Você sabe quais são as suas principais habilidades no trabalho? E as competências que você precisa melhorar? Essas e outras questões podem ser respondidas com facilidade através do processo de autoconhecimento. 

Como a própria palavra diz, autoconhecimento é o conhecimento que a pessoa tem sobre si mesma. Além de descobrir forças e fraquezas, esse processo permite que a pessoa tome decisões com mais segurança, melhora a autoestima e colabora com a melhor definição de objetivos. 

O desenvolvimento do autoconhecimento é fundamental tanto para quem está iniciando no mercado de trabalho, quanto para aqueles mais experientes que desejam mudanças na carreira. 

Quer saber por onde começar para se conhecer melhor? Então continue a leitura a seguir. 

Qual a diferença entre autoconhecimento pessoal e profissional? 

O autoconhecimento pode ser dividido em dois segmentos: pessoal e profissional. Em geral, as diferenças entre os dois são sutis, já que ambos estão relacionados a uma análise para conhecer os aspectos positivos e negativos que compõem a sua personalidade. 

O autoconhecimento pessoal tem maior relação com o seu crescimento enquanto indivíduo, com o objetivo de ter mais autonomia sobre as próprias escolhas e melhorar a qualidade de vida. 

Ele permite que a pessoa tenha mais consciência sobre suas metas, além de potencializar a coragem e proporcionar mais resiliência para enfrentar mudanças e imprevistos. 

Já o autoconhecimento profissional faz com que a pessoa perceba tudo que a torna apta para alcançar o sucesso e as habilidades que precisam ser aprimoradas. Por isso, esse processo é decisivo para a busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Leia mais aqui para saber o que são as power skills, consideradas fundamentais para as empresas. 

Os benefícios do autoconhecimento profissional 

Você já teve alguma vez dificuldade de se expressar no ambiente do trabalho por timidez ou insegurança sobre o que iria dizer? Pois saiba que a confiança em você mesmo é um dos principais benefícios do autoconhecimento. 

Com isso, você passa a acreditar e valorizar ainda mais as suas próprias competências. Mas o autoconhecimento não se trata apenas de identificar os pontos fortes. É preciso perceber a razão das suas inseguranças e o que está ameaçando o seu desenvolvimento. 

Reconhecer que é necessário evoluir é o primeiro passo para buscar novas capacitações. Podemos, então, dizer que o autoconhecimento é o motor para que você alcance suas próprias metas no âmbito profissional. 

Esse processo deve ser exercitado de forma constante para que o seu nível de desempenho siga cada vez mais elevado. 

Os benefícios do autoconhecimento profissional

Como desenvolver o autoconhecimento 

Agora que você já sabe o quanto o autoconhecimento é importante, que tal colocar em prática o desenvolvimento dessa habilidade? Confira algumas dicas para ajudar a alavancar a sua carreira. 

Se questione 

A ideia do autoconhecimento é fazer uma reflexão interna sobre a sua própria vida. O questionamento é a ferramenta perfeita para isso, pois nos tira da rotina e permite enxergar coisas que antes não eram percebidas. 

Comece fazendo as seguintes perguntas para si mesmo: 

  • O que é sucesso para mim?
  • O que me faz feliz? 
  • Qual a imagem que eu transmito para as pessoas? 
  • Como eu lido com obstáculos e como eu gostaria de lidar? 
  • Quais são os meus pontos fortes? 
  • O que eu posso melhorar em mim mesmo? 

Após fazer essas perguntas, você irá perceber pelas respostas quais escolhas fazem sentido para você e quais traços da sua personalidade devem ser alterados. 

Aprenda a dizer não 

Você certamente já aceitou uma tarefa ou alguma situação desconfortável com medo de que as pessoas não gostassem de você ou ficassem chateadas. No entanto, não deixe que essa vontade de ser aceito passe por cima de quem você é. 

Parte do processo de desenvolvimento pessoal é saber impor limites e não ter medo de dizer não para situações que contrariem os seus valores. 

Com isso, além de refletir sobre o seu propósito e ideais, você terá segurança para tomar decisões que trarão melhorias para o seu bem-estar. 

Identifique seus pontos fortes e fracos 

A sua personalidade é composta por pontos positivos e negativos. Embora seja difícil reconhecer nossas próprias falhas, não deixe que o orgulho se sobreponha e enfrente as suas limitações. 

Entenda que todos temos defeitos, portanto faça uma análise sincera de si mesmo. Se for necessário, peça a opinião de outra pessoa, mas não deixe que isso se torne mais importante que a sua própria percepção. 

Superar limites é parte essencial para se alcançar o sucesso e você só está preparado para romper essas barreiras quando reconhecer que elas existem. 

Faça planos e defina metas 

Reserve um momento para pensar sobre os seus objetivos profissionais. Com eles em mente, você pode traçar planos e entender quais são os caminhos possíveis a serem seguidos. 

Tenha em mente metas realistas, pois objetivos grandiosos e sem nenhum planejamento tendem a causar frustração. Pergunte a si mesmo quais são os seus sonhos e ficará mais fácil saber aonde ir. 

E aí, você já está preparado para se autoconhecer? Conte pra gente! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.