Trabalhar sentado diante de um computador várias horas por dia é algo que se não for bem gerenciado pode contribuir para o surgimento de algumas doenças como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), para citar alguns exemplos.

Só para se ter ideia, dados da Previdência Social revelam que 632.578 benefícios acidentários devido às doenças laborais foram concedidos entre 2011 e 2021 no Brasil.

Para evitar situações como essas, é necessário que as empresas adotem uma política de práticas de ergonomia para o bem-estar dos colaboradores. 

Veja a seguir  algumas dicas do que o departamento de Recursos Humanos (RH) pode fazer para melhorar o bem-estar do colaborador que trabalha sentado diante de um computador todos os dias. Bora lá descobrir?

Ergonomia correta diante do computador

O Ministério da Saúde diz que “a Associação Internacional de Ergonomia (IEA) explica que Ergonomia consiste na disciplina que estuda a relação do ser humano com outros elementos do ambiente de trabalho (sistema) e a profissão. É a ciência que procura aplicar teorias, princípios, dados e métodos para a otimização do bem-estar do ser humano, e para melhorar o desenvolvimento de toda a sistemática do trabalho. No ambiente de trabalho, preocupa-se com a saúde e o bem-estar do trabalhador no cumprimento de suas atividades laborais, e com o bom funcionamento de toda a engrenagem que envolve o sistema de trabalho”.

Se a ergonomia estiver errada, podem surgir doenças causadas por esforço repetitivo como: tendinites, bursites, lombalgias ou dores crônicas na coluna.

Com uma postura inadequada, o colaborador pode desenvolver LER ou DORT.  E em ambientes com iluminação inadequada (excesso ou escassez), ele pode desenvolver problemas oftalmológicos. 

Áreas e campos de atuação da ergonomia

A ergonomia concentra-se em manter as melhores condições e estruturas de trabalho para os colaboradores, abordando diversos aspectos como:

  • Garantir a postura certa durante a execução das tarefas, minimizando movimentos repetitivos e promovendo o manuseio apropriado de ferramentas e materiais, além de ajustar os ambientes de trabalho para favorecer a ergonomia;
  • Avaliar fatores como: temperatura, ruídos, disposição dos móveis e iluminação, analisando como esses elementos afetam o desempenho e o bem-estar profissional;
  • Oferecer suporte no engajamento dos colaboradores por meio de palestras, vídeos e comunicados, incentivando práticas ergonômicas no dia a dia;
  • Buscar evitar a sobrecarga dos profissionais, propondo estruturas e esquemas de trabalho que priorizem a produtividade sem comprometer a saúde;
  • Analisar o clima organizacional, os processos de comunicação, a participação em projetos, o trabalho em equipe e a gestão do tempo para criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.

Atentar-se à ergonomia no ambiente de trabalho é demonstrar cuidado com a saúde e a integridade do trabalhador, além de focar nos resultados da empresa. 

Como o RH pode fazer a implantação da ergonomia correta?

O cenário ideal é contratar uma consultoria que seja especializada em práticas de ergonomia para avaliar os processos internos e sugerir melhorias a serem implementadas.

Contudo, se os recursos estiverem limitados, uma alternativa é formar um grupo de trabalho dentro da empresa, com representantes de cada departamento, para identificar os principais problemas que afetam os colaboradores. Com base nessas análises, o grupo pode elaborar um plano de ação focado em ajustes e melhorias.

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) explica detalhadamente o que deve ser feito no ambiente de trabalho para melhorar a ergonomia para os colaboradores. 

Lembre-se deque investir em ergonomia traz benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários, criando um ambiente de trabalho mais saudável e adequado para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Isso pode resultar em maior produtividade e melhores resultados para a organização.

Dicas de Ergonomia

Dicas para postura correta diante do computador

  • É importante manter uma boa postura ao utilizar o teclado do computador. Por isso, escolha usar uma cadeira que ofereça suporte adequado para as costas;
  • Apoie os pés no chão ou em um suporte, pois isso ajuda a diminuir a pressão sobre a região lombar;
  • Evite torcer ou inclinar o tronco e o pescoço durante o trabalho. Posicione itens de uso frequente diretamente à sua frente, em um suporte apropriado;
  • Mantenha os ombros relaxados e os cotovelos próximos ao corpo. Evite apoiá-los em superfícies rígidas ou na mesa. Se necessário, utilize pequenas almofadas.
  • O  teclado deve ser colocado em uma posição inclinada, com a parte traseira mais alta que a dianteira, que fica mais próxima ao monitor.
  • Ao digitar, mantenha os pulsos em uma posição neutra ou reta.

 O que diz o Ministério da Saúde

A Cartilha da Ergonomia, do Ministério da Saúde, diz que “o mobiliário deve possuir

regulagens para que o próprio trabalhador possa adaptá-los às suas características antropométricas, como altura, peso, etc.”.

A temperatura do ambiente deve ser regulada entre 20 ºC e 23 ºC, conforme a ISO 9241. A cartilha diz ainda que “A iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade, deve estar uniformemente distribuída e difusa; projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Os níveis de iluminamento deverão se situar entre 500- -750-1.000 lux para tarefas com requisitos visuais normais, trabalho médio de maquinaria e escritórios, conforme estabelecido na NBR Inmetro 5413”.

Outra informação do Ministério da Saúde é que “para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a análise ergonômica poderá recomendar o uso de apoio para os pés que se adapte às condições biomecânicas do trabalhador”.

Benefícios da ergonomia correta

O Sebrae diz que os benefícios são tanto para o colaborador quanto para a empresa. Veja:

Para a empresa

  • Redução de faltas e afastamentos;
  • Aumento da satisfação do colaborador e diminuição da rotatividade;
  • Ambiente de trabalho motivador;
  • Melhores resultados dos colaboradores;
  • Fortalecimento de uma cultura colaborativa.

Para o colaborador

  • Valorização profissional;
  • Diminuição de doenças psicossociais;
  • Prevenção de lesões;
  • Redução de estresse e maior satisfação para realização do trabalho;
  • Fortalecimento do trabalho em equipe.

Viu só como criar e manter um ambiente de trabalho adequado só traz benefícios para sua empresa? Que tal descobrir mais dicas para aplicar no dia a dia dos colaboradores e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida deles? 

Continue navegando pelo blog da Alelo que a gente tem um montão de dicas para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.