Você conhece todos os benefícios do ferro para o corpo?

O ferro é um mineral essencial, pois ele aumenta o transporte de oxigênio e o auxilia as funções básicas do organismo, dando mais força e energia ao corpo. Atua na manutenção do sistema imunológico, além de beneficiar nossa pele, produzindo colágeno e elastina.

Sua deficiência em nosso organismo pode causar diversos problemas listados a seguir.

Quais os sintomas que a falta de ferro pode causar?

Sua deficiência em nosso organismo pode causar diversos problemas, como anemia, baixa imunidade, queda de cabelos, fadiga, tontura e sonolência. Por isso, é sempre importante ter uma dieta balanceada, aliada a consultas regulares ao médico.

E quais são os principais alimentos ricos em ferro?

  1. Carnes vermelhas

Deve ser incluso com moderação em sua dieta. No geral, cada 100g possui 5mg de ferro.

  1. Beterraba

Essa raiz possui diversos benefícios, fazendo muito bem para o coração e os ossos. Em 100g da beterraba crua, se encontra cerca de 2,5mg de ferro.

  1. Cereais

Dependendo do cereal, podemos encontrar até 5mg de ferro a cada 100g. São diversas as opções, como por exemplo a quinoa, aveia e cevada.

  1. Leguminosas

Uma grande variedade de grãos possui ferro em abundância, como o feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha etc. Podem possuir mais de 2mg de ferro a cada 100g, além de serem fontes de proteína e fibras.

  1. Oleaginosas

Ricas em proteínas e gorduras boas, as oleaginosas são ótimas opções de lanche e podem conter até 2,5mg de ferro a cada 100g. Inclua de forma moderada castanha-do-pará, pistache, amêndoas e castanha-de-cajú em sua dieta.

  1. Frutas secas

Figo, uva passa, pêssego e damasco seco farão a diferença em sua alimentação. As frutas secas possuem diversos nutrientes e a cada 100g, podem ter em média 2,5mg de ferro.

  1. Gema de ovo

Em uma gema de ovo são encontrados 1mg de ferro. Ela possui muitos outros benefícios, como vitamina A, D e do complexo B

  1. Peixes

Além de serem uma ótima fonte de ômega 3, possuem uma boa quantidade de ferro. Pode se encontrar 1mg do mineral a cada 100g.

  1. Tofu

Um alimento versátil, o tofu é feito a base de soja e pode ser comido cru, frito ou cozido. Ele possui 5mg de ferro a cada 100g, sendo uma ótima fonte de proteína vegetal.

  1. Vegetais verdes

Folhas e vegetais verdes escuros são fontes de fibras, vitaminas e mineiras. Fortalecem o organismo e a cada 100g tem cerca de 3,6mg de ferro. As opções são variadas, como rúcula, espinafre, agrião, couve e brócolis.

Sabia que existem 2 tipos de ferro?

– Ferro heme: presente na carne vermelha

– Ferro não-heme: presente nos vegetais.

O ferro presente nas carnes é melhor absorvido pelo corpo, e o ferro dos vegetais precisa que você consuma uma fonte de vitamina C para ser melhor absorvido.

E como melhorar a absorção do ferro?

Uma forma de aumentar absorção do ferro é fazer algumas associações em suas refeições, como por exemplo, quando ingerir uma fonte de ferro vegetal, inclua uma laranja como sobremesa ou tempere a salada com limão, assim você estará adicionando a vitamina C ao prato. Essa é uma boa dica para vegetarianos e veganos, que consomem apenas fontes de ferro vegetais.

Evite alimentos com cálcio após o consumo de ferro, pois eles podem reduzir a capacidade de absorção, como uma sobremesa a base de leite, por exemplo.

Para mais informações, consulte sempre um profissional da saúde, como um médico nutrólogo ou um nutricionista. Ele pode te ajudar a montar um cardápio mais equilibrado e te orientar caso precise suplementar o ferro em sua dieta.

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