O conhecimento é poder. Porém uma parcela considerável dos varejistas não conhece os próprios clientes. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Connect Shopper. 

Segundo os dados divulgados pela empresa de inteligência no varejo, apenas quatro em cada dez varejistas possuem conhecimento verdadeiro sobre o próprio consumidor e utilizam isso na prática. 

Ainda de acordo com a Connect Shooper, cerca de R$ 12 bilhões foram perdidos por meio de ofertas desnecessárias ou equivocadas e menos de 25% das indústrias possuem estudos de árvores de decisão e categorias para criar estratégias direcionadas. 

Seja para impulsionar as vendas ou para diminuir prejuízos, possuir informações sobre o público-alvo e a base de clientes é fundamental para o crescimento da empresa. 

Que tal entender um pouco mais com a gente sobre como conhecer melhor o seu consumidor? 

Por que é importante conhecer o perfil dos consumidores? 

A propaganda é a alma de todo negócio, mas não é possível traçar estratégias de marketing sem que haja uma análise do perfil dos consumidores. Seguindo essa lógica, toda a comunicação com os clientes se torna inviável se não souber que tipo de público deseja atingir.

Ter um público estabelecido é muito útil para evitar que esforços, recursos e tempo não sejam desperdiçados tentando atrair o grupo errado. Outras vantagens são: 

  • Aumento nas vendas;
  • Maior assertividade na linguagem e na escolha do canal de comunicação; 
  • Redução de prejuízos 
  • Maior satisfação dos clientes; 
  • Planejamentos mais adequados. 

Como definir o perfil do consumidor? 

Para descobrir o perfil do consumidor do seu estabelecimento não há outra maneira a não ser fazer pesquisas

Algumas informações importantes são: idade; localização; gênero; renda média mensal; ocupação; hábitos de consumo da marca; interesses e principais fatores que influenciam nas decisões de compra. 

A partir desses dados, é possível construir o perfil dos seus consumidores. Vamos supor que ao final da pesquisa você identificou dois tipos de clientes: funcionários de uma agência bancária ao lado do seu negócio e idosos que moram nas proximidades. 

A partir disso, você deve criar um perfil fictício (a persona) para cada um desses dois grupos e desenvolver estratégias de marketing e venda voltadas para eles. 

Se uma das suas estratégias é criar descontos personalizados, dê uma conferida neste material da Alelo para saber como criar ofertas sem perder dinheiro. 

Menos da metade dos varejistas conhece os consumidores

Trade marketing 

Você já ouviu falar em trade marketing? É um conceito voltado para a exposição de produtos nos canais de venda, principalmente no varejo. Com isso, os consumidores conseguem visualizar adequadamente em prateleiras os produtos que estão sendo ofertados. 

Com essa prática, a mercadoria é posicionada em locais que fazem sentido dentro do ponto de venda e provocam maior impacto no consumidor. Essa ferramenta também é fundamental para o aumento da competitividade da marca. 

De modo geral, o objetivo dessa estratégia é aumentar as vendas. Além disso, há uma maior percepção do público, que passa a conhecer marcas com as quais não estava acostumado. 

Outra consequência é ser mais competitivo, afinal, com uma experiência de compra mais fluida, a empresa passa a ser escolhida com mais frequência. 

Tudo isso só é possível se antes for feita uma análise do perfil dos consumidores. 

Estratégias de trade marketing 

Agora que você sabe a importância de conhecer os consumidores e o conceito de trade marketing, que tal colocar tudo isso em prática no varejo? 

Confira algumas ações que podem impactar nos resultados da sua empresa. 

Identifique as necessidades dos distribuidores 

Se o seu negócio possui um produto próprio, que precisa ser distribuído para outras unidades, é necessário entender quais são as necessidades dos distribuidores, uma vez que também estão em contato com os clientes.

Conheça os tipos de produtos que os seus clientes buscam e veja quais desses itens são os mais relevantes para os distribuidores. Novamente, uma pesquisa pode ajudar a responder a essas perguntas de forma rápida e precisa. 

Ações de sampling 

Com a distribuição de amostras grátis de um determinado produto como experimentação no ponto de venda, o consumidor prova antes de comprar e se a avaliação for positiva, as chances de venda aumentam. Uma boa estratégia principalmente em períodos de lançamento.

Caso a reação seja negativa, ao menos a empresa poderá colher um feedback do consumidor a respeito daquela marca ou produto. 

Exposição 

A ideia principal do trade marketing é captar a atenção dos consumidores na exposição dos produtos. Para isso, utilize banners, displays e outros recursos visuais que vão atrair os olhares do cliente. 

Este destaque ajuda a estimular a compra, nem que seja em caráter experimental. Não se esqueça de promover essa exposição também no ambiente virtual, usando as redes sociais para divulgar novidades e oportunidades para os consumidores. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.