Empreendedorismo

Live da Alelo: como aumentar as vendas usando dados de inteligência de mercado

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Os últimos dois anos foram marcados por desafios comuns para os estabelecimentos comerciais. As restrições causadas pela pandemia acertaram em cheio os negócios e colocaram na pauta a necessidade de se digitalizar para seguir em frente.

De olho neste contexto, realizamos o primeiro bate papo online com estabelecimentos comerciais, com o objetivo de ajudá-los a se aproximar ainda mais de seus clientes.

O conteúdo transmitido pelo YouTube trouxe uma imersão no mundo dos dados e abordou como a informação pode apoiá-los na gestão e crescimento do negócio. A live contou com as participações dos diretores da Alelo, Márcio Alencar e Hélio Barone, além do convidado especial Reinaldo Nogueira, consultor de inovação e dados da HSM.

Vem saber tudo o que rolou nesta live!

Como os dados podem ajudar o seu negócio

Durante o papo, Reinaldo falou sobre como os dados podem alavancar os resultados de um comércio a partir do entendimento dos hábitos e comportamentos da clientela.

“Mapear as atividades de compra e venda de um estabelecimento certamente apoiará o varejo a compreender como comprar melhor para vender melhor seus produtos e serviços. Várias possibilidades podem ocorrer a partir do mapeamento, pois além do processo de compra, também haverá a compreensão do que comprar, quando comprar, quantidade, público-alvo e a sazonalidade possível em alguns produtos e serviços”, disse Reinaldo Nogueira.

O consultor também aproveitou para falar sobre a acessibilidade do uso de dados. “Qualquer estabelecimento, independente do porte, pode fazer parte desta iniciativa. Basta começar por onde a sensibilidade humana identifica oportunidade”, afirmou.

Reinaldo destacou que as ferramentas podem ser as mais variadas, porém o que se recomenda é começar por algo muito fácil. “Uma lista básica do que se busca medir através de uma planilha em Excel, faz todo sentido. Evoluir posteriormente para um aplicativo em seu celular poderá ser um segundo passo. Contratar uma tecnologia de câmeras inteligentes que medem o fluxo físico em seu estabelecimento, pode ser outra saída. Tudo isto dependerá da disciplina que o varejista apresentar”, disse.

Transformação digital nos estabelecimentos comerciais

Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital, Marketing e Negócios da Alelo, afirmou que o uso de dados foi escolhido para ser tema do primeiro bate papo por ser uma necessidade iminente dos estabelecimentos comerciais. Segundo ele, todas as tendências mercadológicas passam pela digitalização do negócio e a Alelo quer ser parceira dos comércios nessa transformação digital.

“Logo a tecnologia mudará radicalmente a relação de um comércio com seus clientes. Um exemplo claro que vivemos durante a pandemia foi a multicanalidade nas vendas. De restaurantes a supermercados todos precisaram se adaptar a essa mudança de hábito do consumidor de comprar na loja, por delivery ou retirada no local. Então os gestores de estabelecimentos comerciais vão precisar buscar parceiros nessa jornada inevitável da digitalização”, afirmou.

Durante a conversa, o executivo também falou do empenho da Alelo para ajudar os estabelecimentos comerciais nessa jornada. “Temos trabalhado fortemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tanto para os RHs que contratam a Alelo como fornecedor de produtos de benefícios, como para os nossos consumidores usuários desses cartões, além dos estabelecimentos comerciais”, disse.

Uma prévia disso são os dois produtos que a empresa já oferece para auxiliar seus clientes a usarem os dados na tomada de decisão: o Painel Meu Negócio e o Mais Clientes.

Ferramentas para ajudar no uso de dados

No Painel Meu Negócio a ideia é reunir todos os dados mais relevantes em um único painel, uma tela com várias informações como:

  • dados de vendas;
  • melhor dia da semana;
  • pico de transações;
  • visão do potencial de vendas.

Aproveite e experimente gratuitamente por três meses.

O Mais Clientes por sua vez, ajuda o comércio a criar e definir os detalhes de ações promocionais como cashback, escolhendo o valor que será devolvido ao consumidor no cartão Alelo Refeição, período e horário de ativação.

“Este produto ajuda no poder de ação do estabelecimento em relação às oportunidades de conquistar novos consumidores e fidelizar clientes atuais”, explicou Márcio. “Ambos os produtos estão disponíveis digitalmente pelo portal Meu Estabelecimento, completou.

Para assistir ao bate papo e acompanhar as dicas sobre como usar dados para alavancar os negócios do seu estabelecimento comercial, é só acessar a página do evento aqui.

Lá você também poderá baixar um e-book cheio de informações valiosas para o seu negócio. Corre lá!

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