Além de todos os benefícios para a saúde que já falamos por aqui, a prática de exercícios físicos também faz bem para a autoestima. De acordo com uma pesquisa inglesa, correr uma maratona, por exemplo, pode fazer muito mais pelo ser humano do que apenas melhorar sua saúde física. Correr é benéfico também para fortalecer a saúde emocional.

Segundo a pesquisa, durante uma prova de maratona, o indivíduo precisa se impor e usar toda a sua força para transpor barreiras. Esse processo de luta interior ajuda a fortalecer o caráter e desenvolver a personalidade. Essa experiência favorece o corpo e a mente. Mas não precisa sair correndo uma maratona logo de cara!

Impacto na autoestima

Nosso embaixador, Marcio Atalla, afirma que começar a praticar algum exercício físico já melhora a autoestima.  “Se a pessoa opta por atividades físicas programadas como ir à academia, correr no parque ou jogar bola deve praticar pelo menos 30 minutos por dia, que é a recomendação da OMS”, indica o preparador físico.

Mas como um exercício pode melhorar a autoestima? Atalla explica que trata-se de um efeito dominó.

“Ao fazer exercícios físicos, a saúde melhora e os benefícios se expandem para o restante do corpo”, diz.

Quando praticamos alguma atividade, nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem a sensação de bem-estar, além da motivação, alegria e disposição.

Além disso, o exercício físico promove a perda de peso e diminui a ansiedade e falta de segurança, principais vilões da baixa autoestima.  Com isso, as pessoas acabam fazendo as pazes com seu corpo e ficando mais felizes, motivando-se ainda mais para continuar praticando exercícios!

Que tal dar uma pesquisada nas diversas modalidades e tentar encontrar algo que seja interessante, buscando assim ficar bem consigo mesmo e com seu corpo? Como você viu, isso só vai trazer benefícios, tanto par ao corpo como para a mente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.