O sistema imunológico é o grande responsável pela defesa do nosso corpo contra doenças. E um sinal de que ele pode não estar funcionando muito bem, é a ocorrência de gripes e resfriados com muita frequência.
A imunidade baixa pode estar aliada à má alimentação, estresse, consumo excessivo de álcool e cigarros. Ou seja, está diretamente ligada à sua qualidade de vida. E antes que as doenças se manifestem, o corpo pode apresentar alguns sinais, como:
- cansaço excessivo;
- falta de disposição;
- queda acentuada de cabelo;
- náuseas e vômitos.
E por que durantes os meses mais frios do ano os resfriados são mais comuns?
Além de ficarmos mais tempo em ambientes fechados, onde a circulação dos vírus é facilitada, as baixas temperaturas podem sobrecarregar o organismo, que gasta mais energia para se manter aquecido.
Veja abaixo algumas dicas que contribuem para o fortalecimento da imunidade:
- Exercícios físicos:
A Prática de atividades ou exercícios físicos contribuem para manter a energia do corpo, além de ajudar com efeitos anti-inflamatórios, prevenindo doenças crônicas e cardiorrespiratórias, ajudando também no fator estresse.
- Sono e descanso em dia:
O sono e o descanso são fundamentais no alívio da pressão do dia a dia, sendo uma forma natural de aumentar a imunidade, além de, promover mais disposição física e mental, reduzindo um dos principais fatores na queda da imunidade.
- Tomar sol:
A luz solar produz vitaminas para o organismo, como, a vitamina D, que é uma das grandes responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Recomenda-se tomar sol de 15min a 30min, de duas a três vezes por semana.
- Beber muita água:
Além de manter o seu corpo hidratado, a água faz com que o seu organismo possa absorver as vitaminas e minerais presente nos alimentos. Nada melhor que: uma boa hidratação. Por isso, lembre-se de tomar no mínimo 2 litros de água por dia!
- Boa alimentação:
Procure consumir alimentos ricos em vitaminas B, C, e E, como também, chás ou alimentos que possuem o ômega 3. Assim, seu sistema imunológico estará forte e seguro para enfrentar aquela gripe ou resfriado!
Se a baixa imunidade é uma visita frequente, procure um médico especialista para tratar do assunto. É importante ficar de olho nos sintomas e fazer um acompanhamento do que você precisa para reforçar sua imunidade.
Adotando essas dicas, você garante que a sua saúde fique sempre em equilíbrio. E aí, vamos nos cuidar para manter a imunidade sempre em dia?