Chegou o tão aguardado momento de vestir a camisa, reunir a família e os amigos e viajar o mundo sem sair de casa! E para entrar no clima, o Blog da Alelo te convida para uma viagem gastronômica especial; a Copa dos Sabores.

Traremos dicas de estabelecimentos parceiros da Alelo, além de receitas temáticas para você conhecer um pouquinho da gastronomia dos países.

Sem mais delongas, nossos primeiros adversários chegaram com o pé direito na Copa.

A Inglaterra brilhou nas eliminatórias da Europa, se classificando com campanha invicta de oito vitórias e dois empates no Grupo I. O Irã também fez bonito, e garantiu a vaga no Catar com três rodadas de antecedência, sendo a primeira seleção da Ásia, confirmada.

Contudo, com uma taça no currículo, a seleção inglesa confirmou o favoritismo com um 6 x 2. Mas em matéria de comida…a briga é boa. E aí? Fish ‘n chips ou Kebab?

Bora conhecer esse mundão cheio de sabores?

Fish ‘n Chips: o petisco favorito dos ingleses

Batatas fritas rústicas, peixe de agua salgada empanado e purê de ervilhas. Esta é a escalação que vai defender o título pela Inglaterra.

De acordo com John K. Walton, especialista em história do turismo inglês, a partir da metade do século XIX o prato se tornou fonte de alimentação rápida e barata entre a classe operária inglesa.

O que era uma “comidinha de rua”, servida embrulhada em papel absorvente e jornal, virou um petisco super popular entre os britânicos, e hoje faz parte do cardápio de restaurantes de todo país.

Fish and Chips O'Malley's

Se você está em São Paulo, separe o Alelo Refeição e conheça o OMalley’s. Com um cardápio cheio de comidas típicas e, claro, transmissão dos jogos!

Endereço: Alameda itu, 1529 – Jardim Paulista, São Paulo – @omalleysbar

Mas se você vai receber a torcida em casa, pegue a listinha de compras abaixo e corre com seu Alelo Alimentação pro mercado mais próximo.

Ingredientes

  • 300 g de peixe branco em tiras (tilápia, pescada ou o que for mais fresquinho onde você morar)
  • óleo para fritar
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cerveja pilsen
  • 1 gema
  • 1 clara em neve
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal e pimenta do reino moída na hora

Para batata frita:

  • 1 batata asterix grande cortada em palitos grossos
  • sal
  • óleo para fritar

Modo de preparo

Misture a farinha com o fermento. Junte a cerveja e a gema, misture bem. Adicione a clara em neve e misture com cuidado até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino. Mergulhe o peixe na massa e frite em óleo quente.

Quanto às batatas, basta fritá-las em óleo quente e temperar com sal. Se você preferir, vale usar a fritadeira elétrica ou mesmo o forno. 😉

Sirva com fatias de limão.

Kebab: o assado

Se no almoço você deixou o arroz “pegar no fundo”, não se preocupe. Diga que foi de propósito e que se trata do tahdig, um método de preparo muito utilizado no Irã.

O arroz fritinho no fundo é tão disputado, que é reservado aos convidados de honra!

Mas como o dia pede comidinhas fáceis para acompanhar os jogos sem tirar o olho da tela, o prato escalado para a disputa culinária é o chelo kabab, ou Kebab para os mais chegados. Um dos pratos mais tradicionais da culinária persa.

A carne assada é servida em um espeto, acompanhada de arroz aromático, tomates grelhados e batata frita. Variações desse prato são bem comuns, especialmente com carnes de cordeiro, e claro, o kebab versão sanduba. Já sabe né? Pega o Alelo e bora preparar:

Ingredientes:

  • 250 gramas de carne moída (pode ser cordeiro, bovina, vitela, ou a de sua preferência)
  • 4 cenouras médias
  • Farinha de grão-de-bico: tanto quanto necessário
  • 1 cebola pequena
  • Água: ¼ de xic
  • Sal, açafrão: tanto quanto necessário
  • Óleo de gergelim: tanto quanto necessário (ele costuma ser caro, então você pode substituir pelo tipo de óleo que preferir)

Modo de preparo

Tempere a carne com sal, açafrão e cebola ralada. Adicione as cenouras e a farinha de grão de bico, misturando até que fique firme e você possa moldar. Utilize um espeto se for assar na grelha, ou em bolinhos para fritar.

Como acompanhamentos, vale incluir tomates grelhados, batata frita, ou ainda servir no pão folha com hommus, molhinho de hortelã e vegetais frescos.

Apesar de não ser um restaurante iraniano, o Pitico, localizado em Pinheiros, São Paulo, serve pratos com influências libanesas e árabes. Por isso, estão presentes no cardápio os kebabs de falafel e kafta, além do Pita Kebab.

O espaço foi construído com containers em um antigo estacionamento, que virou uma praça ao céu aberto, cheia de espreguiçadeiras e uma atmosfera super convidativa pra juntar a torcida. 🙂

Agora é só preparar o rango e torcer. E aí? Inglaterra ou Irã, Fish n’ Chips ou Kebab? Vote nas nossas redes sociais!

E acompanhe nossa lista de indicações pra você Alelar geral:

  1. Pizzarias pra italiano nenhum botar defeito;
  2. Docerias pra matar a vontade de comer chocolate;
  3. Comidas quentinhas para os dias frios;
  4. Roteiro gastronômico em SP;
  5. Comidinhas pra minerim nenhum botar defeito;
  6. Petiscos no Rio de Janeiro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.