AlimentaçãoBem-Estar

Intolerância à lactose: o que é e qual a importância para a saúde?

0

Certamente, você já ouviu alguém mencionar que não pode consumir lactose, seja por intolerância ou pela escolha de excluir esse componente da alimentação.

Muitos dizem que a lactose faz mal para a saúde, enquanto outros defendem que não podemos deixar de consumir estes alimentos por conta de seu valor nutricional.

Mas afinal, o que fazer diante dessa questão? O blog da Alelo explica o que é a intolerância a lactose e a importância deste alimento para a nossa saúde. Bora lá? 

O que é lactose? 

A primeira coisa que precisamos saber é que a lactose é um carboidrato característico do leite de mamíferos, como o ser humano e a vaca, por exemplo, e produtos derivados, como queijos e iogurtes.

Este nutriente é digerido em nosso corpo no intestino com a ajuda de uma enzima chamada lactase, que é produzida desde quando estamos na barriga de nossas mães, como forma de já nos deixar preparados para receber o leite materno.

No entanto, em alguns casos, com o passar do tempo, a atividade dessa enzima pode reduzir e não ser mais suficiente para digerir este carboidrato, caracterizando a chamada “intolerância à lactose”.

É interessante destacar que apenas 50% da atividade da lactase já é suficiente para digerir este carboidrato sem que haja sintomas indesejáveis, o que significa que mesmo que haja essa perda parcial de função da enzima, nosso corpo é capaz de metabolizar a lactose.

Mas é preciso ficar atento, já que essas alterações variam de indivíduo para indivíduo e, por isso, os sintomas podem aparecer em diversas fases da vida e em diferentes gravidades.

Quais são os principais sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas típicos de pessoas que tem intolerância a lactose incluem:

  • Diarreia;
  • Cólica;
  • Náusea;
  • Dores e desconfortos. 

Os sintomas, geralmente, ocorrem de trinta minutos a duas horas após a ingestão de produtos lácteos e, são frequentemente aliviados quando a ingestão destes alimentos é reduzida de forma importante e/ou completamente evitada.

Para quem enfrenta a intolerância à lactose, preferir alimentos que contenham menor quantidade de lactose – como é o caso dos iogurtes e queijos -, pode ser uma ótima estratégia em diversas situações, visto que eles costumam ser mais bem tolerados.

Porém, se este não é o seu caso, não é necessário excluir a lactose da sua alimentação. Muitas pessoas evitam alimentos lácteos por receio de prejudicar a saúde, mas isso não é verdade!

Não tenha medo da intolerância a lactose! 

A lactose deve ser evitada apenas por aqueles com alteração na atividade da enzima lactase. Para quem não tem essa restrição, os alimentos que contêm esse carboidrato são bem-vindos em uma alimentação saudável.

Inclusive, leite e derivados, além de ótimas fontes de proteínas, também contribuem de forma importante para o aporte de cálcio ao longo do dia, sendo que sua ingestão inadequada pode ser prejudicial principalmente à saúde dos ossos. 

Por isso, tenha sempre o acompanhamento de um profissional da saúde, para que ele possa avaliar sua situação específica e ajudar nas melhores escolhas e evitar deficiências nutricionais.

Agora, se você tem intolerância à lactose, fique tranquilo!

Já existem diversos produtos no mercado destinados a pessoas como você e que garantem uma boa quantidade de cálcio e proteínas em sua alimentação. Além disso, a suplementação, desde que bem orientada, pode ser uma estratégia em alguns casos.

Lembre-se: ter intolerância à lactose não significa não ter um estilo de vida saudável. Por isso, aposte em uma alimentação variada e na prática regular de atividade física!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.