Todo gestor deve reconhecer a importância da manutenção da frota de veículos, especialmente aquela que é realizada de forma preventiva e ajuda a prezar pela segurança dos funcionários — além de colaborar para a redução dos gastos. Porém, garantir que todos os veículos estejam com a mecânica em dia pode não ser uma tarefa fácil. Pensando em auxiliar o gestor de frota nessa tarefa fundamental, a ALELO elencou 4 dicas práticas para garantir que o cuidado com os veículos seja prioridade. Confira a seguir.

1- Aposte na tecnologia da frota

Seja qual for o tamanho da sua frota, a tecnologia pode ser uma aliada importante para o controle da manutenção. Há inúmeros softwares de gestão que oferecem funções específicas de lembrete de manutenção, por exemplo. Busque ferramentas que tenham opções como os registros dos motivos que ocasionaram consertos anteriores (manutenção corretiva), o histórico de manutenções e o controle de prazos estipulados para manutenção, com envio automático de alertas, para que as providências sejam tomadas dentro do prazo planejado.

Informações como mensuração do desempenho dos motoristas, identificação de oportunidades de melhoria e controle do estado de conservação de cada veículo da frota também são bem-vindas para ajudar a programar a manutenção.

2- Saiba o que procurar em cada manutenção da frota

Cada veículo tem em média 35 mil componentes em sua estrutura, mas há algumas peças que apresentam alto índice de desgaste natural de acordo com a quilometragem e devem ser substituídas antes do fim da sua vida útil. Este é o papel das revisões periódicas: avaliar o desgaste, que pode acontecer antes do previsto, com base em fatores como tempo de uso, área e quilometragem de circulação. O técnico de mecânica Josmar Capriotti, especializado em manutenção preventiva, alerta para a importância da checagem antes que o veículo apresente problemas. “Rodar com peças desgastadas diminui a eficiência, aumenta o consumo de combustível e ainda pode ocasionar acidentes por falhas”, diz.

A primeira dica é realizar a manutenção de veículos por grupo, sendo que os veículos com a mesma idade e quilometragem aproximada sejam examinados ao mesmo tempo. Assim, fica mais fácil de saber quais são os possíveis elementos que precisam de reposição. Confira os principais pontos de atenção de acordo com a quilometragem do veículo.

10 mil km

· Filtro de ar do motor
· Filtro de cabine
· Filtro de combustível
· Alinhamento
· Lonas e sapata de freio
· Óleo do motor
· Filtro de óleo
· Fluido de freio
· Balanceamento
· Líquido do limpador
· Pastilha de freio
· Rodízio de pneu}
· Lâmpadas

20 mil km

· Amortecedor
· Velas de ignição}
· Palhetas dos limpadores dianteiro e traseiro}
· Disco de freio

30 mil km

· Fluido de arrefecimento
· Óleo de direção
· Troca de pneu

60 mil km

· Correia de direção hidráulica
· Correia do ar condicionado
· Óleo do câmbio/diferencial
· Bomba de combustível
· Correia do alternador
· Correia sincronizadora
· Disco de freio
· Mangueiras
· Bateria
· Jogo cabo de velas

3- Cuidado com a ociosidade da frota

Com a eficiência operacional sendo o principal objetivo do gestor de frota, é evidente que veículos parados atrapalham o resultado final. Por isso, é necessário que haja um controle eficiente do planejamento de manutenções considerando o tempo médio que cada veículo precisará ficar fora de circulação. A partir daí, o gestor pode montar uma programação para evitar que vários veículos sejam enviados para a manutenção ao mesmo tempo, remanejar e reorganizar rotas para que os atendimentos continuem sendo realizados e refazer a escala de profissionais durante o período de manutenção.

4- Conscientize os motoristas

Ninguém melhor que os condutores para saber se o veículo apresenta algum problema ou necessidade de manutenção. Por isso, é papel do gestor incentivar e conscientizar os profissionais que estão atrás dos volantes. Afinal, esses funcionários podem ajudar a aumentar a vida útil dos veículos, reduzir custos com reparos e a não deixar que problemas operacionais atrapalhem a produtividade. Apostar em treinamentos, ainda que simples, pode ser interessante. “Tópicos como boas práticas de direção e uso dos veículos, direção defensiva e cuidados com itens como pneus e câmbio fazem a diferença”, diz Capriotti.

Para auxiliar os gestores a Alelo, em parceria com a TFleet, disponibiliza aos seus clientes um Serviço de Manutenção completo com prevenção ou correção. A empresa também envia dicas de conservação e melhor uso dos veículos aos motoristas que possuem Alelo Auto.

“Estudamos com profundidade este mercado e estamos conectados com as necessidades dos nosso clientes. Sabemos que eficiência na administração de frotas é uma das prioridades para os gestores, e o serviço de manutenção, além de cumprir esse papel, gera mais controle, desempenho e condições ideais de operação e segurança para os motoristas”, avalia Roberto Niemeyer, diretor de Frotas e Mobilidade da Alelo.

E você, como faz para garantir que a manutenção da sua frota seja feita da melhor forma possível? Compartilhe sua experiência com a gente!

Leia mais no Blog da Alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.