Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os casos de depressão no ambiente de trabalho estão aumentando globalmente. Houve uma alta de 18,4% entre 2005 e 2019. Ao que tudo indica, cada vez mais trabalhadores estão ficando tristes. A previsão da OMS é que a depressão seja a mais incapacitante em todo o mundo neste ano.
No Brasil, cerca de 80 mil trabalhadores são afastados todos os anos pela Previdência Social em razão do mal. Hoje, o país é considerado o campeão de casos na América Latina, com 5,8% da população com depressão. Mas como podemos reverter isso e usar o bom humor para aumentar a produtividade das empresas?
Obviamente, a depressão é uma questão de saúde pública e deve ser tratada de forma séria. Mas antes que acometa outras pessoas, a ideia é que o local de trabalho se torne mais leve e o humor seja uma ferramenta para conseguir resultados melhores.
As empresas já estão de olho nisso. Um estudo da Robert Half, consultoria de Recursos Humanos, descobriu que 91% dos executivos brasileiros entrevistados acreditam que o bom humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que, em nível organizacional, as empresas estão aderindo ao que elas próprias chamam de ‘a vantagem do humor’. Ou seja, tornar o ambiente de trabalho mais leve é cada vez mais necessário.
Maryana Rodrigues, especialista em inteligência emocional, afirma que é fundamental gerar uma sensação de bem-estar comum, com mais otimismo e incentivo nas organizações. Em 2019, ela fundou a HumorLab, uma consultoria que treina executivos em frentes como autoconhecimento, comunicação, criatividade e liderança, sempre usando pilares do bom humor.
Ao todo, já foram capacitados 500 executivos e mais de 10 mil pessoas passaram por suas palestras. “Não queremos criar um exército de piadistas de plantão, mas ensinar a olhar para os temas com mais leveza”, diz. Nos treinamentos, a parte teórica e técnica estão presentes, mas a sutileza com que as informações são passadas é evidente.
A executiva defende que o tema sobre a qualidade do humor esteja na agenda do RH. “Será que o RH, com tantas responsabilidades e demandas de contratação diariamente consegue perceber as dificuldades e os dramas pessoais e profissionais dos funcionários?”, questiona. Ela diz que essa é uma tarefa humanamente difícil, que exige observação, sensibilidade e que os robôs ainda não são capazes de fazer.
O psicólogo norte-americano James Lin, especialista em inteligência emocional, afirma que “quem ri junto, trabalha melhor”, pois as energias positivas vindas do bom humor e do sorriso proporcionam a melhoria geral no ambiente de trabalho.
Ele defende que pessoas bem-humoradas e sorridentes desencadeiam um clima mais amigável e participativo dentro do ambiente de trabalho – e isso culmina em mais diálogo, possibilidade de inovação e, consequentemente, produtividade maior.
É claro que manter o bom humor em tempos cada vez mais competitivos não é uma tarefa fácil. Os empreendedores também sofrem para lidar com as oscilações de humor decorrentes das dificuldades do dia a dia. Alguns nomes bem-sucedidos como Elon Musk, fundador da Tesla, e Jack Ma, bilionário chinês que fundou o Alibaba, tiveram trajetórias desafiadoras, com trabalho intenso, dedicação integral e até abriram mão da vida pessoal para o bom andamento de seus negócios.
Mas será que precisa ser assim para se ter sucesso? Para os psicólogos e especialistas em comportamento e carreira, o lado emocional de quem está nesse nível de comprometimento deve ser acompanhado de perto.
1 – Não guarde para depois: se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes, de forma direta e mais amigável possível.
2 – Cuide do físico: procure manter uma dieta saudável e pratique exercícios. Essas frentes agem diretamente no seu humor diariamente.
3 – Pratique a escuta: se abra para ouvir o outro. Dedique um tempo na sua rotina organizacional para ouvir sobre seus colegas de trabalho e conhecer seus gostos e comportamentos.
4- Releve comportamentos atípicos: todas as relações estão sujeitas a rompantes decorrentes de mudanças súbitas de humor por conta de alguma frustração. Não encare todas as ações de seus companheiros de trabalho como definitivas; dê uma nova chance sempre que possível.
5 – Capacite-se com frequência. Participe de cursos, palestras, treinamentos, seminários. O aprendizado é importante para manter-se atualizado e fará com que você se torne uma referência na empresa.
6 – Pense positivo. Toda situação pode ser vista por diferentes ângulos. Escolher encarar a vida por um prisma de otimismo é saudável para manter o bom-humor.
7 – Recalibre as expectativas. Alta performance no trabalho envolve perseguir metas, acreditar na superação de obstáculos, realizar e receber sua recompensa pela dedicação. Quando a realidade é diferente da expectativa, a desilusão deixa qualquer um de mal humor. Nesta hora, baixar a guarda e analisar as lições aprendidas neutraliza o sentimento negativo. Por fim, recalibrar é preciso porque bom-humor no trabalho é fundamental.
Qual dica você mais gostou? Você conhece outras ideias para ativar o bom humor? Conte para gente nos comentários.
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