Os lanchinhos intermediários da manhã e da tarde sempre geram muitas dúvidas, principalmente relacionadas a quais alimentos consumir e em que quantidades. E quando estamos no trabalho isso tende a ficar ainda mais complicado, não é verdade?
Muitas vezes quando bate aquela fome entre as refeições, optamos pelos alimentos que estão mais acessíveis, o que nem sempre é a melhor opção do ponto de vista nutricional. Biscoitos e bolos recheados, salgadinhos, chocolates e salgados fritos costumam ser escolhas muito comuns nessas oportunidades, o que pode justificar uma grande ingestão de açúcar e gorduras ao longo do dia.
Para você ter uma ideia de como isso realmente acontece no nosso dia a dia, uma pesquisa realizada pela Alelo, em parceria com o Ibope, que ouviu pouco mais de dois mil (2.131) trabalhadores brasileiros, revelou que 46% dos entrevistados consomem alimentos feitos com açúcar na hora do lanche da tarde.
E aí, você também se enquadra nesse grupo? Quer ver algumas dicas práticas para que você consiga driblar esses excessos?
- Que tal se planejar e deixar na sua gaveta algumas opções que sejam fáceis para você comer na hora que a fome aparecer? Isso com certeza vai te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis. Algumas opções: frutas secas, castanhas, torradas, cookies integrais e biscoitos sem recheio. Se você tiver uma geladeira à sua disposição, melhor ainda! Você pode levar iogurtes, queijos e sucos de frutas.
- Os lanches intermediários têm como função principal driblar aquela sensação de fome intensa na hora do almoço e do jantar. Por isso, a ideia é fazer refeições leves, nutritivas e tomar cuidado para não exagerar na ingestão calórica ao longo do dia.
- Seus colegas de trabalho sempre levam doces e guloseimas para o lanche da tarde? Você não precisa ser radical e virar o chato da turma. Uma sugestão é reservar um dia da semana ou do mês exclusivamente para se deliciar com as gostosuras. Além do tamanho da porção, vocês também podem combinar entre si para que cada um seja responsável pela semana ou pelo mês. Assim, não corre o risco de ter muitas opções e você exagerar na dose.
- E quando surge uma vontade imensa de comer um doce, o que você faz? Ter chocolates e balas na gaveta não são boas ideias. Ter este tipo de alimento à disposição pode aumentar muito o seu consumo. Uma boa estratégia é investir em frutas e até mesmo sucos naturais, já que esses alimentos, em geral, possuem o paladar adocicado e podem ser bons substitutos. Mas, caso você não resista a um docinho, prefira sempre comprar porções individuais e fazer escolhas mais inteligentes, como picolé de frutas e chocolates com maior teor de cacau.