As tendências de consumo têm um ritmo próprio e, quem não acompanha, pode ficar para trás. 

E são elas as responsáveis por aquela sensação de que os clientes estão mudando de ideia mais rápido do que você consegue acompanhar.

Entender o que o consumidor deseja e se antecipar às suas necessidades é uma habilidade valiosa para qualquer estabelecimento comercial, porque as tendências de consumo refletem mudanças no comportamento dos clientes, influenciadas por fatores econômicos, sociais e até culturais. 

Mas como identificar essas tendências e aplicá-las ao seu negócio? Fique calmo, para isso você não vai precisar de uma bola de cristal!

Existem algumas formas de antecipar o que seus clientes vão querer e como você pode se preparar para essas mudanças. 

Vem com a gente entender algumas formas práticas de prever e se alinhar ao que está por vir. Bora lá?

O que são tendências de consumo?

Tendências de consumo são padrões de comportamento que indicam como os consumidores estão tomando suas decisões de compra e quais variáveis influenciam esse processo. 

Esses padrões são formados a partir de diferentes fatores, como:

  • Qualidade do atendimento;
  • Indicações e resenhas positivas de outros consumidores;
  • Capacidade de resolução do SAC;
  • Inovações tecnológicas que facilitam a compra; 
  • Como o produto ou serviço resolve a necessidade do consumidor;
  • Alinhamento da marca com valores sociais;
  • Novas necessidades;
  • Sustentabilidade;
  • Adequação a mudanças de estilo de vida;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Para um estabelecimento comercial, compreender essas mudanças pode ajudar a direcionar o estoque, ajustar o atendimento e até oferecer novos produtos ou serviços que atendam às expectativas dos clientes.

Como acompanhar as tendências de consumo?

Estar atualizado sobre o que está acontecendo no mercado é fundamental para identificar as tendências de consumo. Aqui estão algumas dicas práticas para fazer isso:

Monitore o mercado

Acompanhar publicações especializadas, blogs e relatórios de tendências pode te manter informado sobre as novidades do setor. 

Empresas de pesquisa, como a Nielsen e o Sebrae, frequentemente, publicam estudos sobre hábitos de consumo, assim como alguns veículos. Um exemplo é o Varejo SA, que também pode oferecer informações úteis e que te ajudarão a entender o comportamento do consumidor.

Observe seus concorrentes e grandes players do setor

Observar o que outros negócios do seu setor estão fazendo pode ajudar a entender como as empresas estão se movimentando para atender às necessidades dos consumidores.

Identifique quais produtos ou serviços estão ganhando relevância e veja se essas mudanças também são aplicáveis ao seu público. 

Mas lembre-se, inovação não significa reinventar a roda, mas adaptar o seu negócio para atender os clientes da melhor forma possível e garantir que os produtos e serviços oferecidos estejam adequados ao que eles buscam e precisam.

Colha dados do seu negócio

As informações que você já possui podem ser uma verdadeira mina de ouro para entender o comportamento do seu cliente. Afinal, elas são dados personalizados e 100% focados no seu negócio.

E, para utilizá-los de forma estratégica, é possível: 

  • Analisar o histórico de vendas, para enxergar os itens mais vendidos e garantir que eles sempre estejam disponíveis, além de oferecer mais opções desses mesmos produtos;
  • Mapear a relação entre dia da semana e setor ou tipo de produto que mais vende para fazer ações promocionais;
  • Avaliar os horários de pico de atendimento para organizar as escalas de trabalho com mais assertividade, para atender melhor à demanda dos clientes;
  • Entender quais são os produtos de menor rotatividade e que não precisam de grandes estoques;
  • Utilizar ferramentas de CRM permite aos estabelecimentos comerciais coletar e organizar dados valiosos de clientes por meio de interações e integrações online, facilitando estratégias personalizadas para aumentar a fidelização e otimizar o atendimento.

Estabeleça um relacionamento próximo com o seu cliente

Uma das formas mais simples de entender o que seu cliente quer é perguntando diretamente para ele. 

Ações como: pesquisas de satisfação, abordá-lo no dia a dia para entender como está sendo a experiência no seu estabelecimento e analisar feedbacks recebidos no Google e nas redes sociais podem te ajudar a entender as expectativas do seu público e quais falhas ou pontos de melhoria ele enxerga no seu negócio. 

Esse diálogo aberto é uma excelente maneira de entender o que o consumidor está desejando e quais são as melhores soluções para aprimorar a experiência de compra.

Como prever e antecipar tendências de consumo no seu estabelecimento

Como saber o que meu consumidor deseja?

Compreender as necessidades e desejos dos consumidores exige escuta ativa e uma análise mais próxima sobre o comportamento que ele apresenta. Mas, além disso, algumas estratégias podem te ajudar a captar essas informações, como:

Segmentação de público

Identifique seus clientes e separe-os em grupos com base em características comuns, como idade, preferências de compra, frequência no seu estabelecimento, dias de maior presença, categorias de produtos mais consumidas e ticket médio.

Acompanhamento de tendências macro e micro

Quando falamos sobre tendências de consumo, precisamos observar duas categorias principais: as macro, que são globais e afetam a maioria dos consumidores, como a necessidade de possuir máquinas com NFC (pagamento por aproximação) para que os clientes possam pagar utilizando o celular ou smartbands.

E as tendências micro, que podem ser específicas de uma região ou de um grupo, como a diminuição do consumo de ultraprocessados ou o aumento no consumo de vegetais e grãos ricos em proteínas.

Ter clareza sobre quais dessas tendências influenciam o seu público vai guiar suas decisões de forma mais eficaz.

Como melhorar o atendimento do meu estabelecimento?

Para que seu estabelecimento continue tendo a preferência dos consumidores, é importante que ele esteja alinhado às mudanças no comportamento do consumidor e as suas necessidades. Isso pode ser feito com algumas ações simples:

  • Ajuste seu cardápio ou a oferta de produtos: estar atento às mudanças de gosto e comportamento do cliente permite que você ajuste os produtos para oferecer opções adequadas às necessidades dele. Seja criando novos pratos sazonais, investindo em opções saudáveis ou até adaptando suas ofertas para atender a clientes que preferem alternativas sustentáveis;
  • Atendimento personalizado: oferecer soluções tecnológicas, como totens de autoatendimento, opções de entrega a domicílio ou opções de clique e retire são alguns exemplos de atendimento personalizado que podem melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento, além de aumentar a fidelidade;
  • Ofereça soluções antes que sejam solicitadas: quando você consegue identificar as necessidades do consumidor antes que ele mesmo perceba, seu negócio passa a se destacar. Isso pode acontecer a partir de pequenas mudanças, como aceitar diferentes formas de pagamento (vale, cartão, pix) ou criar promoções que se antecipem a datas comemorativas e temporadas de alta demanda.

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Ao aceitar os cartões da Alelo, você expande seu público-alvo e aumenta a taxa de fidelização dos clientes. Além de maximizar as vendas mensais.

Afinal, com produtos e promoções atrativas, o portador dos cartões Alelo poderá ter sempre seu estabelecimento no radar.

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