No meio de toda a correria cotidiana, como a gente pode encontrar tempo para cuidar da saúde de um jeito fácil e econômico? Manter uma alimentação saudável pode parecer difícil, mas a verdade é que não precisa ser. Para ilustrar isso na prática, reunimos aqui algumas dicas para você cozinhar com mais facilidade e economia durante toda a semana.

1. Tenha sempre o básico:


É mais difícil tornar algo prático se você precisa sair para comprar sempre que for cozinhar. Então, mantenha um pequeno estoque com aqueles alimentos básicos que você provavelmente consome com alguma frequência. Com arroz, feijão, um bom macarrão, cebola e alho, você já tem a base de uma alimentação saudável e gostosa.

2. Cozinhe porções semanais:


Uma vez a cada semana, quando você tiver mais tempo à disposição, prepare uma grande porção de um acompanhamento como feijão ou grão de bico. Estoque porções de 3 ou 4 xícaras congeladas.
3. Congele Legumes:
Um truque interessante é congelar seus legumes em pedaços. Ao comprar o seu favorito, lave, corte em cubos e guarde congelado.

4. Vá à feira (e aproveite a xepa!):

Legumes e frutos mais baratos? Toda feira tem um dia, ou pelo menos um momento do dia, em que os preços estão mais baixos. E não precisa ficar com medo da xepa: os produtos à disposição nesse momento podem não ser os mais bonitos, mas são tão nutritivos, saudáveis e gostosos como os da primeira hora do dia.

5. Descubra os legumes:

Em tempos de crise, nem sempre é possível ter alguma carne como acompanhamento. E isso pode ser uma bela oportunidade para (re)descobrir os legumes: abobrinha e berinjela, por exemplo, ficam ótimos quando refogados ou assados.

Para finalizar, outra dica importante sobre conservação dos alimentos: evite congelá-los mais de uma vez para evitar perda de nutrientes. Se tiver que congelar novamente, a dica é preparar o alimento e congelar a sobra. E não esqueça alimentos dentro do freezer! Uma vez congelados, o recomendado é consumi-los em até três meses ;)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.