Com tantas comemorações e confraternizações típicas do final do ano, fica difícil manter a dieta, né? Exageros costumam acontecer com mais frequência nesta época, porém devemos nos atentar para não deixar de lado os hábitos saudáveis.

Selecionamos algumas dicas para aproveitar este tempo gostoso de celebrações com responsabilidade e equilíbrio, mas sem deixar de lado a diversão:

Pratique exercícios físicos

Com a agenda lotada entre trabalho e festas, costumamos deixar de lado as atividades físicas. Mas nada de preguiça, hein? Se organize e planeje os horários de treinos previamente. Caso tenha muitas confraternizações durante a noite, procure remanejar os exercícios para manhã ou no horário de almoço, por exemplo. Caso não consiga, você pode tentar treinar aos finais de semana para compensar.

Beba muita água

Essa dica é muito importante para qualquer pessoa: na correria do dia a dia, acabamos esquecendo de se hidratar. A água pode ajudar a desintoxicar o organismo, ainda mais quando consumimos sódio e gordura além do normal.

Se tiver problemas em lembrar, coloque um despertador no celular com um aviso. Esteja sempre com sua garrafinha próxima!

Durma o suficiente

Costumamos ficar até tarde da madrugada em confraternizações, mesmo que elas ocorram durante a semana. Fique atento aos horários, pois dormir menos pode prejudicar sua rotina e sua saúde. Estabeleça sempre um horário para encerrar o dia.

Maneire no álcool

Bebidas alcoólicas estão sempre presentes em festas e encontros, seja do trabalho ou da família. Além de conter grandes quantidades de açúcar, estas bebidas podem causar a famosa ressaca, o que pode prejudicar seu dia e sua saúde.

Para não exagerar, estipule os dias em que pretende beber e intercale o consumo de álcool com água.

Evite refrigerante

Eles não trazem nenhum benefício para sua saúde, ainda podendo influenciar no ganho de peso e aumento dos níveis de açúcar no sangue. Faça uma troca inteligente, prefira sucos integrais e naturais, ou melhor, coma as frutas para aproveitar os benefícios das fibras contidas nelas que se perdem ao bater o suco.

Capriche nas saladas e entradas

Com entradinhas deliciosas e bem elaboradas, a tendência é que você não exagere nos pratos principais da ceia, por exemplo. Invista em saladas e petiscos: inclua folhas, grãos, legumes, castanhas e frutas secas. As fibras aumentam a sensação de saciedade!

Consuma frutas e legumes da época

A qualidade dos alimentos comprados durante a safra é maior, e você ainda pode economizar e se manter saudável. Adicione aos seus pratos algumas frutas, verduras e legumes da época, como por exemplo:
Frutas: abacaxi, ameixa nacional, banana prata, cereja, figo, laranja pera, lichia, limão, romã;

Verduras: alho poró, aspargos, cebolinha, hortelã, rúcula, salsa, salsão;

Legumes: abobrinha brasileira, pimentão, beterraba, cenoura, tomate.

Curtiu nossas dicas e se interessou pelo assunto?

Tem mais matérias no blog que você pode gostar, confira também:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.