros. Portanto, é preciso ter postura adequada. Caso contrário, corre-se o risco de não ter o sucesso esperado e de haver até problemas com os funcionários”, explica Patrícia.

Domine o seu negócio

Se para ter uma carreira bem-sucedida é preciso investir em atualização constante, ao se tornar dono do próprio estabelecimento, dominar a área de atuação torna-se essencial. Assim, atualize-se sempre, faça cursos, participe de workshops, feiras e congressos e não se esqueça de estudar a concorrência, eles têm muito a ensinar.

O mesmo conselho vale para a equipe. Portanto, invista na qualificação profissional dos seus funcionários.  Ao participar de palestras e workshops, por exemplo, procure sempre levar um colaborador com você. Além disso, tente incluir cursos como parte do plano de benefícios da empresa, ou como recompensa por bons resultados atingidos. Não tem condições ainda de oferecer cursos aos seus funcionários? Sem problemas, incentive que eles procurem essa capacitação por conta própria e ofereça, se possível, horários mais flexíveis, por exemplo.

Mantenha o espírito inovador

Empresas de sucesso costumam ter donos que não se limitam a fazer apenas o essencial. Eles se arriscam e estão sempre buscando maneiras de fazer o negócio prosperar. Assim, para manter o espírito inovador, procure observar tudo o que acontece ao seu redor, além de estar sempre disposto a ouvir o que clientes e funcionários têm a dizer. Tais atitudes, ressalta Patrícia, ajudam a identificar possíveis oportunidades de negócios, ou mesmo melhorias de processos, o que também é inovar.

Ainda assim, observa a profissional, é preciso manter a resiliência, pois haverá obstáculos no caminho e será necessário saber lidar com eles.  Em outras palavras, saiba que é importante agir de maneira positiva, diante de eventuais desafios, procurando sempre uma forma de promover as mudanças necessárias para que o seu negócio continue competitivo.

Vale lembrar que resiliência e inovação não são características que devem estar presentes apenas no dono do negócio, é ideal que a equipe também partilhe de tais características. Para isso, porém, é importante não ridicularizar as ideias dos colaboradores, por mais que elas não possam ser aplicadas naquele momento, pois isso pode desmotivar o funcionário e fazer com que ele não compartilhe mais soluções, mesmo quando estas forem viáveis.  Além disso, como já foi dito anteriormente, vale incentivar e investir na capacitação da equipe, pois o conhecimento facilita o surgimento de boas ideias, tanto para inovar, como para resolver problemas.

Atenção ao contratar

Quem empreende sabe que o colaborador é a imagem da sua empresa. Portanto, é preciso saber contratar. Aqui, a sua postura de dono será é essencial. Não faltarão amigos e parentes pedindo uma oportunidade para aquele sobrinho que acabou de se formar, ou para a vizinha que perdeu o emprego. Não se deixe levar pelas emoções! Procure as pessoas ideais para o seu negócio, com qualificação adequada, vontade de aprender e crescer com a empresa, pois tão importante quanto agir como dono é ter funcionários que também ajam assim.

“É importante que os colaboradores também tenham atitude de dono e projetem seu próprio futuro alinhado com o crescimento da empresa. Dessa forma, prefira contratar pessoas que se interessem pela empresa, por todas as áreas do estabelecimento, e não só a sua área de atuação, que tenha olhar curioso, vontade de estudar e crescer. Além disso, procure remunerar por metas, faça o seu funcionário entender que se a empresa cresce, ele cresce, os resultados serão mais positivos”, diz Patrícia.

Aumento nos lucros

Ainda não está convencido de que agir como dono vai além de abrir o próprio estabelecimento e que motivar os funcionários a agirem como se o negócio também fosse deles é essencial para os negócios? Pois saiba que quando isso acontece há um aumento de cerca de 30% nos lucros, segundo dados da consultoria de recursos humanos Towers Watson. Portanto, se ainda não age assim, que tal mudar de atitude e começar a colher os frutos?

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