Gestão

Cinco formas de organizar o fluxo de caixa da sua empresa usando a tecnologia

0

A tecnologia pode ser uma importante aliada para garantir assertividade e agilidade no dia a dia de uma empresa. Com equipes cada vez mais enxutas e um volume de tarefas maior para cada funcionário, é fundamental encontrar meios de tornar os processos mais eficientes. Por isso, a seguir listamos cinco formas para inserir a tecnologia na sua empresa e ter uma gestão financeira mais equilibrada.

 

Além disso, aqui você encontra dicas de como manter o fluxo de caixa organizado e aqui você terá dicas de como agir se sua empresa estiver com problemas financeiros.

 

1. Para onde vai o dinheiro?
Existem inúmeros programas e aplicativos para controle do fluxo de caixa, que permitem acompanhar as entradas e saídas de dinheiro de uma organização de pequeno e médio porte. Com isso, é possível não apenas saber a capacidade da empresa para realizar seus pagamentos imediatos, como também fazer projeções. Alguns exemplos são os aplicativos GuiaBolso, Mobills e Minhas Finanças. Também há softwares de uso simples como Hábil Empresarial e Siscontrole.

Tenha em mente que suas finanças e os números da sua empresa são frentes diferentes – e não devem se misturar – e aposte na tecnologia para ter controle sobre as informações.

 

2. Cadê meu lucro? 

O controle do fluxo de caixa também abraça outras questões. Não devemos nos preocupar somente com a entrada e saída de dinheiro. Afinal, quanto sua companhia lucra? Para saber isso, é fundamental dominar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que tem o papel de calcular o resultado líquido da empresa em determinado período, verificando a rentabilidade do negócio. A DRE pode ser executada em planilhas ou por meio de um software financeiro. Com esse número em mãos, fica mais fácil organizar investimentos, por exemplo. Aqui você pode baixar um modelo de planilha.

 

3. A hora da cobrança

Automatizar o processo de cobrança é outra medida essencial para controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Essa é uma das áreas mais problemáticas das PMEs por conta do volume de transações de diferentes origens, prazos e valores. Por isso, reduzir as tarefas manuais e alimentar automaticamente os sistemas com as principais informações financeiras da organização permite executar um controle mais seguro, rápido e completo. Além disso, há softwares que disparam lembretes para os credores perto da data de vencimento. Isso pode ser um bom, e simples, aliado para evitar atrasos.

 

4. Controle suas vendas e estoque

Uma das principais vantagens da tecnologia é proporcionar a leitura dos dados em tempo real e permitir alteração de estratégia no meio do caminho. Com os softwares de controle de vendas e estoque você não precisa esperar mais até o fim do mês para saber como estão suas números; pode ter acesso a isso o tempo todo pela nuvem e fazer ajustes rápidos para melhorar o desempenho.

 

5. E a gestão da equipe?

A reforma trabalhista aprovada recentemente mudou diversas regras do mercado de trabalho e ter ajuda para fazer a gestão de pessoas é importante para garantir que não haja erro no pagamento de encargos, horas extras e impostos, por exemplo. Gerir a equipe da sua empresa vai muito além da última linha do holerite. É importante criar uma cultura de gestão financeira, incentivando atividades, treinamentos, uma revisão e organização diária. Inseridos nessa rotina, aumentam as chances de que os funcionários melhorem não só a atuação no controle de gastos da empresa, como também reduz possibilidades de endividamentos pessoais. A ideia é de que essa cultura ultrapasse as barreiras corporativas. Afinal, quando isso não acontece, há um risco de queda de performance e comprometimento de entregas. Existem soluções, como o Alelo Multibenefícios, por exemplo, que antecipa um percentual do salário definido pela empresa, ajudando o empregado a evitar empréstimos em bancos – seja pedindo crédito ou entrar no cheque especial, o que recai sobre juros. Com o estímulo de uma boa rotina saudável de exercícios, a saúde financeira de funcionários deve ajudar no desempenho dos negócios.

 

Não é novidade que a tecnologia é capaz de mudar muita coisa, então o que você acha de experimentar as vantagens que essas ferramentas podem trazer para sua empresa? Com as tarefas que antes eram manuais agora controladas por softwares, sobra mais tempo para pensar em inovação e estratégias de crescimento. E você, como faz na sua empresa? Conta pra gente!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.