Férias é tempo de sair da rotina e dicas de retorno ao trabalho são sempre bem-vindas. Você acha que foi só você que dormiu e acordou mais tarde, comeu coisas diferentes, cometeu algumas extravagâncias e deixou a academia de lado? Na verdade, a maioria das pessoas faz isso e, consequentemente, sofre na hora de voltar ao trabalho ou estudo, batendo aquela leve e inevitável depressão pós-férias.

Pensando em como te ajudar a voltar à rotina sem sofrimento, separamos algumas dicas que podem te ajudar e muito a voltar das férias diferente e renovado. Preparado? Vem conferir!

Aceite que o fim das férias chegou

  • Por mais óbvio que seja, o processo de aceitação de que as férias chegaram ao fim é um passo essencial. Lembre-se que os dias de trabalho são importantes para dar ainda mais valor ao período de descanso.

Ajuste seus horários

  • Uma boa dica é tentar voltar aos horários habituais aos poucos. Uma semana antes das suas férias acabarem, tente ir dormir e levantar um pouquinho mais cedo. Aos poucos, você voltará à sua rotina normal e não levará um choque quando precisar voltar aos trabalhos de verdade.

Retome as atividades físicas

  • Se você está totalmente parado, sem praticar nenhuma atividade física, volte a se movimentar. Isso vai te ajudar a retomar a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para começar a se exercitar. Se alongar logo pela manhã é uma maneira eficaz de mandar a preguiça embora.

O Sol continua

  • As férias acabaram, mas o verão ainda não! O calor continua com toda força, por isso, não se esqueça de manter-se hidratado no trabalho. Para facilitar, carregue uma garrafinha de água com você. Melhor ainda se ela for reutilizável e você puder evitar copos de plástico.

Foque nos pontos positivos

  • Para ter mais pique, pense naquilo que mais gosta no seu trabalho. Lembrar dos colegas que vai rever, realizações profissionais e até mesmo dos almoços divertidos podem ter um excelente poder motivacional.

Invista na organização  

  • Aproveite este novo ano para manter a sua mesa de trabalho limpa e organizada. Quando as condições externas são boas, fica mais agradável retomar a rotina. Organizar a agenda também é uma boa medida para visualizar seus compromissos e tarefas, o que ajuda a deixar a cabeça mais tranquila.

Respeite o seu ritmo  

  • Se você tem o perfil mais calmo, não queira voltar ligado no 220v, pois isso pode, até mesmo, prejudicar o seu rendimento. Chegue ao escritório com calma, respire e defina suas prioridades do dia.

Faça pequenas pausas

  • Entre uma tarefa e outra, é importante que você faça rápidos intervalos, seja para tomar um café ou bater um papinho rápido. Essa é uma maneira de relaxar e oxigenar o cérebro e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Estabeleça limites

  • Evite fazer horas extras nos primeiros dias de trabalho. Seu corpo e sua mente ainda não se readaptaram à rotina, o que pode fazer com que esse tempo não seja proveitoso. Calma, você vai conseguir resolver todas as pendências.

Separe o que é urgente  

  • É possível que você encontre a sua caixa de e-mails lotada depois desse tempo afastado. Não se afobe! Dê uma passada geral nas mensagens e resolva primeiro o que é prioridade. Depois, aos poucos, você vai voltando ao ritmo e conseguirá zerar a sua caixa de entrada.

Converse com seu chefe e colegas  

  • Para voltar aos trilhos, é legal ter uma conversa com quem trabalha com você para definir como será o novo ano. Com essa informação em mente, ficará mais fácil saber por onde começar. Novas metas e desafios também te ajudam a manter a motivação.

Faça uma programação divertida fora do trabalho   

  • Além de se atualizar sobre o trabalho, que tal combinar um happy hour com seus colegas na primeira semana? Dessa forma, vocês conseguem relaxar e o dia pode ficar mais leve.

Comece a planejar suas próximas férias  

  • Você acabou de voltar das férias, mas nada te impede de já começar a programar uma viagem para as próximas, né? Que tal pensar em destinos, roteiros e em quanto você precisaria economizar para colocar o plano em prática? Quando temos algo excitante marcado, ficamos mais motivados e felizes.

Lembre-se das coisas boas   

  • Os momentos bons que você teve nas férias podem ser um combustível para os seus dias mais chatos. Lembranças positivas fazem bem para a nossa mente e nos ajuda a lembrar que a vida é divertida.

E aí, pronto para recomeçar? Siga nossas dicas e tenha um ótimo ano!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *