Os bichos de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, como verdadeiros membros da família. E de olho nos tutores que não saem de casa sem os seus melhores amigos peludos, o comércio pet friendly é uma tendência que veio para ficar.
De restaurantes às pousadas, de lojas às salas de cinema, são inúmeros os lugares que garantem a segurança e a felicidade dos cachorrinhos e gatinhos enquanto os humanos fazem compras, almoçam, assistem a um filme ou descansam em um fim de semana bem tranquilo.
Faça um cafuné no seu AUmigão, pegue a coleira e vamos passear juntos neste conteúdo especial sobre quais são os benefícios de se apostar no formato pet friendly em seu estabelecimento.
Vamos nessa?
Na tradução livre, o termo pet friendly, associado a algum local, indica que o seu pet é bem-vindo ali.
O termo “vida de cão” há muito tempo deixou de ser sinônimo de dias difíceis. Muitos cachorros e gatos levam “vida de rei”, com cama quentinha, ração premium e variedade de brinquedos. Tudo aquilo que eles merecem, é claro.
Cada vez mais os bichinhos de estimação, especialmente cães e gatos, ganham status de “filhos” dentro das famílias.
Dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelam que 70% dos entrevistados consideram seus pets como um membro da família.
Atentos a essas mudanças no posicionamento social dos animaizinhos, comerciantes resolveram transformar seus estabelecimentos em comércio pet friendly.
E essa aceitação da presença de bichos de estimação no interior do estabelecimento do imóvel, algo bem incomum até alguns anos atrás, hoje em dia é vista como um diferencial pelos tutores.
Um alerta aos comerciantes que ainda não receberam os peludinhos de braços abertos, a mesma pesquisa da Abinpet revela que 46% das pessoas que têm pets já deixaram de frequentar algum lugar que não os aceitavam.
Apesar da vontade de muitos empreendedores em serem amigos dos animais, algumas dúvidas podem atrapalhar e desestimular essa ideia.
Para que essa não seja uma experiência estressante para nenhuma das partes (comerciante, cliente e animal), é preciso adotar ideias que facilitem a permanência do bicho de estimação no ambiente.
Tutores e pets precisam ter à disposição:
É preciso, ainda, estar ligado ao que dizem as leis municipais sobre a presença de pets em estabelecimentos, especialmente bares e restaurantes.
Muitas cidades do país, como: São Paulo, Goiânia e Curitiba contam com legislações específicas sobre como os comerciantes devem se adequar às normas da Vigilância Sanitária para receber os bichos de estimação em segurança para todos.
A grande maioria das leis em vigência nesse sentido proíbe, por exemplo, que os pets frequentem o mesmo espaço onde a comida é manuseada.
O comerciante tem ainda a possibilidade de negar a entrada de algum animal, mesmo que o espaço seja pet friendly.
Essa situação é possível caso o pet demonstre agressividade e possa machucar clientes e outros pets. A falta de higiene do bichinho também é outro ponto que possibilita a recusa.
Transformar um comércio em pet friendly agrega inúmeras vantagens. Veja os principais pontos favoráveis ao receber a galerinha de quatro patas:
Muitos tutores de animais de estimação que gostam de levá-los juntos para todos os lados, deixam de frequentar certos estabelecimentos por não serem pet friendly.
Ao ver que um lugar permite a entrada de seu bichinho e se preocupa com o bem-estar dele, a pessoa considera frequentar aquele ambiente assiduamente e acaba havendo a fidelização.
Em um mercado competitivo, ser pet friendly pode diferenciar o seu estabelecimento da concorrência, atraindo clientes que desejam compartilhar experiências com seus animais de estimação.
Tornar o seu comércio pet friendly pode criar um ambiente mais acolhedor, uma vez que a presença dos animais de estimação trazem vantagens como:
Os animais são cada vez mais considerados membros da família, sendo levados a passeios, viagens e reuniões familiares.
Então, permitir que eles acompanhem os tutores durante as atividades diárias, inclusive em idas a estabelecimentos comerciais, pode melhorar significativamente a sua experiência.
Quem não sorri e deixa uma curtida ao se deparar nas redes sociais com a foto de um cachorrinho simpático?
Ser um ambiente pet friendly faz seu estabelecimento ganhar fãs também no digital. Aproveite a presença dos peludinhos e aumente a visibilidade e o engajamento online.
Estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos Estados Unidos, revelou que 74% dos tutores de animais relataram melhorias significativas em sua saúde mental, atribuídas à estreita relação com seus pets, com a redução dos sintomas da depressão, ansiedade e estresse.
Permitir que os clientes estejam acompanhados pelos seus bichinhos promove a alegria, descontração e positividade ao ambiente.
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