Todo motorista passou por um curso preparatório para conseguir a tão almejada carteira nacional de habilitação. Mas isso não quer dizer necessariamente que todos estão completamente prontos para enfrentar os desafios no trânsito. Às vezes, até questões mais básicas como uso da faixa da esquerda e como fazer uma ultrapassagem correta, são motivos para dúvidas.

Para se ter uma ideia, um paulistano gasta, em média, 45 dias por ano no trânsito da capital. São quase três horas todo dia, de acordo com uma pesquisa do Ibope. Portanto, a segurança é questão primordial em toda as rotas.

Por isso, a Alelo listou algumas dicas para te ajudar a dirigir de forma segura e participar de um movimento por um trânsito mais humano. Confira a seguir alguns hábitos que podem te ajudar no dia a dia.

Faixa da esquerda no trânsito 

Pode parecer óbvio, mas nem todos os motoristas entendem as responsabilidades de trafegar na faixa da esquerda. Um dos conflitos mais comuns em estradas é o fato de algumas pessoas permanecerem na faixa da esquerda em baixa velocidade, impossibilitando propositalmente as ultrapassagens. Lembre-se que a faixa é reservada para desempenho da velocidade máxima permitida e que estar nesse local trafegando lentamente pode até ser motivo para multa com gravidade média — no valor de R$ 130 e quatro pontos na CNH.

Na outra ponta, quem deseja ultrapassar deve usar do bom senso e ter paciência para que o motorista do outro veículo tenha tempo hábil de deixar o caminho livre. Lembre-se que cooperação é fundamental para um trânsito seguro.

Ultrapassagem no trânsito

Antes de ultrapassar qualquer veículo, analise o cenário com cuidado. Verifique a velocidade máxima permitida nas ruas e avenidas e também confira se o trecho possui sinalização que permite o avanço. Mantenha uma distância segura do carro que deseja ultrapassar, dessa forma é possível observar se não há outro veículo vindo na direção oposta, além de desenvolver grande velocidade ainda na sua faixa para que no momento de tráfego na contramão para executar a ultrapassagem dure o mínimo de tempo possível.

Sabia que 30% dos acidentes nas estradas que terminam com óbito dos passageiros são fruto de ultrapassagens imprudentes? Portanto aja com cuidado.

Desvio de emergência 

Frenagens inesperadas são comuns no dia a dia de quem dirige. Ninguém está completamente preparado para lidar com imprevistos, por isso é importante conhecer técnicas que podem ajudar nessas situações. Em caso de necessidade de um desvio de emergência, seja por conta de um pedestre, outro veículo ou até mesmo um animal na pista, prefira sempre desviar o carro para a direita.

Instintivamente seu reflexo priorizará uma manobra para a esquerda para não bater do seu lado. Porém, isso pode significar uma entrada na contramão, por exemplo. Tenha em mente que desvios de emergência devem sempre ser realizados para o lado direito do veículo.

Agora que você já conhece algumas dicas práticas para auxiliar nas suas rotas, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. A formação dos condutores é a maior arma para que você seja um agente de transformação no trânsito.

Leia mais no Blog da Alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.