Mais do que chefiar uma equipe de trabalho, o verdadeiro líder precisa inspirar e incentivar os colaboradores. Para isso, você pode contar com a liderança transformacional.
Complicou?
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse modelo de liderança, preparamos um conteúdo exclusivo. Ficou curioso sobre o assunto? Então vem com a gente nessa!
Incentivar, inspirar e motivar são os ideais que permeiam a liderança transformacional. O objetivo nessa metodologia, é criar um cenário que faça a empresa crescer por meio de colaboradores capacitados para tomarem decisões importantes dentro de suas funções.
O conceito da liderança transformacional surgiu com o livro “Rebel Leadership: Commitment and Charisma in Revolutionary Process”, de 1973, do sociólogo James V. Downtown, e passou por transformações nos anos seguintes.
São fundamentais para a expansão do conceito as ideias do especialista em liderança James MacGregor Burns, com seu livro “Leadership”, de 1978, e do psicólogo Bernard Bass com o livro “Leadership and Performance Beyond Expectations”, de 1985.
O líder é o fator “transformacional” nesse método, pois o sucesso dessa liderança tem como base a influência do líder. Ele é o agente responsável por estimular o time com práticas e atitudes motivacionais.
As principais características são:
A liderança transformacional é composta por quatro pilares que vamos apresentar abaixo. É importante salientar que são qualidades que o líder transformacional precisa apresentar no dia a dia de seu trabalho. São os seguintes:
Para ser um líder transformacional, siga os seguintes passos:
Como explicamos, a liderança transformacional busca a inspiração da equipe de trabalho. Para isso, é usada a motivação e o incentivo para estimular os colaboradores a participarem das decisões.
Já na liderança transacional, espera-se do líder um papel mais de chefe “à moda antiga”. O foco são as metas e o cumprimento dos objetivos, sem a preocupação com a opinião da equipe de trabalho. Esse é um tipo de prática mais utilizada em empresas formais, em que não há um relacionamento aberto entre comandante e comandados.
A liderança de qualidade demanda tempo para se dedicar às pessoas. E para ter tempo, é importante automatizar tarefas operacionais para que você possa focar naquilo que mais te trará resultados: uma equipe motivada e produtiva.
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