Manter uma empresa competitiva é algo complexo em qualquer segmento do mercado, especialmente em um país com uma economia turbulenta como o Brasil. Diante dessa realidade, se você deseja ter sucesso, saber como manter o fluxo de caixa organizado é muito importante.

O fato é que manter essa organização é indispensável para uma boa gestão financeira e ter instabilidades ou falhas quanto a esse aspecto, sem um acompanhamento diário, é pouco recomendável para um administrador inteligente. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre como fazer isso.

Principais problemas causados pela desorganização do fluxo de caixa

Ao manter o fluxo de caixa de sua empresa desorganizado você, invariavelmente, acabará experimentando problemas financeiros e dificuldades até mesmo para interpretar os números do seu negócio. Infelizmente, esse tipo de situação é muito comum no Brasil e diversos empresários, erroneamente, não procuram a solução adequada.

No entanto, resolver isso pode ser bem mais simples do você pensava. Com algumas mudanças pontuais e certas adequações nos processos internos, você pode reverter essa questão e fazer com que isso pare de impactar negativamente os seus resultados, até mesmo comprometendo a sua perenidade no mercado.

(X) erros que todo gestor comete ao organizar seu fluxo de caixa

Anotar as informações e dados em papel

Por incrível que pareça, mesmo em tempos tão modernos quantos os dias de hoje, muitos gestores ainda cometem o erro de anotar as informações do fluxo de caixa em papel. Além de nada prática, essa alternativa é pouco inteligente, visto que as chances de erros são muito maiores e ainda há o risco de perder tudo.

O mais acertado, portanto, é centralizar os dados, seja por meio de programas específicos para isso ou até mesmo por planilhas. O importante é que tudo fique coerente e organizado, independentemente do método de controle escolhido, com gastos e receitas facilmente visualizáveis e separados por categorias.

Não realizar um acompanhamento diário

Fazer um acompanhamento diário é muito importante para avaliar o seu desempenho e verificar se você tem atingido as metas organizacionais. No entanto, normalmente, boa parte dos empresários avaliam o fluxo de caixa somente ao final do mês e essa prática nociva favorece o surgimento de muitos erros e problemas.

O ideal é, quando possível, fazer isso todos os dias, pois você visualiza não apenas o que você está ganhando, como também ganha subsídios para embasar as suas decisões no futuro. Dessa maneira, é possível planejar, saber quais rumos você deve tomar e interpretar como o seu negócio está se comportando.

Misturar contas da empresa com as pessoais

Infelizmente, esse é um erro muito comum para empresários brasileiros, especialmente quando se trata de um negócio pequeno e que esteja apenas começando. Algumas vezes, pode até ser que a pessoa não tenha o conhecimento de que é inadequado fazer isso e considere uma prática até razoável.

O mais recomendável, em linhas gerais, é fixar um valor de pró-labore, até mesmo para que se consiga estimar quantias compatíveis com as práticas do mercado e também fugir do que seria razoável.

Contar com dinheiro que ainda não entrou

Outro erro que o gestor comete ao organizar o fluxo de caixa da empresa é contar com um dinheiro que ainda não entrou e, pior ainda, superestimar as previsões de receitas. Uma venda dividida em três vezes, por exemplo, com a primeira parcela a ser paga depois de um mês deve ser interpretada dessa maneira, e não com o montante total.

Quanto mais realista forem suas anotações, mais produtiva será a sua organização financeira. Não abra espaço para lacunas no detalhamento diário, pois até mesmo a sazonalidade pode derrubar muitos negócios promissores já nos primeiros anos. Dados concisos, por outro lado, aumentam sua capacidade de acertar os próximos passos.

Boas práticas para organização do fluxo de caixa: conheça!

Busque parcerias com bons fornecedores

Fazer parcerias com bons fornecedores é, definitivamente, uma das melhores práticas para organização do fluxo de caixa. Além de fazer uma grande pesquisa de mercado antes de escolher seus parceiros, procure negociar bastante as condições estipuladas, com o objetivo de conseguir boas condições de negócio.

Lembre-se também de manter um relacionamento estreito com quem trabalha com você, oferecendo um feedback constante de tudo o que está acontecendo e reportando eventuais falhas, pois o sucesso de um depende do outro. Caso as coisas não estejam dando certo, não hesite em procurar outras opções.

Contrate serviços que facilitem suas rotinas diárias

Você, como um gestor inteligente, também não deve abrir mão de contratar serviços que facilitem as suas rotinas diárias, pois é muito complicado dominar todos os setores e funcionalidades de uma empresa, independentemente do seu tamanho atual e da área do mercado no qual ela está inserida.

Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em um sistema de gestão, que ajude a controlar os processos e dominar tudo aquilo que envolve o seu empreendimento. Isso inclui a entrada de clientes, o pagamento de contas, o controle do estoque e outros itens, dependendo do tipo de ferramenta e do pacote escolhido.

Adquiria produtos que otimizem a gestão financeira

Adquirir produtos que otimizem a gestão do financeira também é uma estratégia importante e uma das melhores para a organização do fluxo de caixa. Uma excelente opção, por exemplo, é o Cartão Multibenefícios, que otimiza a folha de pagamento e oferece mais vantagens aos colaboradores, agregando valor à sua empresa.

Essa pode ser a solução perfeita de antecipação salarial, ajudando a manter seus colaboradores mais motivados e com um desempenho desejável. Outro diferencial do Cartão Multibenefícios é que ele proporciona os maiores descontos em medicamentos do mercado, a vantagem de comprar em toda a Multi Rede Alelo e muito mais!

Além disso, sua empresa também pode oferecer um limite de subsídio na rede Alelo, complementando os pacotes de benefícios, com um cartão que é completamente adequado à nova legislação trabalhista brasileira.

Como você pode ver, manter o fluxo de caixa organizado pode ser um grande diferencial para o seu negócio!

Gostou de conhecer essas dicas para manter o fluxo de caixa organizado? Compartilhe com seus contatos.

Palavra-chave com erro * como ganhar dinheiro na crise

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.