Já imaginou correr uma maratona ou, ainda, entrar em um campo de futebol para disputar uma partida profissional sem treinar antes? Dificilmente alguém se sujeitaria, não? É assim que Marcus Salusse, professor do centro de empreendedorismo e novos negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), compara o profissional que pretende empreender sem se capacitar.

“É a mesma lógica que deve ser transportada para o empreendedorismo. As pessoas podem até achar que vão ser bons empreendedores sem treinamento, mas não. Voltando à metáfora da maratona, diria que dá até para correr uma parte da corrida, mas não será possível chegar ao final”, afirma Salusse.
Para o especialista, um bom empreendedor precisa mais que conhecimento técnico. “Não é verdade que um bom confeiteiro ou um bom advogado, por exemplo, serão bons empreendedores.”
Em cenários de grande competitividade, cursos, seminários e workshops são um diferencial. “Empreendedores que têm um conhecimento maior sobre o que fazem, tendem a conquistar melhores resultados, porque conseguem ter uma visão do todo, garantindo uma boa gestão financeira, do fluxo de caixa, de marketing e de todos os outros aspectos relacionados ao negócio”, explica o professor. Ele reforça ainda que estudos apontam que houve uma melhora na formação dos empreendedores nos últimos anos. “Aquela ideia de empreender na raça como foi com os nossos pais ou avós, não é a mesma hoje em dia.”

Plataforma online oferece cursos para donos de restaurantes

O gastrônomo Alison Alves Figueiredo apostou nessa necessidade do mercado e criou há 13 anos uma plataforma de treinamentos online para quem quer empreender no ramo de restaurantes, a GR (Gestão de Restaurantes). A plataforma é parceira do programa Alelo Mais Valor que tem foco em agregar valor para os estabelecimentos credenciados a rede de aceitação Alelo.

São aulas 100% a distância oferecidas por meio de vídeos, ebooks e uso de planilhas que abordam toda a operação para montar e gerir um restaurante. Há cursos que vão desde a parte administrativa, como controle de estoque, técnicas de venda, até aulas direcionadas à elaboração do cardápio e como armazenar corretamente os alimentos. É possível adquiri-los de forma avulsa ou optar pelo pacote que dá acesso a toda plataforma.
A empresa atende principalmente donos de restaurantes em busca de aprimoramento e qualificação, segundo Figueiredo. Para o diretor, a qualificação pode ajudar a diminuir o encerramento de empresas precocemente.
“O que mais detectamos nos restaurantes que fecham com pouco tempo de abertura é que o empreendedor não se planeja, não identifica qual o investimento necessário, quanto vai gastar, não calcula sobra de dinheiro. Acredita que no começo o negócio vai ‘bombar’, mas a empresa precisa de pelo menos seis meses para começar a amadurecer”, explica Figueiredo, lembrando que na plataforma há cursos que explicam o passo a passo para início da empresa e maiores erros.

Marcus Salusse, da FGV, reforça que há um alto número de negócios que morrem simplesmente pelo fato de o empreendedor perceber depois de um tempo que a rentabilidade é baixa. “Ele fecha para não ter de pagar para trabalhar. O pequeno negócio que compete por preço, vai à falência. Porque o preço pressupõe trabalhar com grandes quantidades, se eu sou pequeno e sirvo poucas pessoas, concorrer com preço é praticamente assinar a sentença de morte.” Em horas como essa, uma boa formação pode ajudar a tomar as decisões corretas e não deixar ‘o barco afundar’.

Confira uma lista de seis cursos gratuitos online indicados para empreendedores:

Como aumentar e gerenciar suas vendas
Curso oferecido em quatro horas em vídeo que ajuda o empreendedor a estruturar sua estratégia de venda e definir canais de distribuição.
Fonte: Endeavor

Conceitos e fundamentos do marketing
Curso de cinco horas que apresenta os fundamentos do marketing digital, permite uma análise de conceitos e estuda diferentes ferramentas online.
Fonte: FGV Online

Finanças básicas para empreendedores
Em quatro horas de aulas em vídeo, são trazidos conceitos de finanças e contabilidade para desenvolver um planejamento para seu negócio.
Fonte: Endeavor

Motivação nas organizações
São cinco horas de curso que prevê, analisa e discute desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa.
Fonte: FGV Online

Planejamento estratégico para empreendedores
Curso de três horas que ensina a definir estratégias para o negócio expandir e como garantir que elas sejam executadas.
Fonte: Sebrae

Receita de sucesso – equipe e atendimento
Em três horas de curso, o empreendedor recebe informações essenciais para recrutar e contratar colaboradores, treinar, avaliar e gerir a equipe visando ao bom atendimento e à fidelização dos clientes.
Fonte: Sebrae

Gostou de nossas sugestões de cursos? Temos mais dicas de cursos para quem quer começar um negócio. Leia mais aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.