“O ticket-médio nada mais é que uma média de vendas de determinada empresa em um determinado período. O índice consegue avaliar com precisão o consumo dos clientes e, quando comparado com o de outras épocas, consegue revelar os períodos de pico e queda de compras”, diz Reinaldo Nogueira, consultor de inovação e dados da HSM.
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Resumidamente, com este número é possível compreender o perfil de compra dos seus clientes. E assim, planejar uma série de ações que podem ajudar você a vender mais.
Parece complicado? Muita calma nessa hora! O Blog da Alelo preparou este conteúdo pra você aprender como calcular o ticket médio do seu estabelecimento, e utilizar esta informação para gerar mais negócios. Vamos lá?
Como calcular o ticket-médio?
Para calcular o ticket-médio a fórmula é simples. Se você quer saber qual foi o ticket médio de abril, por exemplo, divida o valor do faturamento do período analisado pela quantidade de vendas/ transações. O resultado mostrará o ticket-médio do mês.
Exemplo: Um restaurante que abre de segunda a sexta-feira e registrou um total de 1.000 transações ao longo do mês, com faturamento total de R$30.000,00, teve como ticket médio:
R$30.000,00/ 1.000 = R$30,00
Você pode aplicar o cálculo usando períodos diferentes, categorias de produtos específicas, como por exemplo ticket-médio do delivery e ticket-médio da venda presencial, e muito mais.
O mesmo restaurante fictício do exemplo pode apresentar ticket-médio com valores diferentes ao longo da semana. Por exemplo:
- segunda-feira: faturamento 800,00, quantidade de transações: 20 | ticket-médio: R$40,00
- terça-feira: faturamento 850,00, vendas: 22 | ticket-médio: R$ 38,63
- quarta-feira: faturamento 1000,00, vendas: 35 | ticket-médio: R$28,57
- quinta-feira: faturamento 900,00, vendas: 40 | ticket-médio: R$22,50
- sexta-feira: faturamento 1500,00, vendas: 30 | ticket-médio: R$50,00
E por que é importante ter visões diferentes do ticket-médio?
No exemplo acima, percebe-se que apesar da quinta-feira ter um movimento maior (40 transações registradas), o ticket-médio está muito abaixo dos demais dias da semana. É preciso analisar os pratos servidos neste dia e estudar formas para aumentar o valor médio gasto, a exemplo do cardápio da sexta, que apresenta um ticket-médio maior.
Como fazer para aumentar o ticket-médio?
Com os dados sobre o ticket-médio em mãos, há como avaliar a necessidade de reforçar promoções, reavaliar o menu ou até mesmo investigar a necessidade da expansão da área de entrega por delivery.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com cerca de 2 mil estabelecimentos, mostrou que o ticket-médio de refeições fora de casa é de R$ 36,73 e no delivery, com as taxas, sobe para R$ 54,40.
“Essa diferença de ticket-médio indica bem a importância atual do delivery e uma mudança estratégica, onde o ambiente digital tem ganhado força”
explica Simone Galante, responsável pela pesquisa.
O ticket-médio também pode ser usado para descobrir detalhes importantes quando olhado ainda mais de perto. Por exemplo, é possível investigar a média de gastos por período – manhã, tarde, noite – e avaliar o horário de funcionamento mais rentável para o estabelecimento.
Este dado também pode estar interligado à eficiência da equipe que vende mais, e pode ajudar a sinalizar a necessidade de treinamentos.
Como o ticket-médio pode ajudar seu estabelecimento?
No final do dia, o que todo empreendedor quer é vender mais! Pois saiba que, a partir do cálculo do gasto médio, é possível ter informações importantes que podem ajudar a alavancar as vendas. Saiba como:
- Conheça seus clientes: é possível entender as necessidades e desejos do consumidor, os produtos mais aceitos, perfil de compra e muito mais. Informações que podem te ajudar a repaginar o cardápio, mudar o horário de funcionamento, adaptar o sistema de atendimento e entrega, e muito mais;
- Crie promoções: com base nas informações de compras, é possível definir estratégias de promoções para atrair clientes ou ajudar a aumentar o ticket-médio;
- Engaje a equipe de vendas: ao mapear os gastos médios é possível cruzar as informações e analisar o desempenho dos funcionários para buscar estratégias de melhoria do atendimento.
Como a Alelo pode ajudar?
Hélio Barone, diretor financeiro da Alelo, afirma que o foco é oferecer produtos e serviços que apoiem o estabelecimento comercial na gestão do dia a dia, e também seu crescimento para o futuro.
“Nosso principal objetivo é geração de fluxo de clientes para os estabelecimentos”, diz. Por isso, conhecer indicadores, como o ticket-médio, é fundamental.
Pensando nisso, a Alelo oferece dois produtos que podem te ajudar: o Painel Meu Negócio e o Mais Clientes.
No Painel Meu Negócio, os clientes têm acesso a uma visão completa do próprio estabelecimento, incluindo:
- faturamento;
- ticket-médio;
- quantidade de transações;
- frequência média de usuários;
- e recorrência.
Apresentados em gráficos com resultados mês a mês, os dados permitem a comparação com outros estabelecimentos da mesma região e a definição de estratégias de atuação.
Já o Mais Clientes ajuda a criar e definir os detalhes de ações promocionais, como ações de Cashback.
A tecnologia da Alelo também mapeia os clientes que mais combinam com o seu estabelecimento, considerando: preferências, gasto médio e hábitos de consumo. Os dados são enviados ao estabelecimento comercial, que pode usar a informação para tomar decisões de negócios.
A ideia é que você seja protagonista das decisões e consiga tomá-las de forma consciente a partir das informações disponíveis.
Gostou? Se você já é parceiro Alelo, acesse o Painel Meu Negócio e calcule seu ticket-médio agora mesmo. 🙂