Todo mundo conhece algum atleta de final de semana, não é mesmo? Durante a semana, nada de exercício físico, mas quando chega o fim de semana, quer tirar o atraso e exagera na dose. Se identificou?
Uma pesquisa feita pela Alelo, em parceria com o Ibope, que ouviu pouco mais de dois mil (2.131) trabalhadores brasileiros de diversas regiões do país, mostrou que 19% dos entrevistados praticam esportes coletivos, sendo que 42% deles se exercitam somente uma vez na semana. Ao contrário do que muita gente pensa, praticar atividade física com essa frequência não é a maneira mais adequada de se manter ativo.
“A regularidade da atividade física é o grande segredo para trazer os benefícios desejados. É claro que se exercitar um pouco é melhor do que não fazer nada, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, já que esta baixa frequência pode aumentar a chance de dores, lesões ou outros desconfortos, durante e após as atividades”, alerta Márcio Atalla, embaixador do nosso movimento.
Para você ter uma ideia, pessoas que vivem do esporte, além de treinarem sua modalidade, também praticam exercícios para o fortalecimento muscular e melhor condicionamento físico. E mesmo assim, vire e mexe, esses profissionais se machucam e precisam ficar um tempo de molho.
Além do intenso treinamento, esses caras passam por baterias de exames rotineiramente para avaliar se está tudo bem com sua saúde. O que geralmente não ocorre com os atletas de finais de semana, que acabam ignorando os riscos da prática de exercício físico esporádico e não tomam as devidas precauções.
Mas, calma! Você não precisa deixar de lado seu esporte de final de semana! Muito pelo contrário, como explica Marcio Atalla.
“O ideal é que você inclua mais atividades durante a semana. Investir no fortalecimento muscular e no condicionamento físico te trará mais saúde e melhor preparo para os encontros esportivos do final de semana”.
Então, que tal chamar os amigos da pelada de domingo para correr, andar de bicicleta no parque ou se matricular na academia? Não se esqueça que fazer um check up para saber se a saúde está em dia também é indispensável.
Com tudo isso em ordem, continue em busca do título de craque da semana e não deixe a bola cair. Estamos na torcida!